Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
14
Campanhas da Guerra Peninsular (1807 - 1814).
001
Caixa n. º 01
(...)
164
Caixa n. º 164
165
Caixa n. º 165
166
Caixa n. º 166
167
Caixa n. º 167
168
Caixa n. º 168
169
Caixa n. º 169
001
Ofício de Vicente António de Oliveira para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre vencimentos de oficiais.
002
Ofício de Thomas Wilson para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma caixa de fazendas de contrabando que deverá ser substituída para ser enviada para Inglaterra.
003
Ofício de Tomé Barbosa de Figueiredo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre traduções e apontamento sobre instruções.
004
Ofício de Tomás Carlos de Sousa e Meneses para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre solípedes.
005
Ofícios de Inácio Lopes Ferreira de Santa Bárbara e Moura para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre solípedes.
006
Ofício de Jacinto José Xavier Pereira da Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o não pagamento de víveres e forragens pelas tropas inglesas.
007
Correspondência de Jacinto de Oliveira Castelo Branco para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os factos praticados pelo general Balhesteros, rações, lenha, animais e carros para a tropa espanhola.
008
Carta de Jean François Achard, detido no presídio da Trafaria, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo a sua deportação.
009
Carta de Jean Jacob de Mestral para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a sua participação na Guerra e pedindo liberdade.
010
Ofício de Jeffery para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, acusando a recepção de uma nota.
011
Ofício de Jerónimo Francisco Lobo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pedido de averiguação do autor da carta que foi entregue em casa do tenente-general D. Rodrigo de Lencastre.
012
Ofício de João António de Morais, provedor da Câmara de Moncorvo, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre pessoal.
013
Ofício de João António da Silva Rebelo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre despesas da Guerra.
014
Ofício de João Baptista da Costa para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um roubo nos correios.
015
Ofício de João Carlos Cardoso Verney, desembargador da Casa da Suplicação e superintendente da barra de Aveiro, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, acusando a recepção de um aviso.
016
Correspondência de João Diogo Barros Leitão e Carvalhosa para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o transporte de artilharia grossa, instrumentos cirúrgicos, obras e transportes.
017
Ofício de João Gaudêncio Soares para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre rações.
018
Ofício de João Ribeiro de Sousa para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre forragens e um ofício (cópia) de José Joaquim Champalimaud.
019
Correspondência de João Austin para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre comandos, pessoal, tirania dos franceses e pedido da manutenção do comandante da cidade de Faro por parte da população do mesmo local.
020
Correspondência de John Jones para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre oficiais, obras de fortificação e transferência de trabalhadores de Mafra para Alhandra.
021
Correspondência de Joaquim António Calsa de Pina, juíz da Casa de Bragança na província do Alentejo, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, apresentando um plano para regulação dos transportes na província do Alentejo, plano para a construção de uma ponte de barcas em Vila Velha e um plano contra os franceses.
022
Ofício de Joaquim da Costa Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre vencimentos de oficiais.
023
Ofício de Joaquim José de Almeida para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o desembarque de J. C. Villiers, ministro britânico, no porto da Valada.
024
Ofícios de Joaquim José Mendes da Cunha, provedor-mor da Saúde, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre ordens, a presença de uma nau inglesa em Gibraltar e que deverá dirigir-se a Portugal e alertando para a epidemia a bordo da mesma.
025
Ofícios de Joaquim Pedro Gomes de Oliveira, desembargador superintendente geral dos víveres da Divisão ao Sul do Tejo, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre pessoal e presos.
026
Ofício de Joaquim José da Veiga de Castro Ferreira, tesoureiro geral das Tropas, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, a respeito do coronel Trant.
027
Ofício de Joaquim Pereira de Almeida para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre produção de especiarias e algodão.
028
Ofício de José Branco para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre abastecimentos de um navio que vai para Goa.
029
Correspondência de José António de Oliveira Leite de Barros, auditor geral do Exército, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre justiça, hospitais, transportes, vencimentos, solípedes, operações, nomeações de pessoal, juízes, crimes, correios, pedido de embarcações no Tejo para transporte de populações que fogem do inimigo, víveres, oficiais do Regimento de Milícias de Oliveira de Azeméis, quartéis e deserções.
030
Correspondência de José António de Oliveira Leite de Barros, auditor geral do Exército, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a prisão de um frade por venda de tabaco aos inimigos, comunicação do falecimento de Joaquim de Andrade Serra Meirinho da Polícia do Exército e proposta de nomeação de seu filho José Maria de Andrade, mortos e pilhagens provocados pelo exército francês, operações, espanhóis, justiça e averiguações dos aderentes em Coimbra ao Partido Francês.
031
Ofício e Certidão de José António do Vale, corregedor da Comarca de Portalegre, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre abastecimentos ao exército britânico, solípedes, forragens e víveres.
032
Ofício do capitão mor José Bernardo Gama M. Figueiredo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, comunicando a não existência de insoburdinados ou chefes de motins.
033
Ofício de José Bernardo Gama Henrique de Faria, juíz de fora servindo de corregedor da vila da Feira, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre pagamentos aos lavradores.
034
Ofício de José Carlos de Morais Sarmento, corregedor da comarca de Vila Real, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, anexando certidão de Francisco da Silveira Pinto da Fonseca sobre dinheiros públicos.
035
Correspondência de José Joaquim de Almeida Araújo Correia de Lacerda, juíz do crime e auditor das tropas da cidade do Porto, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre processos dos Conselhos de Guerra
036
Ofício de José de Magalhães Meneses para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a proposta do cirurgião mor.
037
Ofício de José Maria de Almada Castro Noronha Lobo, provedor da Casa da Índia, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, participando a presença de ladrões na Casa da Índia.
038
Correspondência de José Maria Pereira Forjaz de Sampaio, juíz de fora do Civel de Coimbra, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a falta de víveres para abastecimento da tropa.
039
Correspondência de José Maria Rangel para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre solípedes e vencimentos.
040
Ofício de José Maria de Sousa Mendonça Mexia de Almeida Barbarino, provedor das vilas de Mangualde e Chaves, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um insulto à sua pessoa.
041
Ofício de José Nicolau de Massuelos Pinho, oficial maior graduado da Contadoria da Marinha, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, oferecendo dois volumes de uma obra literária.
042
Ofícios de José Pedro de Lemos, corregedor do Porto, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o seu estado de saúde e solípedes.
043
Carta de José Pereira da Silva e Meneses para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, com um pedido pessoal sobre a requisição, em anexo, do comandante do Regimento de Infantaria 9.
044
Ofícios de Custódio José Rodrigues Maia para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre Milícias, operações, vencimentos e pessoal.
045
Ofício de José de Sequeira Machado para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo licença.
046
Ofício do general Gregório de la Cuesta, comandante de um corpo de tropas na Estremadura, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre operações.
047
Correspondência da Junta da Direcção Geral dos Provimentos de Boca para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre nomeações de pessoal, presos, víveres, embarcações e vencimentos de soldados inválidos na vila de Monsanto.
048
Ofício de Kennedy para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre licenças.
049
Ofício de Luís Antunes Pinheiro para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo a sua libertação da prisão do Limoeiro.
050
Ofício do coronel Luís da Cunha Castro Menezes, do Regimento de Milícias de Castelo Branco, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre pessoal.
051
Correspondência de Luís José Pereira Freire de Andrade, corregedor da comarca de Alcobaça, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre carros tomados aos franceses e a retirada de frutos dos celeiros dos milicianos.
052
Ofício e respectivo auto de indagação de Lucas de Seabra da Silva, intendente geral da Polícia, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o naufrágio junto da fortaleza da Barra de uma embarcação britânica que vinha de Tanger para Lisboa com algumas cartas.
053
Ofício de Manuel António da Fonseca e Gouveia, chanceler da delegação e Casa do Porto, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre presos.
054
Ofício de Manuel António Ribeiro, depositário geral das Décimas, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre dinheiros roubados pelos franceses.
055
Ofícios do capelão Manuel de Carvalho Carneiro para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a visita do coronel inglês Bay que vinha de Espanha.
056
Ofício de Manuel Gomes C. Valente, corregedor da comarca de Santarém, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, e correspondente auto sobre a agressão do mestre de porta da vila de Azambuja ao coronel Frederico Lécor.
057
Ofício de Manuel José da Graça Correia para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o aviso recebido e agradecendo os benefícios a seu favor contidos no mesmo.
058
Ofícios de Manuel Joseph Sarmento para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre vinhos.
059
Ofício de Manuel de Madureira Lobo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre operações, Infantaria e Cavalaria.
060
Ofício de Manuel Marques Vieira para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o atraso no envio do mapa mensal do Regimento do seu comando.
061
Ofícios de Manuel Vicente da Silveira e Almeida, bispo governador interino das Armas do Algarve, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre vencimentos aos oficiais dos corpos de Milícias.
062
Ofício do marquês de Tancos para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo um ofício de António de Lemos sobre os privilégios concedidos aos voluntários de Porta.
063
Ofício de Martinho António Cardoso de Meneses para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre arsenais e transporte de artilharia em embarcações.
064
Ofício de Miguel António Ferreira Taborda para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre saúde.
065
Ofício de Miguel Pereira de Barros, corregedor do crime da Corte, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os réus das desordens ocorridas em Beja.
066
Representação da Casa da Santa Misericórdia de Santarém para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo auxílio em roupas, camas e outras acomodações para a recuperação dos soldados doentes.
067
Ofício e respectiva tradução do capitão Charles Manners Molloy sobre oficiais.
068
Ofício do major Muller para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, agradecendo-lhe e mostrando o seu respeito.
069
Ofício de Nuno Freire de Andrade para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre recuperação de material de guerra e pessoal.
070
Correspondência de Warren Peacocke para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre hospitais, prisioneiros de guerra, desertores franceses, Artilharia, aquartelamento, Infantaria, operações e abastecimentos.
071
Ofícios de Pedro de Mariz de Sousa Sarmento, gerente da Real Fábrica da Cordoaria, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre abastecimentos ao Arsenal Real do Exército, armazéns, munições e Artilharia.
072
Ofícios e respectivas traduções de Philip Rawlings para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um pedido para obter as contas ao ministro do bairro da Ribeira, José Carlos Xavier da Silva.
073
Ofício de Ricardo Raimundo Nogueira para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o adiamento da publicação de uma proclamação.
074
Ofício de Roberto Arbuthnot para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre desertores ingleses.
075
Correspondência do Senado da Câmara de Lisboa e de António José Maria de Brito, juíz da Balança das Carnes Verdes, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre oficiais e operários da Alfêndega do Matadouro do Campo de Santa Ana.
076
Ofício de Alberto Carlos de Meneses, juíz de fora de Soure, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre recrutamentro militar.
077
Ofício de Alexandre Lucino do Vale e Silva, juíz ordinário da vila de Arruda, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre pessoal.
078
Ofício de André Joaquim Ferreira, sub-inspector de Voluntários Reais de Alcoentre, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o embargo do seu carro e bois em Abrantes e pedindo isenção do mesmo.
079
Correspondência de António Amado da Cunha Vasconcelos e Saro, desembargador e juíz de fora de Óbidos e Caldas da Rainha, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os privilégios concedidos aos Voluntários Reais e representação da Câmara de Óbidos sobre a situação da população e pedido para não se enviarem trabalhadores para as obras fortificações por ser necessário cultivar as terras.
080
Ofício de António de Araújo Travassos para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre cartas geográficas de Espanha, Portugal e França.
081
Ofícios de António Duarte da Fonseca Lobo, juíz de fora servindo de corregedor de Leiria, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a sua ida à Marinha para acompanhar o ministro britânico e víveres.
082
Ofícios de António Felix da Fonseca para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre prisioneiros de guerra, presídios, armazéns do Arsenal Real da Marinha para depósitos das minas de carvão.
083
Ofício do coronel António Francisco Machado para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre pessoal.
084
Ofício de António Joaquim Dias Azevedo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, demonstrando a sua leal servidão e obediência.
085
Ofício de Joaquim Guedes de Oliveira Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre solípedes e forragens.
086
Ofício de José António Coelho, juíz do cível do Porto, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre pessoal.
087
Ofício de António José de Sousa Pinto, boticário em Lisboa, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre preparos de botica.
088
Ofício de Francisco Paulo Soares para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo o mapa das embarcações.
089
Ofícios de Francisco Pinto Coelho de Castro, juíz de fora de Penalva, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os privilégios dos milicianos e animais.
090
Ofícios de Francisco Raimundo da Silveira, juíz de fora da Golegã, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre solípedes.
091
Ofício de Francisco Ricardo da Fonseca Barreto, juíz de fora de Benavente e Salvaterra de Magos, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a falta de mantimentos para abastecimentos da Cavalaria e hospitais.
092
Ofícios do desembargador Francisco Sabino Alvares da Costa Pinto para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre crimes.
093
Ofício de Francisco de Sousa e Andrade para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre dinheiros para suprimento das despesas indispensáveis dos hospitais.
094
Correspondência de Gaspar Pessoa Tavares de Amorim, encarregado das pontes de Abrantes e Punhete, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre embarcações e pontes.
095
Ofício de Gerardo Gould para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre embarcações que vão para Inglaterra.
096
Ofício de Goldfinch para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um plano de florestas.
097
Ofício do major-general Hardy para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre embarcações.
098
Ofício de Henrique Pereira da Cunha Azevedo Corte Real para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre embarcações.
099
Ofício de José Inácio da Costa Quintela para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a prisão do tenente Isidoro Francisco Guimarães, explosivos e embarcações.
100
Ofício de Diogo Philipps para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a presença de embarcações britânicas e outras na Torre de Belém.
Mostrar mais
170
Caixa n. º 170
171
Caixa n. º 171
172
Caixa n. º 172
173
Caixa n. º 173
174
Caixa n. º 174
(...)
512
Caixa n. º 512
Caixa n. º 169
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 169
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/14/169
Título
Caixa n. º 169
Título paralelo
131362
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
123 documentos.