Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
41
Voluntários Realistas
01
Caixa nº 1.
01
Relações de comandantes propostos ou nomeados para diversos batalhões dos Corpos Voluntários Realistas.
02
Decreto (cópia) sobre a organização dos Corpos de Voluntários Realistas de várias localidades.
03
Ofício do marquês de Cadaval ao conde de Barbacena, sobre o decreto de organização dos Corpos de Voluntários Realistas.
04
Ofícios do duque do Cadaval para o conde de Barbacena, chefe do Estado-Maior General, sobre o provimento de postos vagos nos diversos batalhões de Corpos de Voluntários Realistas.
05
Ofício (minuta) do Ajudante General para o tenente-coronel graduado Manuel Joaquim Pinto comandante interino da praça de Campo Maior, sobre a organização do Corpo de Voluntários Realistas da referida praça.
06
"Auto da Câmara extraordinária para o feito de se dar execução do Real Decreto de 26 de Setembro de 1828" assinado pelos vereadores Domingos Abílio Pinto Barreiros, Francisco Rosado de Carvalho, Joaquim Travassos de Araújo Valdez e João Lopes Carrilho.
07
Ofício do duque do Cadaval, comandante general, para o conde de Barbacena, Chefe do Estado-Maior General, sobre a proposta para o capitão da Companhia de Voluntários Realistas da vila de Estremoz.
08
Relação das praças que formam o Batalhão dos Voluntários Realistas de Évora assinada por Francisco de Brito, comandante interino.
09
Ofício do duque do Cadaval para o conde de Barbacena, chefe do Estado-Maior General, sobre o provimento dos postos vagos da Companhia de Cavalaria de Voluntários Realistas de Monforte.
10
Proposta do tenente-coronel Francisco Quaresma, sobre provimento de lugares vagos para o Batalhão de Voluntários Realistas de Moura.
11
Proposta do comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Serpa sobre provimento de postos vagos.
12
Ofício de António da Veiga, comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Vila Viçosa, ao conde de Barbacena, sobre o pedido de confirmação de postos ocupados.
13
Ofício do duque do Cadaval, comandante-general, para o marquês de Tancos, Ajudante General, propondo para comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Vila Viçosa, o tenente-coronel José de Sousa e Menezes.
14
Processo sobre a organização do Batalhão de Voluntários Realistas de Arganil e da escolha do comandante.
15
"Relação dos oficiais e mais praças do Batalhão de Voluntários Realistas de Carragosela que desde o dia 17 de Maio até 12 de Julho último se empregaram em serviço activo nesta Província", assinada por Joaquim de Figueiredo Fragoso Abreu.
16
Relação dos oficiais e mais praças dos Voluntários do Corpo Eclesiástico do Bispado da Guarda, que desde 17 de Maio a 12 de Julho de 1828 se empregaram no serviço activo na província, assinada pelo vigário capitular provisor do Bispado Manuel Duarte da Fonseca Carvalho e Silva.
17
Ofício da Câmara de Lamego, para o duque do Cadaval, formalizando a organização do Batalhão de Voluntários Realistas da Beira Alta.
18
"Relação dos voluntários e mais praças que desde o dia 20 de Maio até 12 de Julho último se empregaram em exercício activo nesta província debaixo do comando do comendador Bernardo Mimoso da Costa Pereira, e dos voluntários que se reuniram nesta cidade debaixo das ordens do desembargador Francisco da Costa Mimoso".
19
"Relação de oficiais e praças do Batalhão de Voluntários Realistas de São João da Pesqueira que desde 7 de Junho a 25 de Julho, se empregaram em serviço activo nesta província".
20
"Relação nominal dos atiradores realistas de Abrantes que de 4 de Julho e até 10 de Julho de 1828 fizeram guarnições da margem esquerda do rio Zêzere e guarda das Bareas Nova da Esteveira e Souto, e dos diferentes vãos que haviam no dito rio".
21
"Relação dos oficiais e mais praças do Corpo de Voluntários Realistas da Capitania-Mor da Vila de Alpedrinha que desde o dia 17 de Maio até 12 Julho último se empregaram em serviço activo nesta província", assinada pelo capitão-mor António Furtoso de Mendonça.
22
"Relação dos oficiais, oficiais inferiores e mais praças de Atiradores Realistas do distrito da Capitania-Mor de Álvaro que desde o dia 5 de Junho até 11 de Julho se empregaram em serviço activo nesta província da Beira Baixa e outras partes", assinada pelo capitão-mor, António Leitão Queiroz de Andrade.
23
Relação dos oficiais e praças que de Maio a Junho de 1828 se empregaram em serviço activo, assinada pelo major Luís de Lima Carvalho Freire Falcão, comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Castelo Branco.
24
Relação dos oficiais e mais praças do Batalhão de Voluntários Realistas da vila da Covilhã, assinada por Joaquim Teixeira de Mendonça, comandante do batalhão.
25
Relação das companhias dos oficiais e praças do Batalhão de Voluntários Realistas da Covilhã que desde 17 de Maio até 12 de Julho de 1828 se empregaram em serviço activo.
26
Ofícios da Câmara do Fundão para o duque de Cadaval sobre a organização do Batalhão de Voluntários Realistas do Fundão e escolha do seu comandante.
27
Relação dos oficiais e praças do Corpo de Voluntários Realistas do Fundão que desde 17 de Maio a 12 de Julho se empregaram em serviço activo.
28
Relações de oficiais e praças do Batalhão de Voluntários Realistas de Proença-a-Velha que, desde 17 de Maio a 12 de Julho de 1828, se empregaram em serviço activo, assinada pelo capitão-mor António José Ferreira de Carvalho.
29
"Relação dos oficiais do Estado-Maior, oficiais de praças, oficiais, praças dos Corpos de 1ª e 2ª Linha, Ordenanças, Voluntários Realistas, Guerrilhas, assim como empregados civis do Exército que, desde o dia 17 de Maio ate 12 de Julho último, se empregaram em serviço activo nesta Província", assinada pelo capitão-mor Joaquim José Mendes Serejo.
30
Relação do Corpo de Voluntários Realistas de Sorzelo que se reuniram às companhias do comando do padre Manuel Domingos Crespo, vigário da Sé de Castelo Branco, assinada pelo capitão comandante José Nunes da Conceição.
31
"Relação da promoção dos oficiais do Batalhão Voluntário Realista Africano", assinada por Manuel António Castelo de Vide.
32
"Proposta de oficiais para a Companhia de Voluntários Realistas da cidade de Leiria".
33
Requisição de material assinada pelo conde de São Vicente, comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Lisboa.
34
"Relação dos oficiais e praças que desde o dia 17 de Maio até 12 de Julho último se empregaram em serviço activo", assinada pelo conde de São Vicente, comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Lisboa.
35
Ofício do conde de Barbacena para o conde do Rio Pardo sobre o fornecimento de material ao 1º Batalhão de Voluntários Realistas de Milícias.
36
Oficio do conde de São Vicente para o Ajudante General enviando requerimentos sobre o Batalhão de Voluntários Realistas de Lisboa.
37
Ofício do conde de São Vicente para o conde de Tancos sobre a falta de corneteiros no Batalhão de Voluntários Realistas de Lisboa.
38
"Relação das pessoas que se acham nas circunstâncias de serem promovidas aos postos abaixo indicados, no Batalhão de Voluntários Realistas", assinada pelo conde de São Vicente.
39
Relação dos oficiais e mais praças do 2º Batalhão de Voluntários Realistas que desde 17 de Maio até 12 de Julho se empregaram no serviço activo, assinada pelo major comandante interino Joaquim Gomes Infante.
40
Relação do armamento necessário para o 2º Batalhão de Voluntários Realistas de Lisboa, assinada por Joaquim Gomes Infante, comandante interino.
41
Propostas do marquês de Pombal, brigadeiro comandante da 1ª brigada e do coronel comandante do 2º batalhão Nuno Manuel para o duque do Cadaval, sobre o provimento de postos vagos para o 2º Batalhão de Voluntários Realistas de Lisboa.
42
Ofício do duque de Lafões, brigadeiro comandante da 2º Brigada dos Voluntários Realistas, para o duque do Cadaval, coronel-general dos Voluntários Realistas, a propor nomeação de oficiais para organização de Companhias de Voluntários Realistas.
43
Relação dos oficiais e mais praças que desde o dia 17 de Maio até 12 de Julho se empregaram no serviço activo, assinada pelo conde da Atalaia comandante do quartel de São Vicente de Fora.
44
Proposta de promoção para vários oficiais feita pelo comandante do 3º Batalhão de Voluntários Realistas de Lisboa.
45
Proposta do conde barão do Alvito, comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Lisboa, ao duque do Cadaval, sobre o provimento de postos vagos.
46
"Relação nominal dos oficiais e praças que desde o dia 17 de Maio até 12 de Julho, se empregaram no serviço activo", assinada pelo major Manuel Márcio Júdice Biquer, comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Lisboa.
47
Propostas do conde barão do Alvito, comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Lisboa, sobre o provimento de postos vagos.
48
Mapa da força do 4º Batalhão de Voluntários Realistas de Lisboa, assinado pelo coronel conde-barão do Alvito.
49
Proposta do duque do Cadaval para atribuição de patentes a oficiais da Companhia de Voluntários Realistas de Mafra.
50
Ofício do duque do Cadaval para o conde de Rio Pardo, solicitando armamento para a Companhia de Voluntários Realistas de Samora Correia.
51
Proposta do duque do Cadaval, comandante-general, para provimento de postos vagos na Companhia de Voluntários Realistas de Samora Correia.
52
"Relação de oficiais e mais praças que desde o dia 17 de Maio até 12 de Julho se empregaram no serviço activo", assinada por José Maria de Saldanha Pereira de Melo, comandante dos Voluntários Realistas de Santarém.
53
Ofício da Câmara de Setúbal assinado pelo juiz de fora, Joaquim Duarte da Silva Tavares, a pedir a organização do Batalhão de Voluntários Realistas de Setúbal.
54
Proposta para oficiais do Batalhão de Voluntários Realistas de Setúbal.
55
Ofício do duque do Cadaval para o conde de Barbacena, chefe do Estado-Maior General, pedindo para que as companhias de Artilharia de Ordenanças das vilas de Setúbal e Palmela sejam consideradas como parte do Corpo de Voluntários Realistas.
56
Relação dos oficiais e praças da Artilharia Realista de Setúbal e Palmela que desde 17 de Maio até 12 de Julho se empregaram no serviço activo.
57
Proposta do duque do Cadaval para o conde de Barbacena sobre a organização do Batalhão de Voluntários Realistas de Sintra.
58
Relação dos oficiais e praças do "Batalhão de Voluntários, Leais Defensores do Senhor D. Miguel e da Religião da Vila de Tabuaço", que do dia 18 de Maio a 12 de Julho se empregaram em serviço activo, assinada pelo juiz de fora Francisco Magalhães Mascarenhas.
59
Relação dos oficiais e mais praças do 1º Batalhão de Voluntários Realistas de D. Miguel I, que desde o dia 17 de Maio até 12 de Julho de 1828 se empregaram em serviço activo em Vila Nova de Foz Côa.
60
Ofício do duque de Cadaval para o marquês de Tancos, Ajudante General, sobre a organização do Batalhão de Voluntários Realistas de Aveiro e escolha do seu comandante.
61
Ofício da Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça para o conde de Barbacena sobre o pedido de organização do Corpo do Batalhão de Voluntários Realistas de Coimbra.
62
Relação de pessoas aptas a serem comandantes do Batalhão de Voluntários Realistas de Oliveira de Azeméis, assinada pelos vereadores da respectiva Câmara.
63
Ofício do duque do Cadaval para o marquês de Tancos, Ajudante General, sobre o provimento de postos vagos do Batalhão de Voluntários Realistas de Oliveira de Azeméis.
64
Ofício da Câmara do Porto para o duque do Cadaval, propondo a organização de um Batalhão de Voluntários Realistas para aquela cidade.
65
Ofício do duque do Cadaval para o marquês de Tancos, Ajudante General, propondo o provimento de postos vagos.
66
Ofício do duque do Cadaval para o marquês de Tancos, Ajudante General, propondo o comandante para o Corpo de Voluntários Realistas a organizar em Chaves.
67
Ofício do duque do Cadaval para o marquês de Tancos, Ajudante General, propondo o comandante para o Corpo de Voluntários Realistas a organizar em Mirandela.
68
Proposta do Governo das Armas da Província de Trás-os-Montes, para oficiais do Batalhão de Voluntários Realistas de Mirandela, em consequência do artigo 14º do Real Decreto de 26 de Setembro de 1828, assinada pelo tenente-coronel Francisco de Veiga Faria Sequeira de Morais Sarmento.
69
"Relação dos oficiais e mais praças do Corpo de Voluntários Realistas da Comarca de Moncorvo que, por ordem do corregedor da mesma, Manuel José de Oliveira Malafaia, se estabeleceram nas vilas da dita comarca desde o dia 5 de Junho até 12 de Julho último, se empregaram em serviço activo nesta Província".
70
Relação de oficiais e mais indivíduos do Corpo de Voluntários Realistas dos quatro concelhos de Ribeira de Pena, da província de Trás-os-Montes, que desde o dia 17 de Maio até 12 de Julho último, se empregaram em serviço activo naquela província, assinada por Francisco Xavier de Cerqueiro Alpoim, tenente-coronel da companhia.
71
"Relação de oficiais e praças que desde 17 de Maio até 12 de Julho, se empregaram em serviço activo", assinada pelo Luís António de Melo Castro, comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Vila Flor.
72
Relação dos oficiais propostos para o Batalhão de Voluntários Realistas de Vila Real, assinada pelo barão de Paulos, comandante do batalhão.
73
"Relação dos oficiais e mais praças do Corpo de Voluntários Realistas de Vila Real, que desde o dia 13 de Junho até 12 de Julho último se empregaram em serviço activo nesta Província", assinada pelo barão de Paulos.
74
Ofício do comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Vila Real para o visconde de Peso da Régua, comandante do Governo das Armas da Província de Trás-os-Montes, sobre o envio do mapa da força.
75
Relação dos indivíduos propostos para oficiais da Companhia dos Voluntários Realistas Urbanos, para o serviço da 10ª Companhia da Guarda Real da Polícia de Lisboa, assinada pelo visconde de Veiros.
76
Proposta para formação de um Corpo de Voluntários Realistas Urbanos de Lagoa, assinada pelos vereadores da Vila de Lagoa.
77
"Mapa nominal da Companhia de Voluntários Realistas Urbanos da Covilhã".
78
Relação dos oficiais e praças dos Voluntários Realistas Urbanos de Torres Novas, que desde o dia 12 de Maio até 12 de Julho de 1828 se empregaram em serviço activo.
79
Requerimento dos oficiais das dez companhias dos Voluntários Realistas Urbanos criadas pelo Decreto de 26 de Maio [1828] para que as referidas companhias formem um regimento.
02
Caixa nº 2.
03
Caixa nº 3.
04
Caixa nº 4.
05
Caixa nº 5.
06
Caixa nº 6.
07
Caixa nº 7.
08
Caixa nº 8.
09
Caixa nº 9.
10
Caixa nº 10.
11
Caixa nº 11.
12
Caixa nº 12.
Caixa nº 1.
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 1.
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/41/01
Título
Caixa nº 1.
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.