Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
01
Defesa (col.)
01
Caixa nº 1
02
Caixa nº 2
03
Caixa nº 3
01
Ofício (cópia) do visconde de Balsemão a José António da Rosa, sobre a demarcação de terras fronteiriças pertencentes a Moura.
02
Carta de lei (cópia) sobre a criação de um sistema mais amplo de Polícia Marítima para os portos do continente e conquistas.
03
Memória (cópia) sobre as praças de Ouguela e Campo Maior. Reflexões sobre o terreno do centro da província do Alentejo, feitas em jornada de retirada para Lisboa em Março de 1804, pelo brigadeiro José Maria das Neves Costa.
04
"Relação dos documentos relativos à defesa da contenda de Moura e Arronches que por aviso na data de hoje se mandam remeter da Torre do Tombo a esta Secretaria de Estado [dos Negócios da Guerra]", assinado por António Joaquim de Morais.
05
Ofício (cópia) de Francisco de Fersen a José António da Rosa, sobre a delimitação das terras de Arronches e Moura, na província do Alentejo.
06
"Instruções particulares para o vice-almirante, comandante do porto de Lisboa, António Januário do Vale, em aditamento às instruções gerais dadas no Regimento do porto de 16 de Fevereiro de 1805, carta régia da mesma data e decreto de 16 de Agosto de 1803".
07
Memória do brigadeiro José António da Rosa sobre as fortalezas e baterias situadas na costa portuguesa.
08
Memória com apontamentos geográficos sobre as principais cidades das províncias portuguesas do Minho, Trás-os-Montes, Beira, Estremadura, Alentejo e Algarve, pelo Barão de Wiederhold.
09
Plano de defesa de Portugal, achado e copiado por Simão José da Luz Soriano, do documento original escrito pelo general Gomes Freire de Andrade, onde se descrevem os vários exércitos das províncias da Estremadura, Alentejo, Beira, Minho, Trás-os-Montes e Algarve.
10
"Memórias concernentes à defesa do porto de Lisboa e praça de Peniche oferecidas ao Ilº. e Exº. senhor Junot, governador de Paris, primeiro ajudante de campo de Sua Majestade o Imperador e Rei, general em chefe do Exército da Gironda, grã-cruz da Ordem de Cristo, por Fortunato José Barreiros, cavaleiro professo na Ordem Militar de S. Bento de Aviz, major agregado ao Regimento de Artilharia 3".
11
Relatório (cópia) elaborado pelo coronel de engenharia Vincent, do Exército de Observação da Gironda, sobre Campo de Ourique.
12
Ofício do visconde de Anadia para António de Araújo Azevedo a enviar o parecer dos membros do Conselho do Almirantado sobre o projecto do decreto para se estabelecerem baterias volantes nas costas dos domínios portugueses e ainda dois cadernos do Regimento de Sinais para os comandantes das embarcações que se destinarem ao cruzeiro das mesmas costas.
13
Memória com a descrição pormenorizada do itinerário entre Ledesma a São Felices, Espanha.
14
Relatório de um reconhecimento militar dos itinerários de Lisboa a Mafra, Torres Vedras, Ericeira e Peniche, com descrição da praça e vila de Peniche.
15
Ofício do conde de Sampaio, secretário da Regência do Reino, dirigido ao coronel do Corpo de Engenheiros, Carlos Frederico Bernardo de Caula, para fazer uma carta topográfica do terreno compreendido entre o cabo da Roca e Peniche, como serviço do Arquivo Militar.
16
Memória da descrição do terreno da costa entre o cabo da Roca e a vila da Ericeira, com observações sobre a defesa contra um ataque marítimo, pelo coronel Carlos Frederico de Caula e major Neves Costa do Real Corpo de Engenheiros.
17
"Rapport sur la déffense d'une partie de l'Estremadure située sur la rive gauche du Tage", dirigido ao general Thribault.
18
Memória sobre a defesa da margem esquerda do rio Tejo, pelo coronel de Engenharia Vincent.
19
Memória sobre as baterias do porto de Lisboa onde se faz referência às baterias localizadas na Trafaria, Torre Velha e Torre de Belém.
20
Memória do reconhecimento de uma parte de terreno em Lisboa, entre o Tejo e o mar, com considerações sobre os ataques de terra a recear pela cidade, atribuída ao coronel Vincent do Corpo Imperial de Engenharia do Exército de Portugal.
21
"Mémoire militaire sur le Portugal", autoria atribuída ao coronel Vincent.
22
Memória militar sobre Portugal, seguida de uma carta do coronel Vincent endereçada ao ministro da Guerra.
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 3
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 3
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/01/03
Título
Caixa nº 3