Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
1
"Relação das filiações e informações dos oficiais e oficiais inferiores de artilharia do Arsenal Real do Porto", assinada pelo sargento-mor Martinho António Rebelo de Menezes.
2
"Relação dos oficiais, oficiais inferiores e mais empregados que compõem o Trem Real de Viana", assinada por Manuel António Mourão.
3
Carta (original) (e duas vias) do Conde de Linhares para Miguel Pereira Forjaz, pedindo alteração das condições remuneratórias dos espingardeiros prussianos.
4
Carta régia do príncipe regente para os governadores do reino de Portugal e dos Algarves determinando os destinos a dar à pólvora das fábricas de Portugal e do Brasil.
5
"Mapa dos mestres, contramestres, oficiais e mais pessoas empregadas nas oficinas do Arsenal Real do Exército e da importância total das mesmas" nos meses de Janeiro a Dezembro de 1809, assinados por Manuel Ribeiro de Araújo.
6
Consulta de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, acerca da suspensão da remessa de géneros para Lamego.
7
Ofício de José Botelho Morais da Silva e restantes membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército para a Secretaria dos Negócios da Guerra, a enviar uma relação pedida pelo príncipe
8
Carta de José Botelho Morais da Silva e restantes membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, satisfazendo o aviso régio que determinava o envio de uma cópia do Decreto de 1 de Outubro de 1802.
9
Carta de José Botelho Moniz da Silva para Miguel Pereira Forjaz a enviar relação que demonstra a quantidade de pólvora a bordo das embarcações e nos armazéns.
10
Consulta de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, a remeter a conta do dinheiro que foi enviado para o Cofre da Pólvora.
11
Requerimento de dois artífices alemães a solicitar autorização para fazerem espadas para membros da família real.
12
Requerimento de José Francisco Pardal, empregado da Real Fábrica de Pólvora de Barcarena, a solicitar provimento no lugar de fiel de depósitos.
13
Requerimento do furriel João Luís Pereira de Lima a solicitar a promoção a sargento.
14
Relação nominal dos oficiais de artilharia a exercer funções no Arsenal Real do Porto e Trem da Ribeira do Ouro, assinada pelo sargento-mor Martinho António Rebelo de Menezes.
15
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo para Miguel Pereira Forjaz comunicando a admissão de António José Pereira Belo, como comissário, na Junta da Fazenda do Arsenal do Porto.
16
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo para Miguel Pereira Forjaz a enviar desenho de máquina para aplicar a armamento, oferecido por João Luís Weber
17
Memória sobre os oficiais necessários para o serviço do Arsenal do Exército.
18
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo para Miguel Pereira Forjaz aceca do destino que se deve dar ao carro que serve de barraca de campanha.
19
Memorando de Manuel Ribeiro Araújo acerca da segurança das dependências do Arsenal Real do Exército.
20
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo para Miguel Pereira Forjaz a enviar requerimento acerca de uma espingarda inventada pelo padre Zózimo Dias Coutinho.
21
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo para Miguel Pereira Forjaz solicitando informação acerca dos espingardeiros do Porto, Braga e Guimarães.
22
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo para Miguel Pereira Forjaz, pedindo marcação do dia para realização da experiência com a máquina de carregar espingardas inventada por José António de Oliveira.
23
Ofício de Francisco de Sequeira Nobre para Miguel Pereira Forjaz comunicando a recusa da mulher do mestre espadeiro alemão em embarcar para o Brasil.
24
Ofício (cópia) de José Paulo da Cruz para Manuel Ribeiro de Araújo comunicando a determinação do Quartel-Mestre General do Exército para que se interrompa a manufactura de albardas, selas e freios.
25
Aviso assinado por Miguel Pereira Forjaz acerca da admissão de um guarda-nocturno para a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
26
Ofício do brigadeiro Caetano José Vaz Parreiras para Miguel Pereira Forjaz solicitando a presença deste nas oficinas do Arsenal de Santa Clara.
27
Ofício de V. Berkeley para Miguel Pereira Forjaz a enviar relação de peças de bronze.
28
Aviso (cópia) assinado por Miguel Pereira Forjaz a mandar suspender a ordem extraordinária para que os teares particulares trabalhassem em panos grossos para fardas.
29
"Relação das praças militares de que se compõe o Trem Real da Vila de Viana destacado na praça de Valença", assinada pelo major director Manuel António Mourão.
30
Requerimento de Sebastião da Costa Pinheiro, solicitando a emissão de uma certidão onde conste o tempo de serviço prestado na Real Fábrica da Seda como cobridor de fio de ouro.
31
Exposição assinada por António Rodrigues dos Santos sobre as dificuldades que enfrentam os fabricantes de saragoças da Vila do Redondo para abastecerem as fábricas com as lãs que são necessárias para o fabrico de tecido para fardamento.
32
Ofício de Gonçalo Castelo-Branco, director da Real Fábrica de Papel, para Miguel Pereira Forjaz, comunicando a passagem de certidão de matrícula dos empregados da fábrica.
33
Ofício de Miguel Pereira Forjaz para José Botelho Moniz da Silva solicicitando o envio da relação dos empregados da Junta dos Arsenais Reais do Exército.
34
Ofício de José Botelho Moniz da Silva para Miguel Pereira Forjaz a enviar uma relação dos comissários do Arsenal Real do Exército.
35
Memorando de Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais Reais do Exército sobre a conta do governador da província do Alentejo relativa à recebedoria dos donativos voluntários da mesma província.
36
Ofício de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército para Miguel Pereira Forjaz, comunicando que foram mandados sair os militares da Vila do Redondo e do termo de Évora por causa das movimentações das tropas espanholas.
37
Parecer de Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Real Junta dos Arsenais do Exército em que é apreciado o requerimento em que José do Nascimento, pagador do Arsenal, solicita aumento de vencimento.
38
Ofício assinado por José Botelho Moniz da Silva, presidente da Real Junta da Fazenda dos Arsenais Reais do Exército, para Miguel Pereira Forjaz a remeter a conta da receita e da despesa do ano de 1809.
39
Consulta de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Junta do Real Arsenal do Exército sobre um requerimento em que Luís Antunes Pinheiro propõe um plano para o governo e direcção das oficinas do Arsenal Real do Exército.
40
Consulta de Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército acerca do requerimento em que os operários do Arsenal solicitam que seja moderada a ordem que os manda despedir no caso de faltarem ao trabalho em algum dia da semana.
41
Consulta de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército acerca da admissão de militares para a companhia de artífices do Arsenal Real do Exército.
42
Consulta de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército sobre os artigos enviados para Espanha desde a restauração.
43
Consulta de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército acerca da falta de géneros de que depende o prosseguimento da laboração nas oficinas.
44
Consulta de Joaquim Zeferino Teixeira e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército a enviar a documentação acerca da qualidade do carvão das minas de Buarcos.
45
Ofício de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército para Miguel Pereira Forjaz solicitando autorização para readmitir dois funcionários.
46
Ofício de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército para Miguel Pereira Forjaz a enviar conta-corrente.
47
"Inventário geral de tudo quanto existe no Trem de Vila Real pertencente ao mesmo, feito no dia 10 de Setembro de 1810", assinado pelo major Manuel Dias da Silva.
48
"Relação dos efeitos que se acham no extinto Trem da praça de Chaves", assinado pelo almoxarife Francisco Ribeiro Guimarães.
49
"Inventário de todos os géneros que presentemente existem no Trem de artilharia da Ribeira do Ouro, parte do Arsenal Real do Porto, seu estado e qualidades, aqui se procede em virtude da ordem do sr. inspector interino do mesmo Arsenal", assinado pelo escrivão Urbano José da Costa.
50
"Inventário de todos os géneros que presentemente existem no almoxarifado do Arsenal de Artilharia depósito de armas, munições de guerra da cidade do Porto, seu estado e qualidade, a que se procedeu em virtude do ofício dirigido pelo secretário da Junta do mesmo Arsenal em data do 1º do corrente mês de Setembro de 1810", assinado por Paulo de Sousa Marques.
51
Ofício (cópia) de Manuel António Morais para o presidente da Junta do Arsenal do Porto a enviar o inventário do Trem Real de Valença.
52
Ofício de José Teixeira de Sousa para Miguel Pereira Forjaz a enviar inventários dos trens sob seu comando.
53
Consulta de Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército contendo pedido para se poder continuar a comprar panos de linho e outros produtos.
54
Consulta de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército acerca da remessa do dinheiro da venda da pólvora no Arsenal do Porto.
55
Consulta de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército enviando um ofício e uma relação de peças do Arsenal Real do Porto.
56
Consulta de Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército acerca da quantidade de pólvora que deve ser enviada à Junta da Fazenda do Arsenal da cidade do Porto.
57
Consulta de Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército acerca do donativo de mochilas feito pelos moradores da comarca de Braga.
58
Consulta de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército sobre o envio de relações de géneros do Arsenal Real do Porto.
59
Consulta de José Botelho Moniz da Silva e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército acerca da falta de linho nos trens da província do Minho.
60
Consulta de Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército sobre a subscrição voluntária de sapatos para uso na tropa.
61
Consulta de Manuel Ribeiro de Araújo e restantes membros da Junta do Arsenal Real do Exército acerca do requerimento em que José Duarte Madeira, fiel e feitor da Fábrica da Pólvora de Barcarena, solicita aumento de vencimento.
62
Ofício do sargento-mor António Ferreira da Silva para Miguel Pereira Forjaz a enviar um inventário e uma relação dos artífices do Trem de Lagos.
63
Ofício do tenente de artilharia António Pedro Breys para Miguel Pereira Forjaz a enviar um inventário e uma relação de operários do Trem de Faro.
64
Portaria (cópia) do príncipe regente, assinada por Miguel Pereira Forjaz, determinando uma mesada para as compras de géneros do Arsenal Real do Exército.
65
Transcrição do aviso do príncipe regente, assinado por Miguel Pereira Forjaz, mandando participar ao deputado da Real Junta a forma de pagamento às pessoas que fornecem géneros para o Arsenal Real do Exército.
66
Aviso (cópia) assinado por Miguel Pereira Forjaz relativo ao pagamento, serviço e número de comissários do Arsenal Real do Exército.
67
Aviso (cópia) assinado por Miguel Pereira Forjaz em que o príncipe regente determina que o Arsenal Real do Exército deve gastar o carvão de pedra e o tijolo das minas de Buarcos.
68
Aviso (cópia) do príncipe regente, assinado por Miguel Pereira Forjaz, determinando que a Real Junta do Arsenal do Exército deve remeter à Secretaria de Estado dos Negócios de Guerra uma relação das pessoas admitidas desde Março para prestar serviço no Arsenal.
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 11
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 11
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/11
Título
Caixa nº 11