Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
1
Requerimento de Guilherme Shirley, artífice espingardeiro da nação britânica ao serviço do Arsenal Real do Exército, solicitando o recebimento de parte do seu salário no país de origem.
2
Correspondência dirigida por Luís de Sequeira Oliva a D.Miguel Pereira Forjaz sobre os trabalhos de exploração do salitre pela Real Vitreira da Vila de Moura.
3
"Relação da receita e despesa feita na Fábrica do Salitre nos meses de Agosto e Setembro de 1810", assinada por José Arsénio Pinto.
4
Recibos assinados por João Nicolau Codina, almoxarife, relativos ao salitre entregue na Real Fábrida do Refino do Salitre, em Alcântara.
5
Requerimento dos proprietários da Real Fábrica de Fiação e Tecidos de Tomar solicitando a isenção do serviço das milícias para os empregados e quatro cavalgaduras para serviço da Fábrica.
6
Requerimento dos directores da Real Fábrica do Papel de Alenquer solicitando isenção do recrutamento para os empregados.
7
Requerimento assinado por Francisco José de Sena, José da Silva e Martiniano de Oliveira, entre outros, da Fábrica de Pentes de Marfim, a solicitar a isenção do recrutamento para os empregados.
8
Correspondência entre José Barbosa de Amorim, José António de Sá e Cipriano Ribeiro Freire, da Real Fábrica das Sedas e Obras de Águas Livres, e D. Miguel Pereira Forjaz, sobre o pedido de isenção do recrutamento para os empregados.
9
"Relações da "Conta do que se deve aos operários alemães".
10
"Relação dos operários do Arsenal Real do Exército que passam a servir no Rio de Janeiro, aos quais são devidos salários".
11
"Lista nominal dos oficiais inferiores, escrivão, almoxarife e mestres de carpintaria e serralharia do Trem da Praça de Lagos no primeiro de Janeiro de 1810", assinada pelo sargento-mor António Ferreira da Silva, director.
12
"Relação nominal dos indivíduos militares que se acham empregados no Trem da Praça de Almeida", assinada pelo sargento-mor Paulo Fernandes da Rocha, director.
13
"Mapa das obras que se facturam nas oficinas do Trem da Praça de Elvas desde 11 até 16 de Junho de 1810", assinado pelo tenente-coronel Joaquim José de Alcântara, director.
14
"Relação dos géneros precisos para se continuar o trabalho no Arsenal da Praça de Elvas" (cópia), assinada pelo tenente-coronel Joaquim José de Alcântara, director.
15
Parecer assinado por Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a nomeação de Luís Gonçalves para chaveiro do Trem da Praça de Elvas.
16
"Relação dos instrumentos matemáticos que têm saído do Arsenal Real do Exército desde a restauração deste Reino até ao fim de Dezembro de 1809, na qual se declara as pessoas a quem se entregaram", assinada por Joaquim Zeferino Teixeira.
17
Parecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativo à falta de géneros para a laboração das oficinas do Arsenal Real do Exército.
18
Perecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o fornecimento de balas do Arsenal Real da Marinha.
19
Parecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o pano de Minde existente no Arsenal Real do Exército.
20
"Relação geral das compras de géneros por grosso que se tem feito no Arsenal Real do Exército desde 1 de Setembro até 31 de Dezembro de 1809", assinada por João Damasceno Gonçalves da Silva.
21
"Conta corrente da entrada e saída de géneros, armas existentes e oficiais militares que compraram objectos para os seus uniformes", assinada por Joaquim Zeferino Teixeira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
22
Parecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativo aos inventários do Arsenal e Trem do Porto e mais trens que se acham sob a administração da Junta.
23
"Relação das pessoas ocupadas os trabalhos do Trem da Praça de Elvas, dos jornais que vencem e das despesas que se poderão fazer no Trem", assinada por António Joaquim do Vale Falraz.
24
"Relação do inventário dos géneros e munições que presentemente existem nos armazéns provinciais da Praça de Estremoz", assinada por Gaspar António de Carvalho Silva.
25
Pereceres assinados por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre os operários que têm faltado ao trabalho nas oficinas do Arsenal Real do Exército.
26
Perecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento de Manuel Gomes Vieira e Manuel António da Costa, escriturário e fiel dos armazéns do Parque de Artilharia, pedindo a adição que lhes vem lançada na folha do terceiro quartel de1809.
27
"Relação dos empregados nas Reais Fábricas da Pólvora que cobram pela folha mensal das mesmas seus vencimentos diários e títulos", assinada por Joaquim Zeferino Teixeira.
28
Parecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo e Luís Dias Pereira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento de António da Silva, operário da Real Fábrica da Pólvora de Barcarena, pedindo isenção do recrutamento.
29
Parecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o número de operários mandados admitir no Laboratório Fulminante.
30
Parecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a representação do administrador das Carvoarias das Rilvas, pedindo que se lhe desocupe a casa do mestre da fábrica e isenção de vinte e quatro operários durante os trabalhos da mesma fábrica.
31
Parecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a devassa a que se mandou proceder, por ocasião do furto acontecido nos armazéns da Real Carvoaria das Rilvas.
32
Parecer assinado por José Botelho Moniz da Silva, Luís Dias Pereira e Joaquim Zeferino Teixeira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre os acontecimentos ocorridos com o sargento e soldados que estavam de guarda à Fundição de Cima.
33
Parecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o pedido de verba para os comissários poderem fazer expedir as encomendas de que estão encarregados.
34
Pareceres assinados por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a pouca produção das oficinas do Arsenal Real do Exército e o estado de indigência em que se encontram os oficiais da Fazenda da Repartição.
35
Parecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo e Luís Dias Pereira, do Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o pedido de JoaquimTimóteo da Paz, comprador do Arsenal, para que se lhe pague a importância em dívida por saldo de contas.
36
Parecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a proposta para criação de seis comissários para as conduções de géneros para os diferentes corpos do Exército, apresentada pelo conselheiro deputado intendente.
37
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Luís Dias Pereira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o pedido de um destacamento na Aldeia Galega para acompanhar os carros de pólvora que hão-de ir para a Praça de Elvas.
38
Parecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, José Botelho Moniz da Silva e Luís Dias Pereira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o pedido de providências, por parte do deputado inspector das oficinas e ofícios do Quartel-Mestre General, para se poderem concluir várias obras.
39
Parecer assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a proposta apresentada por doze comissários para o Arsenal Real do Exército.
40
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o pedido apresentado pelo deputado inspector das oficinas para continuarem os serões nas oficinas do Arsenal Real do Exército.
41
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a conta do recebedor dos donativos voluntários da Província do Alentejo.
42
Consultas assinadas por Manuel Ribeiro de Araújo e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a necessidade de aumentar a verba do Arsenal Real do Exército.
43
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a requisição de barris de pólvora e cartuchos embalados para a Praça de Valença.
44
Consultas assinadas por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre os pedidos de Francisco Monteiro, operário da oficina de fundir artilharia no Arsenal do Exército, e dos mestres do ofício de funileiros, para serem isentos do recrutamento.
45
Consulta assinada por Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre fabricantes e oficiais da Fábrica de Saragoças do Redondo.
46
Consulta assinada por Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o conserto de armas fora do Arsenal Real do Exército.
47
"Mapas dos objectos de armamento e fardamento prontificado, distribuído e existente", assinados por Joaquim Zeferino Teixeira.
48
"Mapas dos mestres, contramestres, oficiais e mais pessoas empregadas nas oficinas do Arsenal Real do Exército, em que se vê também a importância total dos jornais vencidos nas mesmas oficinas", assinados por Manuel Ribeiro de Araújo.
49
"Relações da receita e despesa feitas na Fábrica do Salitre entre 31 de Dezembro de 1809 e 5 de Janeiro de 1811", assinadas por António José da Costa Sousa, administrador interino e Luis Sequeira Oliva.
50
Recibos assinados por João Nicolau Codina, almoxarife, e António Maria Silveira, 1º feitor, respeitantes a salitre em bruto remetido pela Real Vitreira da Vila de Moura para a Real Fábrica do Refino do Salitre, em Alcântara.
51
Ofício assinado pelo capitão João Rosendo de Mendonça Pessanha, do 2º Regimento de Infantaria, respeitante à distribuição de mochilas ao Regimento.
52
Parecer assinado por Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre material existente no Arsenal Real do Exército.
53
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, da Real Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o pedido feito por Josefa Rosa para ser abonada a pensão estabelecida de 1.000$00 reis anuais que recebia pelo Cofre da Pólvora.
54
Consulta assinada por Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a proposta de várias providências para a boa segurança dos armazéns e depósitos do Arsenal Real do Exército.
55
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a representação do inspector das oficinas relativas à suspeita que houve de tentativa de incendiarem os Armazéns da Pólvora.
56
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento de Jerónimo José Nunes, oficial da Secretaria da Junta, pedindo gratificação do trabalho extraordinário que voluntariamente fez na Secretaria.
57
Consultas assinadas por Manuel Ribeiro de Araújo, Francisco António Paula de Ataíde e Luís Dias Pereira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre aquisição, manufactura e distribuição de artigos de fardamento.
58
Ofício assinado por António José Coelho dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz, relativo à falta de recepção de donativos no Arsenal Real do Porto.
59
Pareceres assinados por Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre pedidos de Maria Isabel Clos, viúva de Francisco Matias Clos, mestre espingardeiro prussiano do Arsenal Real do Exército.
60
Aviso (cópia) assinado por D. Miguel Pereira Forjaz e dirigido a José Botelho Moniz da Silva, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento de António Agard, em que pede sejam recebidos atanados e solas da sua fábrica.
61
Aviso (cópia) assinado por D. Miguel Pereira Forjaz e dirigido a José Botelho Moniz da Silva, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a readmissão de António Severiano, aprendiz de latoeiro e José Leitão, oficial de alfaiate, que se encontram restabelecidos das suas doenças.
62
Aviso assinado por D. Miguel Pereira Forjaz e dirigido a José Botelho Moniz da Silva, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, autorizando esta a dar à confraria fundada pelos operários do Arsenal Real do Exército cavacos e aparas de madeira.
63
Portaria assinada por D. Miguel Pereira Forjaz e dirigida a José Botelho Moniz da Silva, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o material em falta, como botões, cordão e franjas, para concluir os fardamentos dos batalhões de Caçadores.
64
Aviso assinado por D. Miguel Pereira Forjaz e dirigido a José Botelho Moniz da Silva, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre as nomeações do brigadeiro Caetano João Vaz Parreiras para proceder a exames nos armazéns e oficinas do Arsenal Real do Exército e do sargento-mor Francisco António Raposo, do Real Corpo de Engenheiros, para inspeccionar e dirigir as Fábricas da Pólvora e a fundição de balas de Paço de Arcos.
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 12
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 12
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/12
Título
Caixa nº 12