Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
1
Relações das receitas e despesas feitas na fábrica do salitre no decorrer do mês de Janeiro de 1811, assinadas por José Arsénio Pinto, António José da Costa e Sousa e Luís Sequeira Oliva.
2
Ofícios do conde de Linhares para patriarca eleito de Lisboa, referentes às ordens do príncipe regente no sentido de serem avisados os governadores do Reino de Portugal e dos Algarves de que devem mandar receber o salitre do Malabar, proveniente do Brasil a bordo do navio "Santiago Maior".
3
Relação (cópia) dos géneros a importar de Inglaterra para consumo do Arsenal Real do Exército.
4
Relação nominal dos vendedores de géneros para o fornecimento dos arsenais reais do exército, assinada por João Lopes Ferraz.
5
"Relação dos dinheiros saídos do real erário para se aplicarem às despesas do Arsenal Real do Exército desde 15 de Setembro de 1808 até 31 de Dezembro de 1811".
6
"Descrição do modo por que se fazem os trabalhos e manufactura da pólvora na Real Fábrica de Barcarena, nestes últimos tempos até o actual Agosto de 1811".
7
"Relação dos rapazes que se acham com idade de serem postos a ofício".
8
Ofício de D. Miguel Pereira Forjaz para José Botelho Moniz da Silva, referente ao envio de 3 espingardas para serviço da princesa D. Maria Teresa.
9
Ofício de remessa assinado por D. Miguel Pereira Forjaz, cumprindo ordens do príncipe regente D. Pedro III, e dirigido a José Botelho Moniz da Silva da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, enviando exemplares da Portaria de 20 de Abril pela qual se mandam criar mais 6 batalhões de caçadores.
10
Nota (cópia) de Manuel Ribeiro de Araújo, comunicando a ocorrência de furto de material no Parque de Santa Clara, em Lisboa, segundo factos relatados verbalmente pelo major José Caetano Guimarães, encarregado da inspecção do parque.
11
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo para D. Miguel Pereira Forjaz sobre novo invento de João Pedro de Oliveira, que consiste em carregar peças de fácil manejo com muitos cartuxos, ao mesmo tempo.
12
Relação das diferentes existências no Arsenal Real do Exército, relativas a correames, munições, fardamentos, ferramentas e petrechos de campanha, de acordo com o aviso régio de 6 de Outubro de 1812.
13
Ofício de José Botelho Moniz da Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, sobre paradeiro de cofre retirado por Luyt, no tempo das invasões francesas, do Arsenal Real do Exército e supostamente levado para o palácio do marquês de Pombal.
14
Ofício da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, Francisco António de Paula de Ataíde, José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Álvares, sobre o envio para Lamego de fardamento pertencente ao Regimento de Infantaria Nº 12 e, posteriormente, para Viseu.
15
Ofício da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o cumprimento do régio aviso de 14 de Setembro de 1810, remetendo a lista das pessoas, tanto militares como civis, empregadas no trem da praça de Elvas, assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, José Botelho Moniz da Silva e Luís Dias Pereira.
16
Exposição de José Acúrsio das Neves, desembargador deputado, secretário da Real Junta do Comércio, para João António Saber de Mendonça, sobre o estado das fábricas de sedas do reino.
17
Requerimentos de José Barbosa de Amorim, primeiro director da Real Fábrica das Sedas e Obras de Águas Livres para D. Miguel Pereira Forjaz, para que os oficiais, actualmente a cumprir o serviço militar, sejam dispensados do mesmo de modo a poderem regressar ao desempenho das suas funções profissionais na real fábrica, dado fazerem falta.
18
Ofício de Luís de Sequeira Oliva para D. Miguel Pereira Forjaz solicitando a tomada de providências para poder assegurar a continuação do funcionamento da Real Nitreira de Moura.
19
Ofícios assinados por B. Durdan para Manuel Ribeiro de Araújo, solicitando informações sobre quantidades de pólvora fabricadas na Real Fábrica de Barcarena, de acordo com o pedido formulado pelo marechal Beresford.
20
Ofício de D. José Bonifácio de Andrade e Sá sobre o destacamento necessário para assegurar o bom funcionamento da Real Fábrica da Foz do Alge, bem como sobre outros assuntos relativos à fábrica.
21
Requerimento de Helena Frizoni Nerdier dirigido a sua alteza real solicitando que a casa e as instalações da fábrica de fiação de algodão sita em Tomar, de que é proprietária, sejam isentas de aquartelamento de tropas.
22
Requerimento dos fabricantes de saragoças da Vila de Redondo e da Aldeia de S. Miguel de Maxede, próximas da cidade de Évora, pedindo a isenção do serviço militar dos seus empregados.
23
Requerimento de António Gabriel Pessoa de Amorim, porta bandeira de cavalaria do corpo dos voluntários reais do comércio, pedindo a sua demissão do serviço militar, a fim de poder ocupar-se da administração da Fábrica de Lanifícios da Covilhã, dado o falecimento do sogro Simão Pereira da Silva, dono e administrador da fábrica.
24
Nota de remessa de requisição de Reboredo Ramos, director da Fábrica de Cortumes da Junqueira, em Lisboa, pela qual é solicitado à Real Fábrica da Pólvora de Alcântara o envio de pedra para o engenho de moer casca de sobro.
25
Requerimento de Francisco José de Almeida, médico do Príncipe Regente D. Pedro III, solicitando a isenção de recrutamento dos empregados da Fábrica de Estamparia em Sacavém.
26
Requerimento dos mestres e artífices alemães que se encontram a trabalhar no Arsenal Real do Exército, solicitando melhoria de condições na assistência a doenças.
27
"Mapa do Arsenal Real de Santa Clara, da 1ª semana do corrente mês de Julho de 1811".
28
Mapas dos mestres, contramestres, oficiais e mais pessoas empregadas nas oficinas do Arsenal Real do Exército, em que se vê também a importância total dos salários vencidos nas mesmas oficinas, tudo relativo aos meses de Janeiro a Dezembro de 1811, assinados por Manuel Ribeiro de Araújo.
29
Observações sobre nota assinada pelo coronel José Maria de Moura e remetida a D. Miguel Pereira Forjaz pelo general da província de Trás-os-Montes, relativa às peças de armamento fabricado no trem e utilizado nas praças de Vila Real e Chaves e valores a considerar na Fazenda Real.
30
Relatório elaborado pelo Brigadeiro Baltazar José Vaz Barreiros e enviado a D. Miguel Pereira Forjaz, relativo à inspecção levada a cabo no Arsenal Real do Exército e suas dependências, ao aumento da obra em cada uma das oficinas e à conservação dos diferentes artigos e géneros aí produzidos.
31
Requerimento da direcção da Real Fábrica das Sedas e Obras das Águas Livres, assinado por Cipriano Ribeiro Freire, José Barbosa de Amorim, José A. das Neves e José António de Sá, dirigido a sua magestade o rei D. João VI, pedindo a isenção de recrutamento dos operários da fábrica, invocando ao parágrafo 7º dos estatutos, ratificado pelo alvará régio de 6 de Agosto de 1757 [D. José I].
32
Requerimento de José Nunes Vizeu, proprietário da Fábrica de Lanifícios de Cascais, solicitando isenção de serviço militar dos empregados da fábrica.
33
Requerimento de José Nunes Vizeu, proprietário da Fábrica de Lanifícios de Cascais, solicitando autorização para se deslocar a Inglaterra para tratar de assuntos relacionados com a laboração da fábrica.
34
Consultas da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinadas por Manuel Ribeiro de Araújo, José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira, Luís Dias Pereira, Francisco António de Paula de Ataíde, entre outros, relativas à aquisição, manufactura, distribuição e custos de artigos e materiais relacionados com fardamentos destinados aos corpos do exército.
35
Consulta da Real Junta da Fazenda dos Arsenais Reais do Exército, assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira, Francisco António de Paula de Ataíde e Joaquim Zeferino Teixeira, sobre o cumprimento do régio aviso de 27 de Fevereiro de 1812 relativo a requerimento de José Rodrigues da Costa, fiel da ferramenta da obra principiada junto à Torre de Belém, pelo qual solicita o pagamento de verba em dívida.
36
Consulta da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, Francisco António de Paula de Ataíde, José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares, sobre defeitos encontrados nas balas fabricadas na Fábrica da Foz do Alge.
37
Parecer da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre uma representação da Junta do Porto para que seja paga a Luís José Antunes Braga a importância que se acha em dívida relativa a fornecimento de fazendas destinadas ao exército.
38
Parecer da Junta da Fazenda do Arsenal da cidade do Porto sobre aquisição de pólvora para aquele arsenal, assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira, Francisco António de Paula de Ataíde, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares.
39
Processos, provenientes da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativos à aquisição, manufactura e distribuição de material diverso destinado aos corpos do exército, assinados por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira, Cristóvão Teixeira Álvares, José Botelho Moniz da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira, entre outros.
40
Parecer do Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira, Francisco António de Paula de Ataíde, José Botelho Moniz da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira, sobre requerimento de alguns oficiais de artilharia, empregados no Arsenal Real do Exército, pedindo dinheiro para renda de casas.
41
Requerimento de Manuel Ribeiro Pinto, proprietário da Fábrica de Sola e Cortumes das Águas Livres, em Lisboa, para que a direcção da fábrica passe a ser assumida pelo seu filho, Joaquim Ribeiro Pinto.
42
Parecer da direcção da Real Fábrica das Sedas e Obras das Águas Livres, assinado por Cipriano Ribeiro Freire, José António de Sá, José A. das Neves e José Barbosa de Amorim, sobre a necessidade da presença permanente de um guarda, do corpo das guardas da corte, nos moldes anteriormente praticados.
43
Parecer da direcção de Real Fábrica das Sedas e Obras de Águas Livres, assinada por José A. das Neves e José Barbosa de Amorim, sobre requerimento de António Jacinto da Silva Eloy, mestre na Real Fábrica e José Maria da Silva, empregado do armazém, solicitando isenção dos respectivos serviços militares.
44
Requerimento de Cravalho & Companhia, proprietários da Real Fábrica de Alcobaça, solicitando isenção do serviço militar do empregado Domingos Carlos.
45
Requerimento de Cristiano Daniel Venques, proprietário de uma fábrica de chitas sita em Pedrouços, solicitando a isenção do serviço militar de Manuel Ribeiro, mestre da fábrica.
46
Ofício de António José Fernandes Boussinho, comerciante da praça da cidade do Porto, apresentando proposta para estabelecer uma fábrica de armas de fusil e brancas nessa cidade.
47
Correspondência de Plácido José Gomes, proprietário de fábrica de telha e tijolo em Alhandra, solicitando que a embarcação destinada ao transporte de lenha para os fornos da fábrica seja desembargada.
48
Requerimento de Henrique Aurin e João Pedro Fesche, artífices alemães exercendo as funções de amolador e espadeiro, no Arsenal Real do Exército, solicitando o abono de víveres que se encontra por pagar há cerca de 4 meses.
49
Requerimento de Anselmo Fernandes Simões sobre necessidade de compra, de uma folha de sabre de determinadas dimensões, ao Arsenal Real do Exército de espadeiros alemães, únicos fabricantes deste tipo de material.
50
Aviso do Príncipe Regente D.Pedro III ordenando a suspensão do desconto da décima aos espingardeiros alemães, assinado por D. Miguel Pereira Forjaz e dirigido José Botelho Moniz da Silva.
51
Ofício assinado pelo marquês de Alorna dando instruções no sentido de serem facultados carros das obras públicas e auxílio ao capitão Mateus para o transporte de bronze do Arsenal Real do Exército.
52
Consultas da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o cumprimento e execução do régio aviso de 1 de Abril de 1812, relativo à recepção de balas de artilharia feitas na fábrica de Figueiró dos Vinhos, assinados por Manuel Ribeiro de Araújo, Francisco António de Paula de Ataíde, Luís Dias Pereira, José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares.
53
Consulta da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre representação do desembargador José Bonifácio de Andrade, pedindo mais dinheiro, para além do que já lhe tinha sido adiantado, à conta da importância das balas da Fábrica da Foz do Alge, assinado por Luís Dias Pereira, Francisco António de Paula Ataíde e Joaquim Zeferino Teixeira
54
Consulta da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército relativa ao estado do trabalho das fábricas do Arsenal Real do Exército, assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, Francisco António de Paula de Ataíde e Joaquim Zeferino Teixeira.
55
Consulta da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, em cumprimento do régio aviso de 9 de Maio de 1812, assinada por Luís Dias Pereira, Francisco António de Paula de Ataíde, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares.
56
Consulta da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o cumprimento do Aviso de 10 de Agosto de 1812, referente a compra de material a Pedro Lhano de Ciudad Rodrigo, assinado por Luís Dias Pereira, Francisco António de Paula de Ataíde, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares.
57
Consulta da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre diversas representações do director do trem de Vila Real relativas à falta de dinheiro e providências por ele propostas para benefício desse trem e demais sitos no Algarve, assinada por Francisco António de Paula de Ataíde, Manuel Ribeiro de Araújo e Joaquim Zeferino Teixeira.
58
Relações nominais dos empregados dos Arsenais Reais do Exército e suas dependências, de acordo com o régio aviso de 5 de Maio de 1812.
59
Relação nominal dos empregados do trem de Coimbra, assinado pelo 2º tenente José Cardoso de Menezes, director.
60
Relação nominal dos empregados no trem de Vila Real de Trás-os-Montes, assinada pelo major graduado Manuel Dias da Silva, director.
61
Relação nominal dos empregados no trem da praça de Almeida, assinada pelo sargento mor Paulo Fernandes da Rocha, director.
62
Relação nominal dos empregados no trem de artilharia da praça de Abrantes, assinada pelo coronel Caetano António de Almeida, comandante de artilharia.
63
Relação nominal dos empregados no trem de Valença do Minho, assinada pelo major Manuel António Mourão, director.
64
Relação nominal dos empregados no trem de Faro, assinado pelo inspector.
65
Ofício de remessa da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército de representação da Junta do Porto onde constam os artigos existentes no almoxarifado daquela junta e trem do Ouro, enviados para o Arsenal Real do Exército, assinado por Francisco António de Paula de Ataíde, José Botelho Moniz da Silva e Luís Dias Pereira .
66
Consulta e parecer da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinados por Manuel Ribeiro de Araújo, Francisco António de Paula de Ataíde, Joasé Botelho Moniz da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira, sobre requerimento de António Nunes dos Santos, impressor do quartel general do exército.
67
Relação nominal dos empregados no trem do Ouro, Porto, assinada por Manuel José da Silva e Sousa.
68
Relação nominal dos empregados militares e civis no trem da praça de Elvas, assinada por Joaquim José de Alcântara.
69
Consulta da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, Luís Dias Pereira e Joaquim Zeferino Teixeira, sobre a representação de 15 de Dezembro de 1812 dos administradores das reais fábricas.
70
Portaria declarando o régio aviso referente à representação feita ao governo do reino pelos artífices do Arsenal Real do Exército que foram despedidos, assinada por D. Miguel Pereira Forjaz e rubricada pelos membros da Real Junta da Fazenda do Arsenal Real do Exército.
71
Aviso régio ordenando as providências a tomar para reduzir a despesa com as férias do Arsenal Real do Exército, assinado por D. Miguel Pereira Forjaz, dirigido a José Botelho Moniz da Silva e rubricado pelos restantes membros da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército.
72
Portaria nomeando António Honorato de Caria e Moura, ajudante do inspector das oficinas do Arsenal Real do Exército, e encarregando-o da execução das ordens do conde da Rocha, relativas à fundição da moeda de bronze, assinada por D. Miguel Pereira Forjaz, dirigida a José Botelho Moniz da Silva e rubricada pelos restantes membros da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército.
73
Portaria relativa a instruções a dar ao tesoureiro para que, nas despesas miúdas da Real Junta do Arsenal do Exército, seja dispensada a utilização de selo nos pagamentos por procuração, assinada pelo conde de Redondo e dirigida a José Botelho Moniz da Silva.
74
Portaria deliberando o aumento de oito para dez contos de réis da consignação destinada à compra de géneros para o Arsenal Real do Exército, sendo o acréscimo de dois contos aplicado no pagamento das saragoças do Redondo, até final da dívida e, posteriromente, com outras aplicações, assinado por D. Miguel Pereira Forjaz, dirigido e José Botelho Moniz da Silva e rubricado pelos restantes membros da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército.
75
Portaria (cópia) pela qual é extinto o trem de Estremoz e manda remeter para Elvas todas as ferramentas e utensílios e para o Arsenal de Lisboa os arreios e diversos artigos, assinada por D. Miguel Pereira Forjaz e dirigida a José Botelho Moniz da Silva.
76
Portaria (cópia) pela qual são suprimidos os trens de Chaves e Bragança, sendo ordenado à Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército que mande fazer inventários e proceda à distribuição das existências pelo trem de Vila Real e pelo Real Arsenal do Porto, assinado por D. Miguel Pereira Forjaz e dirigida a José Botelho Moniz da Silva.
77
Aviso régio referente à colocação dos cofres do Arsenal Real do Exército, assinado por D. Miguel Pereira Forjaz, dirigido a José Botelho Moniz da Silva e rubricado pelo restantes membros da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército.
78
Decreto Régio pelo qual é suprimido o trem de Lagos e ordena sejam inventariados todos os géneros e fazê-los recolher ao Arsenal Real do Exército acompanhados dos livros e documentos, assinado por D. Miguel Pereira Forjaz, dirigido a José Botelho Moniz e rubricado pelos restantes membros da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército.
79
Portaria incumbindo a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército de contabilizar a despesa que se faz com o fabrico da moeda de bronze, assinada por D. Miguel Pereira Forjaz e Joaquim da Costa e Silva.
80
Decreto Régio relativo à forma como devem ser pagos os géneros destinados ao fardamentro das tropas, fornecidos pelas fábricas da Covilhã e de Portalegre aos armazéns dos arsenais reais do exército, assinado por D. Miguel Pereira Forjaz, dirigido a José Botelho Moniz da Silva e rubricado pelos restantes membros da Real Junta da Fazenda do Arsenal Real do Exército.
81
Portaria (cópia) autorizando a admissão de pessoal necessário à execução de obras e trabalhos em curso nas oficinas do Arsenal Real do Exército, assinado por D. Miguel Pereira Forjaz e dirigido a José Botelho Moniz da Silva.
98
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo para D.Miguel Pereira Forjaz sobre os requerimentos de Stichling e Companhia para enviar armas para os diferentes postos do Brasil e África.
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 13
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 13
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/13
Título
Caixa nº 13