Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
01
Defesa (col.)
01
Caixa nº 1
02
Caixa nº 2
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
01
"Memória sobre o reconhecimento do terreno entre a Serra da Estrela e o Mondego, desde Góis até Maceira e Seia e de lá até ao rio Alva para procurar uma posição capaz de impedir a entrada ao inimigo" (cópia), pelo barão de Wiederhold.
02
Relatório respeitante ao "Reconhecimento sobre a estrada de Trujillo para Mérida", em Espanha.
03
Ofício do sargento-mor engenheiro Francisco António Raposo, para José de Morais Antas Machado, a fim de ser apresentado ao marechal Beresford, sobre a defesa exterior da cidade de Lisboa, incluindo a vila de Setúbal.
04
Correspondência do tenente-general António José de Miranda Henriques, comandante-em-chefe do Exército entre o Tejo e o Mondego, para o brigadeiro barão de Wiederhold, sobre o reconhecimento do terreno entre a serra da Estrela e o rio Mondego, entre a serra da Estrela e o rio Zêzere e das posições de Tomar e Alvaiázere.
05
"Plano sobre o método que parece mais vantajoso para defender a parte da província da Beira que fica ao norte de Almeida, na direcção desta praça à cidade de Pinhel, sul de Trancoso, norte de Mangualde, sul de Viseu", escrito pelo tenente de Artilharia Manuel de Jesus Monteiro e dedicado a D. Miguel Pereira Forjaz.
06
"Reconhecimento da porção da margem esquerda do Águeda, compreendida entre Martilhan e vale de Espinho, ou vau da Atalaia", por Filipe Néri Vital Gorjão.
07
Memória sobre o "Detalhe da linha de defesa por terra da cidade de Lisboa, apresentado por Lourenço Homem da Cunha e Eça, governador militar de Sacavém".
08
"Plano de defesa da cidade de Lisboa segundo o que determina o aviso do senhor general desta Província, de 31 de Dezembro de 1808, em consequência do aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra dirigido ao dito senhor general em 27 do referido mês e ano", assinado pelo marechal-de-campo D. Rodrigo de Lencastre, brigadeiro José António da Rosa, brigadeiro Francisco de Borja Garção Stockler e capitão de mar-e-guerra António Gonçalves Pereira.
09
"Ideia do plano para as fortificações de Lisboa, pela qual se construíram as que se acham presentemente existentes", pelo marechal-de-campo José de Morais Antas Machado.
10
Memória militar sobre as posições defensivas que se encontram no terreno vizinho a Lisboa, referida à carta militar do dito terreno, elaborada e escrita pelo major José Maria das Neves Costa, do Real Corpo de Engenheiros.
11
Estudo sobre o "Reconhecimento das estradas que há da cidade de Pinhel para São Felices, sem se marchar por Almeida", pelo 1º tenente Filipe Néri Vital Gorjão, do Real Corpo de Engenheiros.
12
"Índice das diversas comunicações através do rio Zêzere, desde Foz de Alge até Punhete, extraído do reconhecimento feito em 1810 pelo major Neves da Costa e capitão Moreira, da Brigada de Engenheiros do Exército de Operações".
13
"Ensaios sobre o giro que, por ordem do tenente-general António José de Miranda Henriques, fizeram os ajudantes de campo, marquês de Castelo Melhor e Manuel José Dias Cardoso, pelas linhas de posição de Talhadas, Águas Quentes e São Domingos".
14
Correspondência entre o capitão Goldfrich, engenheiro do Exército inglês, e o tenente-general José de Morais Dantas, sobre os redutos feitos para a defesa de Lisboa.
15
Relatório de exame e inspecção das estradas militares, que de Lisboa conduzem às posições de defesa que, actualmente, ocupa o Exército Português, pelo major de Engenharia José Maria das Neves Costa.
16
"Réfléxions sur la situation actuelle des armées près de Lisbonne", pelo coronel de Engenharia Vincent.
17
Relatório sobre o reconhecimento das vilas de Pereira, Fermozelhe, Vila Nova de Anços e Soure, pelo primeiro tenente Filipe Néri Vital Gorjão, do Real Corpo de Engenheiros.
18
Relatório sobre o reconhecimento dos lugares de Cogula, Vale do Seixo, Vila Garcia, Frexial e Falachos, pelo major António Cândido Cordeiro, do Quartel-Mestre General e pelo tenente Filipe Néri Vital Gorjão, do Real Corpo de Engenheiros, em conformidade com as ordens recebidas do Quartel-Mestre General.
19
Relatório respeitante a reconhecimento, observações e roteiro sobre a estrada que vem de Coimbra a Pinhel e a capacidade dos povos para alojamento de tropas, assinado por Avilez, comandante do quartel de Pinhel.
20
Relatório do reconhecimento militar sobre a linha dos postos compreendida entre os rios Tua, Tinhela, Vila Pouca até Ribeira de Pena e Chaves, por José Maria de Moura, do Quartel de Vila Real, feito por ordem de Francisco da Silveira Pinto, marechal-de-campo, encarregado do governo e defesa da província de Trás-os-Montes.
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 4
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 4
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/01/04
Título
Caixa nº 4