Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
1
"Relação dos mestres oficiais e famílias da Companhia dos Artífices Alemães do Arsenal Real do Exército que querem ir para o Brasil".
2
"Certidão do registo do aviso que se mandou expedir aos generais das Províncias para se não perturbarem as conduções do Real Contrato do Trabalho e Saboeiras do Reino".
3
Ordem (cópia) para que António Caetano Gomes de Carvalho, apontador das oficinas, aponte aos artífices alemães do mesmo modo que são apontados os operários portugueses.
4
"Relações nominais dos oficiais de Artilharia em exercício no Arsenal Real do Porto e Trem da Ribeira do Ouro", assinadas pelo sargento-mor Martinho António Cardoso Rebelo de Menezes, inspector interino.
5
Requerimento de Luis Guedes Vilhegas Quinhones Matos Cabral, cabo de esquadra do Regimento de Artilharia de Goa, solicitando a sua promoção a sargento, com exercício no Arsenal Real do Exército.
6
"Relação dos artífices que se propõem ir para os arsenais novamente criados no Rio de Janeiro por ordem de Sua Alteza Real, cujos têm recebido ajuda de custo", assinada por Francisco Inácio de Sequeira Nobre.
7
"Relação dos operários do Arsenal Real do Exército que, na conformidade do aviso datado de 5 de Dezembro de 1809, devem partir para o Arsenal Real do Rio de Janeiro".
8
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo dirigido a D.Miguel Pereira Forjaz relativo à cedência de caldeiras do Arsenal Real do Exército para uma nova fábrica projectada em Moura.
9
"Relação das pessoas empregadas na Real Fábrica do Refino do Salitre em Alcântara", assinada por João Nicolau Codina.
10
"Relação de todas as pessoas que presentemente se ocupam nos diferentes trabalhos respectivos à Real Fábrica da Pólvora de Barcarena, com declaração dos seus empregos e vencimentos" assinada por José Duarte Madeira.
11
Pareceres da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o fornecimento de artigos de fardamento feito pelas Fábricas de Lanifícios da Covilhã ao Exército.
12
"Mapa demonstrativo de toda a entrada e saída dos armazéns do Arsenal Real do Exército dos géneros e obras relativos a fardamento, desde 8 de Setembro de 1808 até 11 de Março de 1809", assinado por Vitorino António Nogueira.
13
Requerimento dirigido pelos fabricantes de saragoças da Vila de Redondo a Rainha D. Maria I, dando conhecimento dos problemas com que se debatem.
14
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativo a aquisição de material.
15
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativo ao fornecimento de artigos de fardamento aos corpos militares.
16
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativo ao requerimento apresentado por Genoveva Rosa, viúva de Jacinto Xavier da Silva, mestre espingardeiro da casa de Bragança e do Arsenal Real do Exército, solicitando uma parte do jornal que vencia o seu defunto marido.
17
Pareceres de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre os requerimentos apresentados por Ricardo José Gomes e Baltazar Gomes da Silva, solicitando o pagamento pelo produto do Cofre da Pólvora dos semestres que lhes são devidos, para pagamento das casas que habitam.
18
"Relação das alterações que, nos meses de Janeiro a Junho de 1809, tiveram no seu vencimento os artífices soldados e paisanos ao serviço do Parque na vila de Santarém", assinada por Manuel Ribeiro de Araújo.
19
"Conta da Junta da Fazenda do Arsenal da cidade do Porto relativa à entrada e saída da pólvora naquele Arsenal, às vendas que se fizeram deste género e às remessas de dinheiro para o Arsenal Real do Exército".
20
Parecer de Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento apresentado por Francisco José da Silva e Abreu, pedindo um lugar de praticante na Contadoria do Arsenal.
21
Parecer de Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento apresentado por José Rodrigues da Costa, fiel da ferramenta da obra, que no tempo do governo francês se construía junto à Torre de Belém, pedindo o pagamento de salários atrasados.
22
"Folha da despesa feita na Real Carvoaria das Rilvas, no mês de Setembro de 1809" (cópia), assinada por Joaquim Zeferino Teixeira.
23
"Relação das pessoas que, em virtude da Resolução de 27 de Setembro de 1805 e Aviso de 9 de Janeiro de 1806, ficaram percebendo metade dos jornais que venciam na Fábrica da Pólvora de Barcarena seus maridos, pais ou irmãos, os quais pereceram nos incêndios da dita Fábrica " (cópia), assinada por Joaquim Zeferino Teixeira.
24
Relação da "Folha dos pagamentos que deve fazer o tesoureiro do Cofre da Pólvora" (cópia), assinada por Joaquim Zeferino Teixeira.
25
Ofício assinado por Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativo ao Aviso Régio em que se ordena a remessa de uma cópia do inventário a que se procedeu no Arsenal do Porto, nos finais de 1808.
26
Relação das letras que se acham no Cofre da Pólvora e nome de quem as deve pagar, assinada por José Joaquim da Costa.
27
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o ofício do Inspector das Tesourarias relativo à conta da despesa feita com as unidades socorridas pela Inglaterra.
28
"Mapa dos géneros recebidos e dispendidos na Recebedoria de Tomar de 24 de Março a 31 de Julho de 1809, extraído das contas do mesmo recebedor", assinado por Joaquim Zeferino Teixeira.
29
"Relação formada pelos livros e memórias do almoxarifado dos géneros entrados no Arsenal Real do Exército vindos de Inglaterra, entre 2 de Março e 1 de Setembro de 1809", assinada por Joaquim Zeferino Teixeira.
30
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativo ao requerimento apresentado pelos artífices da Companhia de Artífices Alemães do Arsenal Real do Exército, solicitando o pagamento em moeda metálica dos jornais em dívida.
31
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre os anos de serviço que devem ter os mestres e contramestres do Arsenal Real do Exército para que suas viúvas e filhos tenham direito a pensão que a Régia Piedade lhes tem concedido.
32
Parecer de Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento apresentado por Francisco Manuel de Campos solicitando a sua nomeação para o cargo de secretário da Real Junta.
33
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento apresentado por José Diogo de Bastos, negociante pedindo que lhe seja concedida a troca da pólvora inglesa que tem nos Reais Depósitos por pólvora nacional.
34
Ofício assinado por José Botelho Moniz da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativo à conta da despesa do cotejo e provimento do Arsenal Real do Exército e laboração das suas oficinas.
35
Parecer de Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o provimento do lugar de escriturário do registo da porta do Pátio da Pólvora por Luis António Pinheiro, vago pelo falecimento de José Eusébio da Mata.
36
Parecer de Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativo à falta de dinheiro para aquisição de prata destinada aos punhos das espadas dos oficiais inferiores.
37
Parecer de José Botelho Moniz da Silva e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento apresentado por Manuel José de Carvalho, pedindo que seja confirmado no lugar de escrivão do almoxarifado do Trem de vila de Viana, para o qual fora nomeada a Junta da Fazenda do Arsenal do Porto.
38
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento de José Caetano Guimarães, comandante da Companhia de Artífices de Santarém, a solicitar o pagamento de vencimentos.
39
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, referente à petição de Luis Antunes Pinheiro, mestre correeiro, de autopromoção.
40
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, respeitante ao pedido da Junta da cidade do Porto de continuar a receber as consignações mensais auferidas antes da invasão das tropas francesas.
41
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, respeitante ao pedido da Junta da cidade do Porto para continuar as suas sessões só com dois deputados.
42
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, respeitante à satisfação de todas as requisições feitas pelo tenente-general encarregado da defesa do Partido da cidade do Porto.
43
Pareceres de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre as providências tomadas para evitar os descaminhos e delapidações que se fazem à Real Fazenda nas oficinas do Arsenal Real do Exército.
44
Parecer de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula de Ataíde, membros da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativo ao franqueamento dos armazéns do Arsenal Real do Porto ao comandante do Regimento de Artilharia 1 e satisfação dos seus pedidos.
45
Ofício (minuta) do marechal Beresford relativo ao corte de madeira em Abrantes para construção de plataformas.
46
"Relação dos oficiais e oficiais inferiores de Artilharia que se acham empregados no Trem da mesma direcção", assinado pelo sargento-mor de Artilharia José Marques Pervel, director.
47
"Mapa dos indivíduos militares que têm exercício no Arsenal da Praça de Elvas", assinado pelo tenente-coronel Joaquim José de Alcântara, director.
48
Correspondência entre D. Miguel Pereira Forjaz, José Bonifácio de Andrade e Luis de Siqueira Oliva sobre o lucro da exploração do salitre em Moura e a instalação da Real Vitreira.
49
"Receita das despesas feitas no estabelecimento da Fábrica do Salitre de Moura entre Julho e Novembro de 1809", assinada por Luis de Siqueira Oliva.
50
Recibos assinados por João Nicolau Codina respeitantes ao salitre entregue na Real Fábrica do Refino de Salitre em Alcântara.
51
Relações respeitantes a contas correntes dos artífices alemães.
52
"Relações do armamento que se consertou na Oficina de Espingardeiros no Arsenal Real do Exército entre Março e Novembro de 1809", assinadas por Francisco António de Paula de Ataíde e Joaquim José de Oliveira.
53
Exposição dos administradores da Fábrica de Lanifícios da Covilhã sobre a impossibilidade de fabricarem tecido para fardamento.
54
Exposições dos sócios das Reais Fábricas de Lanifícios da Covilhã e Fundão contra o ministro superintendente das Fábricas, queixando-se de embargos no fabrico de panos para fardamentos.
55
Portaria (cópia) determinando que a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército forneça todas as munições e demais objectos que forem pedidos pelo tenente-coronel António de Noronha, para defesa da capital e Península a Sul do Tejo.
56
Documento em falta, detectado em 20 de Maio de 2003.
57
Portaria (cópia) insturindo a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército a proceder ao fornecimento das munições de guerra que forem requisitadas para os parques de Artilharia pelo brigadeiro António Teixeira Rebelo, inspector de Artilharia.
58
Avisos assinados por Francisco António de Paula de Ataíde, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativos ao fornecimento de barretins para a tropa.
59
Aviso determinando que a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército emita as ordens necessárias para a reorganização da Junta do Arsenal do Porto.
60
Directiva (cópia) assinada por Francisco António de Paula de Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o serviço nas oficinas do Arsenal do Exército.
61
Portaria (cópia) dando instruções à Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército para que o fornecimento de artigos para os quartéis seja feito directamente ao sargento-mor Duarte José Fava, que administra a respectiva repartição.
62
Portaria determinando que o tesoureiro da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército desconte décima nos pagamentos de ajudas de custo, gratificações, salários e pensões e remeta o produto ao Real Erário.
63
Documento em falta, detectado em 20 de Maio de 2003.
64
Portaria (cópia) dando instruções sobre as relações e mapas das armas consertadas no Arsenal Real do Exército, os géneros oferecidos, a escrituração dos livros do almoxarifado e de receita e despesa dos pagadores.
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 10
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 10
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/10
Título
Caixa nº 10