Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
01
Defesa (col.)
01
Caixa nº 1
02
Caixa nº 2
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
01
Relatório da inspecção sobre o estado das fortificações que se construíram nas vizinhanças de Lisboa, do tenente-coronel Caula, por ordem do comandante do Corpo de Engenheiros.
02
Memória sobre os obstáculos que impedem a navegação do rio Tejo desde Abrantes até Vila Velha, em que há 12 léguas de distância.
03
"Pequena memória para dar uma ideia dos vãos do Rio Minho e de medidas que se tinham tomado em 1809", da autoria de Maximiano José da Serra.
04
Memória para auxiliar a carta topográfica que se levantou entre o Tejo e o Sado por ordem de Sua Alteza e expedida pela Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra ao marechal-de-campo Matias José Dias Azedo, comandante do Real Corpo de Engenheiros, para nela se delinear o canal que se intenta fazer para a navegação do interior de Portugal.
05
Reconhecimento da zona do Alvito pelo marquês de Ferney.
06
Memória do "Reconhecimento da estrada, melhor e mais recta, que vai de Salamanca até à confluência do Águeda com o Douro e um ligeiro reconhecimento do terreno contíguo à mesma estrada", da autoria de João da Mata Chapuzet.
07
Ofício de Inácio Justino Chianca para Matias José Dias Azedo acerca das cartas existentes no Real Arquivo Militar, sobre terrenos compreendidos na península ao sul do Tejo.
08
Memória de reconhecimentos efectuados em Espanha, da autoria de José Lucas Cordeiro.
09
Memória das "Observações do coronel Caula sobre o projecto de uma fortificação marítima no sítio da Gafanha, para a defesa da nova barra da ria de Aveiro".
10
Memória com "Reflexão sobre a conservação das linhas de defesa que cobrem Lisboa".
11
Memória com as "Observações militares sobre as linhas de defesa ao norte de Lisboa, construídas em 1810", da autoria do major Manuel Brandão de Sousa do Real Corpo de Engenheiros, em consequência de ordens que recebia do general Azedo, Comandante Geral desse Real Corpo.
12
Ofício do marquês de Campo Maior para Miguel Pereira Forjaz a enviar um relatório sobre as obras de fortificação das linhas de defesa ao norte do Tejo.
13
Notas das ruínas existentes nos redutos das 1ª e 2ª linhas de defesa de Lisboa, localizadas respectivamente nos distritos de Sobral, Torres Vedras, Alhandra, Montachique, Mafra e Vialonga, da autoria do sargento-mor engenheiro Joaquim Norberto Xavier e Brito.
14
Ofício de Matias José Dias Azedo para D. Miguel Pereira Forjaz a enviar a carta das fortificações provisionais que se construíram a sul do Tejo, acompanhada da planta separada do castelo de Almada.
15
Memória militar com uma descrição sucinta do terreno ao norte de Lisboa, compreendido entre o Oceano e o Tejo, com observações relativas às duas linhas de defesa que cobrem a capital, da autoria do sargento-mor Joaquim Norberto Xavier de Brito.
16
Ofício de Matias José Dias Azedo para D. Miguel Pereira Forjaz a remeter a carta de configuração da embocadura do Tejo, com a marcação dos pontos onde existem os fortes que defendem a entrada para o porto de Lisboa.
17
Portaria assinada por D. Miguel Pereira Forjaz a determinar que se observem as instruções para a regulação do expediente da Comissão das Fortificações.
18
Projecto de ampliação da defesa do flanco direito da 1ª linha de defesa, assinado pelo sargento-mor Joaquim Norberto Xavier de Brito.
19
Ofício do marquês de Campo Maior para o conde de Sampaio a enviar o itinerário geral incluso de Lisboa para lugares do Reino e dos caminhos travessos.
20
Ofício do tenente-general Matias José Dias Azedo para Manuel de Brito Mouzinho a enviar cópia do processo verbal da conferência que a Comissão das Fortificações teve no dia 14 de Maio de 1816.
21
"Resultado do primeiro reconhecimento da estrada de Lisboa até Coimbra, relativo ao 1º e 2º distrito e 3º e 4º distrito de Alcoentre até Leiria", assinado pelo major Manuel Joaquim Brandão de Sousa.
22
"Memória militar - perspectiva ao terreno da península de Setúbal escrita pelo major José Maria das Neves Costa, do Real Corpo de Engenheiros".
23
Relatório do reconhecimento feito pelo 1º tenente Fulgêncio Gomes dos Santos Vale, do Real Corpo de Engenheiros, por ordem do tenente-coronel Maximiano José da Serra, sobre a estrada de Coimbra ao Porto.
24
Ofício do tenente-coronel Manuel José de Sousa Leotte a pedir peças de artilharia para defesa do porto principal da ilha do Faial nos Açores.
25
Ofício do coronel Francisco Homem Sotomaior para Matias José Dias Azedo sobre as inspecções aos redutos da linha de defesa que cobre Lisboa.
26
Ofício de João Paulo Bezerra para o 1º Patriarca Eleito de Lisboa acerca da quota do governo português nas despesas de construção das linhas de Torres Vedras.
27
Relatório do reconhecimento feito pelo tenente-coronel Maximiano José Serra, auxiliado pelo 1º tenente Fulgêncio Gomes dos Santos Vale e o 2º tenente Gregório António Pereira Sousa, do Real Corpo de Engenheiros, sobre a estrada de Lisboa à vila de Alverca.
28
"Memória breve sobre o que pude alcançar no primeiro reconhecimento em geral que fizémos do rio de Torres Novas em Janeiro de 1817", da autoria do major Manuel Joaquim Brandão de Sousa, do Real Corpo de Engenheiros.
29
Relatório das observações do major Manuel Joaquim Brandão de Sousa, sobre a grande alverca (lagoa) próxima da vila da Golegã.
30
Circular (cópia) do Quartel-Mestre General assinada por José da Silva Vieira acerca dos artigos que os soldados não devem usar em tempo de paz.
31
Ofício de João Guilherme Head Brydges para José Joaquim Salgado a enviar documento modelo para reconhecimentos.
32
Ofício do tenente-general José António da Rosa para Francisco José Martins sobre a conservação dos redutos das linhas de defesa ao norte do Tejo.
33
"Informação do estado dos redutos do 4º distrito das linhas de defesa da capital, em Janeiro de 1818", pelo 1º tenente de engenharia José Inácio Dacier.
34
Memória relativa à projectada nova divisão das duas linhas de defesa ao norte de Lisboa, pelo major Brandão de Sousa.
35
Memória sobre a linha de defesa ao sul do Tejo, do 1º tenente de engenharia João Damasceno Machado Pinto.
36
Ofícios do coronel Francisco Carneiro Homem Sotomaior para Matias José Dias Azedo acerca da colocação de dois oficiais e sobre inspecções dos redutos das linhas de defesa do Tejo.
37
Relatório do major Manuel Joaquim Brandão de Sousa, sobre a nova divisão das linhas fortificadas ao sul do Tejo.
38
"Indicação dos lugares que exigem maior atenção defensiva nas linhas de defesa ao norte de Lisboa", por José Maria das Neves Costa, do Real Corpo de Engenheiros.
39
"Relação das memórias militares, reconhecimentos, mapas e mais documentos do arquivo do Quartel-Mestre General, a cargo do tenente Leonardo Severo Xavier Pereira".
40
Memórias de Maximiano José Serra sobre a defesa da barra de Lisboa e de toda a costa do reino de Portugal e do Algarve.
41
Relatório do coronel de engenharia Luís Gomes de Carvalho, sobre a defesa da costa desde a foz do rio Douro até à foz do rio Ave.
42
Relatório do coronel de engenharia Luís Gomes de Carvalho, sobre a defesa da costa entre a foz do Douro e a foz do Mondego.
43
Memória do reconhecimento militar da costa desde Trafaria até Odeceixe, pelo major de engenharia Joaquim Pedro Pinto de Sousa e pelo marechal-de-campo José Joaquim Champalimaud de Nussane, sob as ordens do marechal Brito Mouzinho.
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 5
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 5
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/01/05
Título
Caixa nº 5