Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
01
Defesa (col.)
01
Caixa nº 1
02
Caixa nº 2
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
01
Reconhecimento da estrada real desde Montemor-o-Novo até Badajoz.
02
Processo referente ao negócio da demarcação da contenda de Moura.
03
Parecer da Comissão das Fortificações sobre a continuação ou suspensão dos seus trabalhos, assinada por José António da Rosa, Manuel de Sousa Ramos, José Maria das Neves Costa, Carlos Frederico de Caula e Joaquim Gregório de Alpoim, dirigido a Manuel Inácio Martins Pamplona, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra.
04
Mapas dos fortes e baterias da 1ª e 2ª linhas de defesa ao norte de Lisboa, assinados pelo coronel engenheiro graduado Lourenço Homem da Cunha d'Eça.
05
Processo da Comissão das Fortificações enviado ao marechal-de-campo Manuel de Sousa Ramos, chefe do Real Corpo de Engenheiros, e ao sub-director do Arquivo Militar sobre defesa do reino.
06
Decreto (cópia) referente à nomeação de uma comissão para tratar das questões relativas às fortificações do reino, assinado por Manuel Gonçalves de Miranda, ministro da Guerra.
07
Ofício da Comissão de Fortificações, assinada pela totalidade dos seus membros, para o conde de Subserra, ministro da Guerra, participando a conclusão dos trabalhos.
08
Aviso de D. João VI, assinado por Manuel Gonçalves de Miranda, ministro da Guerra, para a Comissão de Fortificações ordenando a elaboração de plano de defesa do Reino, considerando a hipótese de invasão por parte dos franceses.
09
Parecer da Comissão de Fortificações, assinado pela totalidade dos seus membros, sobre as fortificações das 1ª e 2ª linhas de Lisboa que deverão ser reedificadas e as que deverão ser reparadas e apetrechadas em primeiro lugar e restantes fortificações marítimas do Tejo.
10
Parecer da Comissão de Fortificações sobre a defesa marítima de Portugal, assinado por José António da Rosa, Manuel de Sousa Ramos, Carlos Frederico de Caula, José Maria das Neves Costa e Joaquim Gregório de Alpoim e dirigido a Manuel Gonçalves de Miranda, ministro da Guerra.
11
Pareceres da Comissão de Fortificações, sobre as fortificações consideradas úteis e inúteis para a defesa de Portugal, assinados por José António da Rosa, Manuel de Sousa Ramos, Carlos Frederico de Caula, José Maria das Neves Costa e Joaquim Gregório de Alpoim e dirigidos a Manuel Inácio Martins Pamplona Corte Real.
12
Provisão (cópia) de D. João VI determinando a restituição do usufruto de pastagens e bolota do Campo de Gamos aos lavradores e criadores de Moura, conjuntamente com os moradores de Noudar e Barrancos, copiada por André Maria Ferreira Vila Lobos, escrivão da Câmara de Noudar e Barrancos.
13
"Instruções gerais para o fim de obstar ao progresso das ruínas praticadas nas fortificações das linhas de defesa ao norte de Lisboa pelos habitantes das povoações vizinhas", de autoria do marechal-de-campo Manuel de Sousa Ramos, do Real Corpo de Engenheiros.
14
Reconhecimentos topográficos, efectuados por oficiais do Real Corpo de Engenheiros, na província do Alentejo.
15
"Memória descritiva dos serviços feitos pelos oficiais e destacamento de artífices engenheiros debaixo do meu comando, na Comissão das Pontes para a Guerra, das baterias destinadas para a sua defesa e das estradas militares, em 1827", de autoria do tenente-coronel engenheiro José Carlos de Figueiredo.
16
Ofício de José Maria das Neves Costa, do Ministério da Guerra, para Cândido José Xavier, ministro interino da Guerra, com observações sobre as fortificações de Vila Viçosa, Estremoz, Juromenha, Marvão e os redutos, junto a Elvas, de São Pedro, São Mamede e São Francisco.
17
Memória sobre meios de defesa existentes na ilha da Madeira, elaborada por José Joaquim Januário Lapa.
18
Ofício do tenente-coronel Eusébio Cândido Furtado, do Real Corpo de Engenheiros, para António Pedro de Brito, sobre o reconhecimento militar efectuado em torno da ilha Terceira nos Açores.
19
"Reconhecimento militar do rio da Freiria e dos ribeiros e rios que nele entram, desde a sua origem na serra da Belhoteira situada ao poente do lugar da Freiria, até desaguar no rio Cizandro, ao sul do lugar de Benfica", assinado pelo coronel engenheiro Lourenço Homem da Cunha d'Eça, do Real Corpo de Engenheiros.
20
"Revista à linha desde a cidade de Angra até à vila da Praia", assinado por Luís Mouzinho de Albuquerque.
21
Aviso de D. Miguel, assinado pelo conde de Barbacena e dirigido ao conde de São Lourenço, indicando oficiais nomeados para constituir a comissão encarregada de elaborar um plano de defesa da barra de Lisboa.
22
Plano da defesa da barra de Lisboa, margem sul do Rio Tejo, assinado pelo 2º tenente de Engenharia Firmino Lopes Moreira Freixo.
23
"Mémoire sur la défense de la rade de Lisbonne", da autoria de L. Mounier.
24
"Reconhecimento geral da costa da ilha do Faial, no qual se descreve a natureza dos diferentes pontos dela, fortificações que actualmente tem e quais os melhoramentos de que são susceptíveis", de autoria do 1º tenente Joaquim António Velez Barreiros, do Real Corpo de Engenheiros.
25
"Reconhecimento militar em torno da ilha de São Miguel em Agosto de 1831", feito pelo capitão Joaquim José da Silva Pombo e pelo tenente Joaquim António Velez Barreiros, do Real Corpo de Engenheiros.
26
"Itinerário da Trafaria até ao Cabo Espichel", elaborado pelo major José António de Abreu, do Batalhão de Artífices Engenheiros.
27
"Projecto de defesa do porto de Lisboa", de autoria do tenente-general Vicente António de Oliveira.
28
Reconhecimento da extensão da costa, considerando os fortes existentes entre a Torre de São Julião e a praça de Cascais, com vista ao aumento da defesa, levado a cabo pelo coronel José Lane, do Real Corpo de Engenheiros.
29
Reconhecimento militar da costa desde a vila da Ericeira até ao forte do Magoito (cópia), de autoria do tenente-coronel António Anacleto de Seara, do Real Corpo de Engenheiros.
30
Plano de defesa do porto de Lisboa, desde a foz do Tejo até à Torre de Belém, assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, José Maria das Neves Costa, José Lane, António Anacleto de Seara e António Correia Torres de Aboim, da Comissão do Plano de Defesa do Porto de Lisboa.
31
"Reconhecimento das costas da ilha de São Miguel", assinado pelo major José Joaquim Pacheco e pelo 1º tenente Luís Mouzinho de Albuquerque, do Real Corpo de Engenheiros.
32
"Memória sobre a defesa da ilha de São Jorge, em geral, descrição em particular dos pontos da costa, melhoramentos de que são susceptíveis, fortificações e a escolha de novos pontos e dos trabalhos a que procedi por ordem de S. Exª. o senhor marechal-de-campo conde de Vila Flor", elaborada pelo 1º tenente Joaquim António Velez Barreiros, do Real Corpo de Engenheiros.
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 6
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 6
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/01/06
Título
Caixa nº 6