Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
01
Defesa (col.)
01
Caixa nº 1
(...)
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
01
"Memória designativa de algumas coisas que são essenciais para coordenar um plano de ataque e defesa de Portugal" de autoria do tenente-coronel de Infantaria Veríssimo Álvares da Silva.
02
Relatório referente à natureza das fortificações e do artilhamento da defesa do porto de Lisboa, elaborado pelos coronel António José Roquete e tenente engenheiro António José Gonçalves Chaves, do Comando Geral de Engenharia.
03
"Relatório do reconhecimento feito às fortificações e edifícios dependentes do Ministério da Guerra existentes na 7ª Divisão Militar", elaborado pelo tenente-coronel José Manços de Faria, do Estado-Maior de Engenharia.
04
"Relatório do reconhecimento feito às fortificações e edifícios dependentes do Ministério da Guerra, existentes na 7ª Divisão Militar" elaborado pelo coronel graduado José Manços de Faria, do Estado-Maior de Engenharia.
05
"Relatório do reconhecimento feito às fortificações e edifícios dependentes do Ministério da Guerra e existentes na 7ª Divisão Militar", elaborado pelo coronel graduado José Manços de Faria, do Estado-Maior de Engenharia.
06
"Algumas considerações relativas à defesa do reino de Portugal expedidas pelo marechal-de-campo graduado José Feliciano da Silva Costa, por ocasião de ponderar ao comando-em-chefe do Exército a necessidade de se mandar proceder à consideração de uma Carta Militar de Paz".
07
"Relatório da inspecção às fortificações edificadas para a defesa da barra de Setúbal e da costa entre o Tejo e Sado", assinados pelo brigadeiro José Gerardo Ferreira Passos, do Comando Geral de Artilharia, e pelo capitão António José Gonçalves Chaves, do Estado-Maior de Engenharia.
08
Reconhecimento da estrada Beja - Aljustrel - Messiana - Odemira - Vila Nova de Milfontes.
09
"Relatório de inspecção aos pontos fortificados da 1ª Divisão Militar ao Norte do Tejo, desde o Forte do Junqueiro até ao da Nazaré", assinado pelo brigadeiro graduado de Artilharia José Gerardo Ferreira de Passos.
10
Reconhecimento das estradas Beja - Alvalade - Cercal - Vila Nova de Milfontes.
11
Memória descritiva da estrada de Beja a Cuba, assinada pelo major graduado Carlos de Barcelos Machado, do Estado-Maior de Engenharia.
12
Portaria referente à nomeação de uma comissão destinada a proceder a estudos para um plano de defesa, tomando por base a defesa da capital, assinada pelo duque da Terceira, ministro da Guerra.
13
Projecto de instruções para os chefes das brigadas de reconhecimento geral do Reino, do Comando do Corpo de Estado-Maior.
14
Projecto de lei (minuta e cópia) referente ao pedido de autorização de despesa com os oficiais a enviar a países estrangeiros para estudarem obras de fortificação, assinado pelo duque da Terceira, ministro da Guerra.
15
Aviso, assinado por D. António José de Melo, chefe interino da 1ª Direcção do Ministério da Guerra, para o comandante geral de Engenharia, sobre a nomeação do coronel graduado brigadeiro Carlos Maria de Caula para fazer o reconhecimento militar para defesa da cidade do Porto.
16
Proposta de lei acerca da fortificação de Lisboa e seu porto, assinada pelo visconde de Sá da Bandeira, ministro da Guerra.
17
Relatório (cópia) sobre a importância dos pontos fortificados existentes na área da 4ª Divisão Militar, na província do Minho, assinado pelo capitão António Ferreira da Rocha Gandra, do Corpo de Engenharia.
18
Relatório (cópia) sobre a importância dos pontos fortificados existentes na área da 3ª Divisão Militar, na província do Douro Litoral, assinado pelo capitão de Engenharia Miguel Batista Maciel, do Comando de Engenharia na 3ª Divisão Militar.
19
"Reflexões acerca do plano geral de defesa de Portugal pelo marechal-de-campo, visconde da Senhora da Luz".
20
"Plano geral de defesa de Portugal, em especial para a segurança das cidades de Lisboa e do Porto".
21
Portaria de nomeação de uma comissão para se encarregar de vigiar os trabalhos na linha de defesa a norte do Tejo, assinada pelo visconde de Sá da Bandeira, ministro da Guerra.
22
Ofício (cópia) do tenente-general José Feliciano da Silva Costa, do Comando Geral de Engenharia, para o Ministério da Guerra, dando nota dos pareceres das comissões incumbidas de elaborar um plano geral de defesa de Lisboa e do seu porto.
23
Ofício do visconde da Luz, comandante do Corpo do Estado-Maior, para o chefe da 1ª Direcção do Ministério da Guerra, sobre a necessidade dos oficiais do referido Corpo terem, para estudo e conhecimento do conteúdo, cópias do ofício de 2 de Março de 1852 do general José Feliciano da Silva Costa, à época comandante geral do Corpo de Engenharia, sobre organização militar de Portugal e base para a defesa do país.
24
Processo referente às cerimónias de inauguração das obras de fortificação na serra de Monsanto, no local denominado Cruz das Oliveiras, destinada à defesa da capital.
25
Projecto (cópia) de fortificação da Serra do Monsanto, elaborado por Inácio Justino Crispiniano Chianca, secretário do Corpo de Engenharia.
26
Relação das fortificações e edifícios militares existentes na subdivisão militar de Ponta Delgada, assinada pelo capitão Francisco Maria Montano, do Estado-Maior de Engenharia, Comando de Engenharia da 10ª Divisão Militar.
27
Processo das considerações relativas à defesa do reino de Portugal expedidas pelo marechal-de-campo graduado José Feliciano da Silva Costa.
28
Compilação de dados bibliográficos, feita pelo brigadeiro José Maria das Neves Costa, sobre ataque e defesa de Portugal de autoria do general Dumouriez em 1766 e 1810.
29
Portaria reguladora do empréstimo de 400 contos de réis para ser aplicado às despesas com as fortificações das cidades de Lisboa e Porto, assinada pelo visconde de Sá da Bandeira, ministro da Guerra.
30
Correspondência sobre plantas e cartas militares existentes no arquivo do Corpo de Engenheiros de Espanha.
31
Projecto de proposta relativo aos fundos para ocorrer às despesas a fazer no futuro ano económico, com as obras de fortificação, quartéis e edifícios militares, assinado por José Gerardo Ferreira Passos, ministro da Guerra.
32
Acta (cópia) da reunião de 7 de Julho de 1865 da Comissão para a Defesa do Porto de Lisboa, especialmente na parte do Tejo que constitui ancoradouro acima de Belém.
33
Projecto de portaria referente à suspensão dos trabalhos de fortificação da serra de Monsanto.
34
Portaria de nomeação de uma comissão para proceder à classificação das fortificações e mais propriedades militares que devem ser conservadas e das que podem alienar-se sem inconveniente, assinada por Salvador de Oliveira Pinto da França, ministro da Guerra.
35
Extracto do folheto "Exposição dos factos pelos quais se mostra ter sido portuguesa a iniciativa do projecto proposto em geral para defesa de Lisboa, que precedeu e continha as bases do projecto particular posto depois em prática no ano de 1810 - dirigida a S. M. Senhor D. João VI em Dezembro de 1821, por José Maria das Neves Costa, Impressão Liberal, Lisboa, 1812".
36
Relatório dos trabalhos da Arma de Engenharia elaborado pela segunda comissão encarregada dos estudos e da redacção dos projectos relativos ao plano geral de defesa de Lisboa e do seu porto, assinado pelo tenente-coronel Rufino António de Morais.
37
"Projecto e orçamento da torre circular que se propõe construir no Cachopo do Norte para defesa do porto de Lisboa", elaborado pelo tenente Domingos Pinheiro Borges, do Estado-Maior de Engenharia.
38
Portaria de criação de uma comissão destinada a verificar os estudos e inspecções necessárias, propondo as obras que devem ser executadas para a defesa do porto de Lisboa, assinada pelo marquês de Sá da Bandeira, ministro da Guerra.
39
"Observações sobre a defesa do Reino e com especialidade a respeito de Lisboa e seu porto", (cópia) de autoria do general de brigada graduado Manuel José Júlio Guerra.
40
Aviso (rascunho) referente à constituição de comissão para propor um plano de fortificações para a defesa de Lisboa e seu porto, devendo o sistema a adoptar conciliar os preceitos da arte militar com as exigências do tesouro público, assinado por António Maria de Fontes Pereira de Melo, ministro da Guerra.
41
Requerimento (cópia) de relatório acerca da forma como têm decorrido os trabalhos de fortificação de Lisboa e seu porto, assim como da cidade do Porto, assinado pelo marquês de Sá da Bandeira, ministro da Guerra, e dirigido à Câmara dos Dignos Pares do Reino.
42
Actas das sessões da comissão encarregada de propor um plano de fortificações para a defesa de Lisboa e seu porto.
43
"Notas sobre o plano de defesa de Lisboa", de autoria do marquês de Sá da Bandeira.
44
Memória (cópia) de Lord Wellington acerca do pagamento, pelo governo português, das despesas com a construção das linhas de Torres Vedras e com os prisioneiros de guerra.
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 8
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 8
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/01/08
Título
Caixa nº 8