Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
19
Pessoas Reais (col.).
01
Caixa n.º 01
02
Caixa n.º 02
01
Correspondência de Alexandre José Ferreira Castelo, dirigida à princesa Maria Benedita, de quem era secretário.
02
Ofício de D. Rodrigo de Lencastre para Inácio Joaquim de Castro estabelecendo a execução de salvas devido ao aniversário do príncipe D. Pedro.
03
Ofício de Tomás António de Vilanova Portugal dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz, comunicando a autorização do rei no sentido de a princesa Maria Teresa ser madrinha de baptismo de um filho de José Cipriano de Carvalho.
04
Ofício de João António Salter de Mendonça dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz, informando que por determinação do Rei, foi nomeado o desembargador Diogo Vieira de Tovar e Albuquerque, com o fim de tratar dos direitos sucessórios do infante D. Sebastião, filho do infante D. Pedro Carlos, na corte de Madrid.
05
Ofício de Manuel de Brito Moro dirigido ao conde de Sampaio, transmitindo ordens do tenente-general Francisco de Paula Leite, comandante interino do Exército, no sentido de se comemorarem os 10 anos da restauração do Reino.
06
Ofício de Tomás António de Vilanova Portugal dirigido ao patriarca eleito de Lisboa, informando que o Rei mandou recompensar Gregório de Sousa com 12 moedas de ouro por este ter trazido a notícia do nascimento de um filho a D. Maria Isabel e Fernando VII de Espanha.
07
Ofício do general João da Mesquita Pimentel, comandante interino do Exército dirigido a Inácio Joaquim de Castro, ordenando que sejam dadas salvas quando entrar no porto de Lisboa, o [marechal-general Beresford].
08
Ofício de D. Rodrigo de Lencastre dirigido a Inácio Joaquim de Castro, governador da torre de São Julião da Barra, no sentido de aquela praça disparar salvas no dia 25 de Abril de 1819, dia do aniversário da rainha D. Carlota Joaquina.
09
Determinações régias dirigidas ao corpo diplomático e consular no sentido de observar um período de seis meses de luto, pela morte do rei Carlos IV e da rainha Maria Luísa de Bourbon, de Espanha.
10
Ofício de João António Salter de Mendonça dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz, informando a decisão do Rei de decretar luto nacional pela morte da rainha D. Maria Isabel de Espanha, sua filha.
11
Ofício de João António Salter de Mendonça dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz informando da decisão do Rei, no sentido de mandar colocar luminárias nos principais pontos a fim de comemorar o nascimento da princesa da Beira, futura D. Maria II.
12
Correspondência de Tomás António de Vilanova Portugal dirigida ao Patriarca-Eleito de Lisboa, referindo o luto pela morte da rainha D. Maria Isabel de Espanha, filha de D. João VI.
13
Requerimento de Manuel José Lourenço, soldado do Regimento de Artilharia 2 , de António Ferreira e Marcelino José, soldados do Regimento de Infantaria 17, condenados por deserção, cumprindo pena na praça de Elvas, pedindo o respectivo indulto.
14
Ofício de Tomás António de Vilanova Portugal dirigido ao Patriarca eleito de Lisboa informando a determinação real no sentido de decretar seis meses de luto pela morte dos Reis Católicos, Carlos IV e D. Maria Luísa.
15
Ofício de Tomás António de Vilanova Portugal dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz, acusando a recepção da oração fúnebre recitada em Roma quando das exéquias da rainha D. Maria I.
16
Mapas demonstrativos da pólvora gasta em salvas na praça de Faro entre 1815 e 24 de Setembro de 1818 e de 24 de Setembro a Agosto de 1819.
17
Ofício do conde de Sampaio para Duarte José Fava informando que a comissão nomeada pela Junta Provisional Preparatória das Cortes visitará a Ribeira das Naus, para ver a casa das formas e outras dependências.
18
Carta da abadessa soror Maria de São José, dirigida a Alexandre José Ferreira Castelo, pedindo um empréstimo no valor de 800.000 reis, fora das mesadas.
19
Ofício do tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz dirigido ao tenente-general Francisco de Paula Leite, comandante interino do Exército, dando instruções para serem disparadas salvas no dia 25 de Abril de 1820, aniversário da rainha D. Carlota Joaquina.
20
Ofício do tenente-general Francisco de Paula Leite para D. Miguel Pereira Forjaz referindo a comunicação do visconde de Juromenha ácerca do aniversário de D. João VI, em 13 de Maio.
21
Ofício de Matias José Dias Azedo dirigido ao conde de Sampaio agradecendo a acção do capitão José Máximo Vaz Cardeira, comandante interino do Depósito Geral de Cavalaria, durante as comemorações do aniversário do Príncipe Real.
22
Ofício de Pedro de Alcântara Pereira Rolim dirigido ao general Duarte José Fava referindo a parada comemorativa do aniversário da rainha Carlota Joaquina.
23
Ofícios de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda dirigidos ao comandante do Regimento de Cavalaria 10 referindo a movimentação de tropas devido à chegada de D. João VI, vindo do Brasil, em 4 de Julho de 1821.
24
Ofício do coronel João da Mata Chapuzet dirigido ao general Duarte José Fava referindo as festividades de 15 de Setembro de 1821, aniversário da Restauração do Reino.
25
Ofício do major António Pedro Lécor, governador da praça de Faro, dirigido ao general Duarte José Fava, referindo a cedência de um armazém destinado a um jantar em honra da chegada do rei, vindo do Brasil.
26
Correspondência de Alexandre José Ferreira Castelo dirigida à princesa Maria Benedita, relativa às lezírias do Ribatejo e sua venda.
27
Ofício da Sociedade Constitucional para o Festejo Público pedindo para que seja retirado cascalho da Praça das Duas Igrejas em virtude de lá ir ser rezado um Te-Deum.
28
Ofício de Domingos Bernardino Ferreira de Sousa dirigido ao conde de Sampaio, relativo a um Te-Deum a realizar na igreja da Misericórdia de Torres Novas.
29
Ofício de João da Mesquita Pimentel dirigido a António Joaquim Bandeira, relativo à formula de juramento da Constituição, por parte dos oficiais.
30
Ofícios de Silvério Pais de Sande e Castro dirigido a António Joaquim Bandeira, relativos aos procedimentos a tomar pelo bando que saindo do Senado da Câmara, anunciará ao público o dia do juramento das bases da Constituição.
31
Ofício de Silvério Pais de Sande e Castro dirigido a António Joaquim Bandeira, relativo à parada a efectuar a 29 de Abril de 1821.
32
Ofício de João da Mesquita Pimentel dirigido a Francisco Elzeário de Carvalho, relativo à apresentação de um oficial no quartel-general a fim de receber ordens para a parada em que a Família Real jurará a Constituição.
33
Ofício de Matias José Dias Azedo dirigido ao conde de Sampaio relativo à prestação de guarda de honra por um esquadrão de Cavalaria no Largo do Palácio das Necessidades.
34
Ofícios de João da Mata Chapuzet para Duarte José Fava e Agostinho Luís da Fonseca relativos à presença deste no funeral do bispo titular de Elvas, ex-inquisidor e deputado às Cortes Gerais e Extraordinárias.
35
Ofício do general Tomás Guilherme Stubbs dirigido a Manuel Inácio Martins Pamplona, relativo aos festejos ocorridos na praça de Elvas para comemorar o dia 15 de Setembro de 1820.
36
Ofício de João Baptista Felgueiras dirigido a Cândido José Xavier, comunicando o falecimento do deputado José Carlos Coelho Carneiro Pacheco.
37
Correspondência entre Manuel Mendes, José Correia de Faria e Bernardo de Castro Sepúlveda, relativa a escoltas e guardas de honra.
38
Correspondência entre Francisco de Paula de Azevedo, José da Silva Carvalho, António de Lacerda Silveira, Luis do Rego Barreto relativa ao aniversário do nascimento do príncipe real.
39
Correspondência (minutas) relativas às salvas a serem disparadas quando do aniversário da princesa D. Maria.
40
Ofício de Francisco Manuel Trigoso de Aragão Morato dirigido a José da Silva Carvalho e aviso do Ministério da Guerra dirigido ao Governo das Armas da Corte e Estremadura, relativos ao acompanhamento dos deputados à igreja de Santa Maria, escoltados por uma guarda de honra.
41
Ofícios do major de brigada Manuel Mendes, do Ministério da Guerra, dirigido a José Correia de Faria, relativos à parada de 13 de Maio de 1822.
42
Correspondência (minutas) do Ministério da Guerra relativa a paradas militares efectuadas no Terreiro do Paço.
43
Correspondência (minutas) do Ministério da Guerra relativa ao reforço da guarda quando da abertura das Cortes Ordinárias.
44
Correspondência do brigadeiro José Maria Xavier de Brito, governador das Armas da Ilha Terceira dirigida a Cândido José Xavier, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa a representações à autoridade pública da citada ilha, por ocasião do festejo constitucional do dia 2 de Abril de 1822.
45
Ofício do secretário-geral do Ministério da Guerra dirigido a Cândido José Xavier, ministro e secretário de Estado da Guerra, relativo ao aniversário do juramento do Rei à Constituição da Monarquia Portuguesa.
46
Aviso do Ministério da Guerra dirigido ao Governo das Armas da Corte e Estremadura, dando indicações de D. João VI, no sentido de serem disparadas salvas no 1º aniversário da sua coroação.
47
Aviso do Ministério da Guerra para o general do Governo das Armas da Corte e Estremadura, no sentido de no castelo de São Jorge serem disparadas salvas no dia 26 de Janeiro de 1822.
48
Aviso do Ministério da Guerra dirigida ao Governo das Armas da Corte e Estremadura, no sentido de no castelo de São Jorge serem disparadas salvas no dia 26 de Fevereiro de 1822.
49
Requerimento de José Joaquim da Fonseca, irmão do coronel de milícias que na ilha de Paquetá, Rio de Janeiro, alojou D. João VI, solicitando emprego no sentido de prover ao sustento da família.
50
Correspondência do coronel António Tavares Maggessi, governador da praça de Estremoz, para o general Tomás Guilherme Stubbs, relativa à posse de um jardim.
51
Correspondência (cópia) da 1ª Repartição do Ministério do Reino relativa à prisão do tenente-coronel Francisco Pereira de Sousa, comandante interino do Batalhão de 1º Linha, assinada por Gregório Gomes da Silva, ministro e secretário de Estado dos Negócios do Reino.
52
Correspondência (cópia) de Gregório Gomes da Silva, ministro e secretário de Estado dos Negócios do Reino, dirigida a José da Silva Carvalho, interinamente ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa às ordens do rei referentes à transladação dos restos mortais da rainha D. Maria I da igreja de São José de Ribamar para o convento do Coração de Jesus.
53
Correspondência (cópia) de Gregório Gomes da Silva, interinamente ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa a guardas de honra para acompanhar várias deputações junto do Rei.
54
Correspondência entre José de Vasconcelos de Sá, Francisco Henrique Teixeira,o barão de Molelos referindo o aniversário do infante D. Miguel, comandante em chefe do Exército e aviso (minuta) da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra dirigido ao comandante da Força Armada da Capital, de Setúbal e Cascais àcerca das corte gerais e extraordinárias terem decretado o dia 6 de Fevereiro de 1822 de festa nacional pela real coroação.
55
Ofício de Manuel José Mendes dirigido a José Correia de Faria informando ter dado conhecimento ao brigadeiro encarregado do Governo das Armas da Corte e da Estremadura, da deslocação de cavalos para a parada de dia 13 de Maio de 1823.
56
Aviso do Ministério da Guerra dirigido ao governador das Armas da Corte e Estremadura, para que este expeça as ordens necessáriaspara que tenha lugar a grande parada em 26 de Janeiro de 1823.
57
Título de dívida pública dos anos de 1806-1811 no montante de 11.999.960 reis, em nome da princesa Maria Francisca Benedita, pela Tesouraria Geral das Tenças.
58
Requerimento de Anselmo de Sousa Rego solicitando se certifique qual o motivo porque não se fez a liquidação da tença de 8 contos da princesa Maria Benedita.
59
Ofício de João da Costa Damião, dirigido ao brigadeiro Duarte José Fava solicitando o fornecimento de louro ou arbustos da alameda do Campo Grande, destinados a uma iluminação a efectuar pela Brigada Real de Marinha.
60
Ofício de Filipe Ferreira de Araújo Castro, do Ministério do Reino, dirigido a Manuel Gonçalves de Miranda informando que o Rei assistirá à parada a realizar no Terreiro do Paço a 26 de Fevereiro de 1823.
61
Ofício do conde de Subserra dirigido ao infante D. Miguel, informando a determinação real no sentido de não se efectuarem os festejos pretendidos comemorando a Restauração do Reino, mas somente uma missa na igreja de Santa Maria Maior e procissão desta para a capela da igreja de Santo António.
62
Aviso (minuta) régio dirigido ao brigadeiro encarregado interinamente do governo das Armas da Corte e Estremadura, no sentido de a torre de Belém dar salvas aquando da saída da fragata "Pérola" transportando a regência do Brasil.
63
Carta do barão de Quintela dirigida ao comandante dos esquadrões do Regimento de Cavalaria 9, oferecendo a quantia de 144.000 reis destinada a um jantar dedicado aos militares daquela unidade devido à sua cooperação na restituição do trono a D. João VI.
64
Requerimentos do 2º sargento António Jorge solicitando que lhe seja atribuído o posto de tenente, conforme lhe tinha sido prometido pela infanta e referindo ter beijado a mão da mesma.
65
Requisição (minuta) do conde de Subserra, do Ministério da Guerra, no sentido de ser fornecida uma guarda de honra para acompanhar a procissão da Restauração do Reino.
66
Ofício do visconde de Veiros, do Ministério da Guerra, dirigido ao conde de Barbacena Francisco, relativo à missa solene a ser celebrada na igreja de Santa Cruz do Castelo.
67
Ofício do visconde de Santa Marta, do Ministério da Guerra, dirigido a José Correia de Faria comunicando a celebração de uma missa solene e Te-Deum na igreja da Graça à qual comparecerá o Rei.
68
Aviso (minuta) do Ministério da Guerra relativo às formalidades a serem observadas com o embaixador de França no dia da sua audiência.
69
Carta de Clemente Eleutério Amado, chefe do Comissariado do departamento da Corte e Estremadura, convidando a assistir a uma missa solene na igreja de São Pedro de Alcântara, devido à plenitude de poderes novamente tomada por D. João VI.
70
Ordens (racunho) do Infante D. Miguel através do visconde de Veiros, no sentido de ser organizada uma parada militar em Campo de Ourique, comemorativa da chegada do rei D. João VI.
71
Aviso do Ministério da Guerra dirigido ao marquês de Angeja, relativo às festividades religiosas a serem celebradas na Igreja da Graça, no dia 5 de Dezembro, comemorando a restauração da realeza.
72
Ofício da Câmara da Cidade do Porto dirigido ao Rei, sobre as festividades a ocorrerem naquela cidade para comemorar a chegada de D. João VI.
73
Ofício de João de Garcia Osório, da Legião Lusitana, dirigido a Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho e Póvoas, remetendo felicitações a D. Maria, filha de D. Pedro.
74
Ofício do conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigido ao infante D. Miguel, relativo às salvas de tiros a serem disparados pela Torre de Belém, quando da investidura de D. João VI com as Ordens de São Miguel, Espírito Santo e Jarreteira, no dia 23 de Setembro.
75
Ofício do conde de Subserra, do Ministério da Guerra, dirigido ao infante D. Miguel, relativo às salvas a serem disparadas pelo castelo de São Jorge e restantes fortalezas aquando do aniversário do príncipe.
76
Correspondência do Ministério da Guerra relativa ao fornecimento de escoltas a entidades importantes.
77
Ofício do brigadeiro Álvaro da Costa de Sousa de Macedo dirigido ao conde Barbacena Francisco, relativo à parada ocorrida na província do Minho em comemoração do aniversário de D. Miguel.
78
Caderno relativo a correspondência trocada entre o tenente-general José António da Rosa e o conde de Subserra, relacionada com salvas em dias festivos.
79
Ofício do coronel Bento José Valente, dirigido ao brigadeiro Duarte José Fava, solicitando autorização para usar uma dependência do quartel de Abrantes, para se festejar o aniversário de D. João VI.
80
Ofício do conde de Subserra, do Ministério da Guerra, para o visconde de Sousel, inquirindo acerca das salvas disparadas na praça de Marvão em 26 de Março de 1824.
81
Ofício de Simão da Silva Ferraz de Lima e Castro, dirigido ao conde de Subserra pedindo autorização para que José Dias de Paiva realize uma sessão de jogos de vista no recinto do Regimento de Infantaria 16 em Vale de Pereiro.
82
Determinação régia (minuta) no sentido de não haver celebração do dia 12 de Outubro.
83
Ofício do visconde de Sousel para o conde de Subserra solicitando se deverá reunir as tropas em parada no dia de São Carlos em homenagem à Rainha.
84
Ofício do conde de Barbacena para o conde de Subserra transmitindo ordens do infante D. Miguel , Comandante-em-Chefe do Exército, no sentido de no dia 24 de Fevereiro de 1824, se realizar uma parada.
85
Carta do conde de Barbacena para o barão de Molelos enviando os bilhetes de convite para o baile de 6 de Janeiro de 1824, extensivo aos seus oficiais.
86
Ofício de Francisco António da Fonseca para Francisco Elzearo de Carvalho transmitindo ordens do visconde de Alhandra, para no dia 13 de Maio de 1825, aniversário da Rainha, reunir em parada as tropas do seu regimento e do Regimento de Infantaria 10.
03
Caixa n.º 03
04
Caixa n.º 04
05
Caixa n.º 05
06
Caixa n.º 06
07
Caixa n.º 07
1840/1878
8
Caixa nº 8
Caixa n.º 02
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n.º 02
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/19/02
Tipo de título
Atribuído
Título
Caixa n.º 02