Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
1
Relação de operários alemães prestando serviço no Arsenal Real do Exército.
2
Exposição do cavaleiro de Napion sobre a instalação de uma fábrica de armas.
3
Ofício de Francisco António Paula de Ataíde para o conde de Sampaio.
4
Relatório elaborado pelo tenente-general Carlos António Napion, inspector-geral de artilharia, dirigido a António Araujo de Azevedo, referindo o estado de administração das Reais Fábricas de Polvora.
5
Correspondência do tenente-general Carlos António Napion, inspector-geral da artilharia no Arsenal Real do Exército, dirigida a António de Araújo de Azevedo, ministro dos negócios estrangeiros e guerra, referindo a pretensão de José Duarte Madeira, fiel e feitor da Fábrica de Polvora de Barcarena ser nomeado administrador da mesma.
6
Ofício do general de brigada António Vicente Ferreira Montalvão presidente do conselho de administração do Arsenal Real do Exército, para o coronel António Carlos Coelho de Vasconcelos Porto, ministro e secretário de estado da guerra informando acerca da construção da estrada Barcarena-Cacém, o que devido ao aumento de trânsito irá pôr a segurança da Fábrica de Barrena em risco.
7
Aviso em que o Príncipe-Regente autoriza o adiantamento de 300.000 reis aos espingardeiros prussianos, a ser efectuado pelo cofre da polvora.
8
Processo relativo à actividade de mestres espingardeiros prussianos em actividade no Arsenal Real do Porto.
9
Processo do pessoal do Arsenal Real do Porto envolvendo contas e recibos dos espingardeiros prussianos em actividade naquela instituição.
10
Processo referente a uma consulta da Real Junta do Comércio, junto da Fábrica de Papel de Alenquer, no sentido de esta fornecer papel com ornatos.
11
Relações de géneros pedidos e enviados do Arsenal Real do Exército para as diferentes colónias.
12
Modelo de fornos e máquinas para a construção de armas de fogo, no Arsenal Real do Exército.
13
Minutas de ofícios em que o Príncipe-Regente autoriza a contratação de armeiros prussianos e relação nominal desses mesmos armeiros.
14
Processo referente à nomeação de Francisco Ribeiro de Almaida como escrivão do meirinho da Junta da Fazenda do Arsenal Real do Porto.
15
Ofício do tenente-general Carlos António Napion dirigido ao coronel João de Sousa, acerca da situação de um operário prussiano a chegar à situação de reforma.
16
Processo referente ao contrato de espingardeiros prussianmos para trabalharem em fábricas portuguesas.
17
Consulta da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército no sentido de conceder acrescentamentos aos vencimentos dos operários do Arsenal Real do Exército.
18
Conta da despesa com o seu custeio e laboração das Reais Fábricas de Polvora referenre a todo o ano de 1806.
19
"Calculo provável da despesa que prudentemente se julga fará a Real Fazenda, com o costeio e provimento do Arsenal Real do Exército para o ano de 1807", assinado por Joaquim Zeferino Teixeira, pela contadoria dos Arsenais do Exército.
20
Relação de madeiras que se encontram no trem do Regimento de Artilharia nº3 em Faro, assinada pelo conde do Sabugal.
21
Relação dos géneros que se encontram no trem da Praça de Lagos, assinado pelo conde do Sabugal.
22
Balanço e conta do dinheiro pedido ao Real Erário para o pagamento das despesas do custeio e provimento do Arsenal Real do Exército em 1806, assinado por Joaquim Zeferino Teixeira, contador dos ditos Arsenais.
23
Processo relativo ao conto das espingardas existentes nos armazens do Arsenal Real do Exército.
24
Consulta sobre o terreno e armazem do Poço do Bispo, que se acha na posse do Arsenal Real do Exército e pertence à Real Junta da Marinha, enviada pelo visconde de Anadia, para António Araújo de Azevedo, ministro e secretário sde estado da guerra.
25
Escritura (tradução) de um contrato entre o serralheiro alemão Friedrich Wilhelm Meyer e o Arsenal Real do Exército.
26
Formalização do calculo do vencimento mensal de cada mestre e oficiais alemães a trabalharem no Arsenal Real do Exército.
27
Relação de operários alemães e respectivos vencimentos, que vieram do Porto trabalhar para o Arsenal Real do Exército.
28
Processo relativo ao operário prussiano João José Dumoulin em funções no Arsenal Real do Exército e relação de vencimentos.
29
Processo relativo a Johann Peter Fesche, operário prussiano, ensinando o ofício de espadeiro no Arsenal Real do Exército.
30
Requerimento do coronel Carlos Julião dirigido ao rei, referindo as funções de inspector no Arsenal Real do Exército e sugerindo alterações ao funcionamento da citada instituição.
31
Relação dos operários que prestam serviço no Arsenal Real do Exército, respectivos soldos e meses que lhes estão devendo, assinado pelo coronel Carlos Julião, na qualidade de inspector.
32
Relação de operários alemães prestando serviço no Arsenal Real do Exército e no Arsenal do Porto.
33
Relação nominal do pessoal prestando serviço na Companhia de Artífices do Arsenal Real do Exército.
34
Requerimento de Maria da Piedade de Lacerda, proprietária da Fábrica de Sola da Vila de Povos, dirigido ao tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de estado da guerra, solicitando a renovação da licença real no sentido de os seus operários não prestarem serviço militar.
35
Contas-correntes dos operários alemães em serviço no Arsenal Real do exército.
36
Ofício de José Botelho Morais da Silva, Intendente do Arsenal Real do Exército, para o tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de estado da guerra, referindo as actividades dos artífices alemães no citado arsenal.
37
Relação de armas consertadas no oficina de espingardeiro no Arsenal Real do Exército
38
Relação de pessoal empregado nas oficinas do Arsenal Real do Exército.
39
Relação dos descendentes dos operários falecidos no incêndio da Real Fábrica de Polvora de Barcarena, às quais foram atribídas pensões no valor de metade da jorna vencida pelos falecidos.
40
Ofício de remessa do balanço de receitas e despesas do Cofre da Polvora.
41
Ofício do Arsenal Real do Exército solicitando instruções de procedimento quanto à exigência do tenente-general Gonçalo Pereira Caldas, governador do Minho, em que lhe seja devolvido o armamento enviado para o depósito do Porto.
42
Parecer da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército em relação ao rearmamento do exército.
43
Parecer da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre a aquisição de tecido para a confecção de capotes.
44
Mapa dos oficiais de artilharia empregados no Arsenal Real do Exército, assinado pelo coronel Carlos Julião, na qualidade de inspector.
45
Relação dos mestres e operários empregues nas oficinas das três repartições ou departamentos do Arsenal Real do Exército, assinado pelo coronel Carlos Julião na qualidade de inspector.
46
Informação do coronel Carlos Julião, inspector do Arsenal Real do Exército, referente a dois obuses com inscrições em francês e que se encontram no dito arsenal.
47
Ofícios do coronel Carlos Julião, inspector do Arsenal Real do Exército, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretario de estado da guerra, referindo-se à constestação que é alvo no dito arsenal.
48
Ofícios de Manuel Ribeiro Araújo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de estado da guerra, informando acerca da sua deslocação do Arsenal do Porto para o Arsenal Real de Lisboa.
49
Ofício do coronel Carlos Julião, inspector do Arsenal Real do Exército, informando ter-se afundado frente à Madre de Deus um barco carregado com 32 caixas de munições, capitaneado pelo arrais Joaquim mendes da Barraquinha.
50
Registo da correspondência do coronel Carlos Julião, inspector do Arsenal Real do Exército, antes de Manuel Ribeiro de Araújo.
51
Relatório da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, referindo as despesas inerentes à encomenda de fardamentos, de panos de linho e serafina.
52
Relatório sobre a organização do Arsenal Real de Lisboa e dos estabelecimentos dele dependentes.
53
Parecer da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército em relação ao fornecimento de tecidos pela fábrica de lanifícios da Covilhã.
54
Vantagens concedidas aos empregados civis do Arsenal do Exército.
55
Aviso (cópia) assinada por Francisco António de Paula de Ataíde, dando indicação no sentido de as requisições do tenente-coronel Bernardino Freire de Andrade, sejam prontamente atendidas.
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 9
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 9
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/09
Título
Caixa nº 9