Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
1
Correspondência entre Manuel Ribeiro d'Araujo, António de Paula do Atayde, Luís Dias Pereira, Joaquim Zeferino Teixeira, José Botelho e Monis da Silva e Cristovão Teixeira Álvares, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre pedidos de provimento de lugares vagos no Arsenal Real do Exército e outras dependências.
2
Correspondência de Luís Dias Pereira, Francisco António de Paula do Ataíde, José Botelho e Monis da Silva, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para Joaquim Zeferino Teixeira e Cristovão Teixeira Álvares sobre os processos de remessa de quatro contos de reis para o Trem de Elvas, destinados à sua defesa.
3
Relação sobre os "espingardeiros alemães existentes no Arsenal".
4
Ofício de Manuel Ribeiro d'Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva sobre o atraso dos pagamentos do porteiro da Real Fábrica do Refino, em Alcântara.
5
Correspondência de Manuel Ribeiro d'Araújo e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira sobre pedidos de aumento de vencimento dos operários do Laboratório Fulminante do Arsenal Real.
6
Correspondência de Manuel Ribeiro d'Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do exército, para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira sobre o arranjo do escaler do Trem do Ouro.
7
Aviso (cópia) assinado por D. Miguel Pereira Forjaz e destinado a Sebastião Correia de Sá sobre as condições para o estabelecimento de uma fábrica de armas.
8
Contrato (cópia) assinado pelo conselheiro da Guerra de sua majestade prussiana e Joaquim Zeferino Teixeira, da Contadoria dos Arsenais Reais do Exército, para a vinda de artífices espingardeiros alemães.
9
Correspondência de Franscisco António de Paula do Ataíde e Manuel Ribeiro d'Araújo, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares, sobre os ordenados em atraso na Junta da Fzenda do Arsenal da Cidade do Porto.
10
Aviso de Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira, sobre o número de bois indispensáveis para o serviço do Arszenal do Exército.
11
Aviso de Manuel Ribeiro d'Araújo e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre pedido do sargento de artilharia João da Silva, do Arsenal do Porto, para que lhe sejam pagos os soldos.
12
Parecer de Francisco António de Paula do Ataíde, Luís Dias Pereira, Manuel Ribeiro d'Araújo, José Botelho e Monis da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre os pedidos dos empregados do Arsenal do Exército e dependências.
13
Correspondência de Manuel Ribeiro d'Araújo, Luís Dias Pereira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares sobre pedidos de dispensa dos operários e materiais para a construção de carros de bagagem para o exército inglês.
14
Aviso de Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira sobre o número, funções e remunerações dos trabalhadores do Arsenal do Exército e suas dependências.
15
Aviso de Manuel Ribeiro d'Araújo e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para Joaquim Zeferino Teixeira dando conta de dúvidas sobre o ordenado do tesoureiro do cofre do Arsenal por este ser também o pagador.
16
Correspondência de Manuel Ribeiro d'Araújo, Luís Dias Pereira, Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para Joaquim Zeferino Teixeira sobre o pedido de gratificação do sargento de artilharia Cristóvão Tomás.
17
Parecer de Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira sobre a proposta de criação de lugares de fiel e escriturário apontador do Trem de Coimbra.
18
Correspondência de Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira sobre os pedidos de aumento salarial dos operários do Arsenal do Exército.
19
Parecer de Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira sobre o pedido da mulher de operário destacado para receber pelo Arsenal.
20
Parecer de Manuel Ribeiro d'Araújo e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva e Luís Dias Pereira sobre o pedido do escrivão dos suprimidos armazéns de Estremoz para que lhe sejam pagos os soldos.
21
Relação dos oficiais militares do Arsenal que receberam gratificação para casas, assinada por Manuel Ribeiro d'Araújo, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
22
Parecer de Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para Manuel Ribeiro d'Araújo, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares sobre pedidos de pagamentos.
23
Relação dos operário que por doença ou idade não podem fazer trabalho que justifique o ordenado que recebem, assinada por Manuel Ribeiro d'Araújo.
24
Relação dos soldados e oficiais inferiores do Trem de Estremoz, assinada pelo sargento-mor de Artilharia Francisco Marques Pervel, director.
25
Relação dos soldados e oficiais inferiores do Trem de Vila Real, assinada pelo major Manuel Dias da Silva, director.
26
Relação dos soldados e oficiais inferiores do Trem de Faro, assinada pelo primeiro-tenente de Artilharia António Pedro Brujes, director.
27
Relação dos soldados e oficiais inferiores do Trem de Coimbra, assinada pelo segundo-tenente José Cardoso Meneses.
28
Relação dos soldados e oficiais inferiores do Trem de Abrantes, assinada pelo coronel Caetano António de Almeida, comandante de Artilharia.
29
Relação dos soldados e oficiais inferiores do Trem da Ribeira do Ouro e do Arsenal da Cidade do Porto, assinada pelo sargento-mor Martinho António Cardoso Rebelo Meneses, inspector.
30
Relação dos soldados e oficiais inferiores do Trem de Lagos, assinada pelo sargento-mor de Artilharia António Ferreira da Silva.
31
Relação dos soldados e oficiais inferiores do Trem de Valença, assinada pelo major Manuel António Mourão, director.
32
Relação dos soldados e oficiais inferiores do Arsenal Real do Exército, assinada pelo sargento-mor José Caetano Joaquim, comandante.
33
Relação dos empregados da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
34
"Relação dos oficiais e oficiais inferiores adidos à inspecção das oficinas do Arsenal Real do Exército", assinada por manuel Ribeiro d'Araújo, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
35
Relação dos empregados do Trem de Vila Real e exposição sobre a falta de dinheiro no mesmo Trem.
36
Parecer de Manuel Ribeiro d'Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva sobre o provimento de um lugar de escriturário da porta do Parque de Santa Clara.
37
Relação das receitas e despesas do Arsenal Real do Exército e do Cofre da Pólvora referente ao ano de 1811, assinada por Joaquim Zeferino Teixeira.
38
Aviso de envio do orçamento das despesas do Arsenal Real do Exército e dos Trens das províncias, assinado por Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira.
39
Aviso de Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira, sobre as férias dos Trens de Elvas, Estremoz e Coimbra.
40
Relação dos lugares vagos no Arsenal Real do Exército para que se faça promover o pronto expediente, assinada por Manuel Ribeiro d'Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares.
41
Parecer de Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para Manuel Ribeiro d'Araújo e Joaquim Zeferino Teixeira sobre o valor dos fretes dos navios ao serviço do Arsenal.
42
Correspondência de Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva, Joaquim Zeferino teixeira e Cristóvão teixeira Álvares sobre o pagamento de despesas dos Trens até ao final de Abril.
43
Aviso de Manuel Ribeiro d'Araújo e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva, Luís Dias Pereira e Cristóvão teixeira Álvares sobre os deputados que devem assistir à entrada das mercadorias compradas pelo Arsenal e sobre os que devem delegar a função.
44
Parecer de Manuel Ribeiro d'Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira sobre o pedido de Diogo Ratton para que se deixe livre para cultivo o seu paúl de Santo António.
45
Relação dos trabalhos em oficinas do Arsenal e orçamento de despesa, assinada por Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército e dirigida a José Botelho e Monis da Silva e Luís Dias Pereira.
46
Aviso de Manuel Ribeiro d'Araújo e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares sobre os pagamentos do Arsenal de obras militares.
47
Aviso de Manuel Ribeiro d'Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para Joaquim Zeferino Teixeira pedindo ordem para se aceitarem no correio as porções de dinheiro a remeter aos Trens sem pagar prémio de seguro.
48
Parecer de Manuel Ribeiro d'Araújo e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares sobre o fabrico de peças de artilharia de calibre nove.
49
Relação, de Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, dos ordenados e tenças de homens e mulheres do Arsenal.
50
Aviso de Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para Joaquim Zeferino Teixeira sobre a admissão de operários nas oficinas do Arsenal.
51
Aviso de manuel Ribeiro de Araújo e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira solicitando envio de documentos.
52
Parecer de Manuel Ribeiro d'Araújo e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para Luís Dias Pereira e Cristóvão Teixeira Álvares sobre o pagamento em metal das verbas adiantadas pelo director do Trem de Almeida.
53
Aviso de Luís Dias Pereira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares sobre o pagamento dos operários, militares e paisanos da Praça de peniche.
54
Aviso de Manuel Ribeiro d'Araújo, Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira nomeando novo fiel dos Armazéns das Munições de Guerra da Praça de Elvas.
55
Parecer de Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares sobre o pedido de pagamento de soldos vencidos pelo fiel do Almoxarifado do Trem de Almeida.
56
Relação de soldados e oficiais inferiores artífices do Trem de Bragança, assinada pelo capitão Benedito Soares Madureira Feijó, director.
57
Parecer de Manuel Ribeiro d'Araújo e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva e Joaquim Zeferino Teixeira sobre o pedido do desembargador Sebastião Correia de Sá para a atribuição do pessoal necessário ao cumprimento das suas funções.
58
Parecer de Manuel Ribeiro d'Araújo e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva, Luís Dias Pereira e Cristóvão teixeira Álvares sobre o pagamento de despesas da viagem de Lisboa ao Algarve efectuada por Dionísio José Tomás de Melo Cunha.
59
Parecer de Luís Dias Pereira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para José Botelho e Monis da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Cristóvão Teixeira Álvares sobre a verba na posse de José de Freitas, tesoureiro da obra do Trem de Vila Real, que deve reverter para a Real Fazenda.
60
Parecer de Joaquim Zeferino Teixeira e Francisco António de Paula do Ataíde, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para Manuel Ribeiro d'Araújo, Luís Dias Pereira e Cristóvão Teixeira Álvares sobre o pedido de Manuel José Lobo, escrivão do Almoxarifado da Praça de Faro, para que lhe sejam pagos os ordenados.
61
Correspondência de carolina Rohtenbergen, viúva de João Gottfrit Rohtenbergen, para que o Arsenal Real do Exército lhe paga as verbas devidas.
62
Correspondência relativa a verbas e contrato entre João Jorge Winkler, artífice alemão, e o Arsenal Real sobre as verbas em dívida.
63
Aviso de José Botelho e Monis da Silva a mandar suspender a fundição de moeda de bronze.
64
Portaria (cópia) e aviso (cópia) assinados por D. Miguel Pereira Forjaz e Gregório Gomes da Silva sobre a extinção da Junta da Fazenda do Arsenal do Porto e nomeação de Sebastião Correia de Sá para fiscalizar o processo.
65
Portaria (cópia) de D. Miguel Pereira Forjaz e José Botelho e Monis da Silva sobre os pagamentos a João António Xavier por fornecimentos ao Exército.
66
Aviso assinado por Cristóvão Teixeira Álvares determinando quais os deputados da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército devem assistir à entrada de géneros e como pode ser delegada essa obrigação.
67
Portaria de Cristóvão Teixeira Álvares ordenando à Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército que pague os ordenados aos empregados do Arsenal.
68
Aviso de D. Miguel Pereira Forjaz e José Botelho e Monis da Silva para a admissão pelo Arsenal de indivíduos que sirvam no Exército.
69
Aviso de D. Miguel Pereira Forjaz e José Botelho e Monis da Silva para que a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército admita mais operários para que possa satisfazer as precisões do comandante-geral da Artilharia do Reino.
70
Portaria de D. Miguel Pereira Forjaz e José Botelho e Monis da Silva para que se paguem os ordenados atrasados aos operários das fábricas e armazéns da pólvora.
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 14
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 14
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/14
Título
Caixa nº 14