Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
14
Campanhas da Guerra Peninsular (1807 - 1814).
001
Caixa n. º 01
(...)
161
Caixa n. º 161
162
Caixa n. º 162
163
Caixa n. º 163
164
Caixa n. º 164
165
Caixa n. º 165
166
Caixa n. º 166
01
Ofício de António Bernardim de Vasconcelos, capitão-mor de São Vicente da Beira, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre delitos nas Companhias dos Capitães das Ordenanças.
02
Ofício de António de Couto Sottomaior, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre pessoal.
03
Ofícios de António Feliciano de Sousa para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre solípedes e forragens.
04
Ofícios de António da Gama Castro Pereira e Sequeira, capitão-mor da Vila do Prado, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre administração.
05
Correspondência do tenente-general António José de Miranda Henriques para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre delitos relacionados com judeus e pedidos de abastecimento.
06
Correspondência de António Marcelino de Vitória para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre abastecimentos e vencimentos.
07
Correspondência de António José Viana, comandante da Força Armada na província do Minho, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a marcha das tropas para Valença e das Milícias para Braga, pedidos de pólvora e informações sobre os franceses em Santiago de Compostela.
08
Ofício de António Pinto Botto de Sá Machado, capitão-mor de Gouveia, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre presos.
09
Ofícios de António Ribeiro Barbas de Sousa Saraiva Castelo Branco, capitão-mor de Manteigas, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre deserções.
10
Ofícios de António Serpa Pinto para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre operações e abastecimentos.
11
Correspondência de António Tavares Maggessi para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, dando notícias sobre os movimentos do Exército francês em Espanha.
12
Correspondência de António Teixeira Rebelo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio de soldados para Tomar, munições e forragens.
13
Ofício de Baltasar da Pedra da Cunha e Palhais para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o bom comportamento dos oficiais e soldados do distrito de Viana do Castelo.
14
Ofícios do barão da Arruda, comandante do Quartel General da Marinha, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre abastecimentos e pessoal.
15
Ofício de Carlos José Félix da Costa e Sousa Furtado, major do 1º Regimento de Cavalaria, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma relação dos esquadrões do seu comando.
16
Ofícios do cavaleiro de Duvepayre para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre pessoal.
17
Ofício do conde de Alva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre solípedes.
18
Ofício do conde de Penafiel para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre vencimentos.
19
Ofício de Custódio José de Sousa Pinto Pimentel para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre deserções.
20
Ofício de Diogo Luís de Caceres Noitel de Amorim Dantas, capitão-mor agregado comandante das Ordenanças da Companhia do Barreiro, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre admissão de pessoal.
21
Ofício de Domingos José de Faria, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a entrada de embarcações no porto de São Vicente de Belém.
22
Correspondência de Estalisnau António de Mendonça para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre embarcações.
23
Correspondência de Estevão Pinto de Morais Sarmento Olivares, chefe das Ordenanças da vila de Aldeia Galega da Merceana, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o mau comportamento de alguns dos seus sargentos e cabos.
24
Correspondência do capitão engenheiro Eusébio Cândido Pinheiro Furtado para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre embarcações e material necessário para a ponte de Vila Velha.
25
Ofício do capitão-mor Francisco Cabral da Veiga de Barbosa Lobo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre recrutamento de pessoal e estrutura do Corpo de Ordenanças do Reino.
26
Ofício de Francisco Mário Pessoa de Melo, capitão do Regimento de Cavalaria 9, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre requerimentos.
27
Ofício de Francisco Joaquim de Seixas Velasco, encarregado de inspeccionar os hospitais da Corte, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a indisciplina de alguns oficiais das Ordenanças do Partido do Porto.
28
Ofício de Francisco Manuel de Paula, médico do Hospital Militar da Corte, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre logística.
29
Correspondência de Francisco de Sousa Loureiro, físico do Exército de Guarnição no Porto e inspector dos hospitais militares, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre hospitais, saúde e vencimentos.
30
Ofício do conde de Resende sobre o cumprimento do alvará de 18 de Outubro de 1709, referente ao provimento de cargos.
31
Correspondência do alferes de Cavalaria Jacinto Salema da Mota Negrão para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre operações e recrutamento de cavalos.
32
Correspondência do sargento-mor João de Castro da Rocha Tavares Pereira Corte Real para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, contendo uma relação da Capitania-mor de Vila da Feira relativa ao pessoal, e funções que os cabos das Ordenanças de Vila da Feira devem exercer.
33
Ofícios de João Manuel de Magalhães para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o Regimento de Artilharia 4.
34
Ofício do capitão-mor João Rodrigues de Almeida para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre deserções.
35
Ofício do 2º tenente João Vitor Jorge para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os vencimentos de quatro soldados do Regimento de Artilharia 4.
36
Ofício do doutor Joaquim Xavier da Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre administração do Gabinete Anatómico do Hospital Militar.
37
Ofícios de José Anastácio da Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre pessoal.
38
Ofício de José António Ferreira de Aragão para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os maus tratos dados a dois presos na cadeia do Castelo de São Jorge, em Lisboa.
39
Ofícios de José de Barbosa Azevedo Pinto, capitão-mor da Vila Cova, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre insubordinação de dois homens.
40
Ofício de José Bernardo Gama Mascarenhas Figueiredo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre insubordinações na Capitania-mor de Faro.
41
Ofícios de José Bernardo dos Santos para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma oferta de armas ao Arsenal Real do Exército.
42
Ofício de José de Brito para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando de que não há novidade em relação ao mapa junto.
43
Ofício de José Feliciano Guerreiro Barradas para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o soldado José Gonçalves.
44
Ofício de José de França e Liz para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a morte de prisioneiros de guerra franceses, no hospital do presídio da Trafaria.
45
Ofício de José Inácio de Oliveira Pita para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre disciplina.
46
Ofício de José Joaquim de Mendonça de Azevedo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre disciplina.
47
Ofício de José Joaquim da Silveira Lacerda, capitão-mor e comandante das Ordenanças do concelho de Ferreiros de Tendais, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre disciplina.
48
Ofício de José Luís de Matos Zagalo, comandante das Ordenanças de Estremoz, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando que nos indivíduos da sua jurisdição não se acha algum compreendido na lei de 12 de Junho de 1809.
49
Correspondência de José Maria de Moura para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre munições, situação do Regimento de Infantaria da Linha de Setúbal e do recrutamento de Milícias, vencimentos, Artilharia, víveres e pessoal.
50
Ofício de José Pedro Cardoso e Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uniformes.
51
Ofícios de José Pereira da Silva Leite de Berredo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre informações militares e requerimentos.
52
Ofícios de José Pinto da Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre pessoal e saúde.
53
Ofícios de José Rebelo Palhares para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a chegada de embarcações a Belém e abastecimentos.
54
Correspondência de Manuel de Almeida e Vasconcelos para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o recrutamento dos Regimentos de Linha e Milícias, administração e relação do pessoal da Legião dos Voluntários da Península.
55
Ofício de Manuel José de Sá Pereira e Melo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre disciplina.
56
Ofício de Martinho José e Perné para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre requerimentos de dois oficiais franceses.
57
Ofícios de Máximo Estevão de Carvalho para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre vencimentos, licenças e disciplina.
58
Correspondência de Nuno Freire de Andrade para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre disciplina, armas e chegada de uma coluna francesa a Vilar de Perdizes.
59
Ofício do tenente coronel engenheiro Pedro Folque para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando que a trincheira do Moinho dos Fetais foi demolida.
60
Correspondência do sargento-mor Rodrigo Coelho de Azambuja para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, dando notícias das operações do Exército da Mancha e movimentos das tropas francesas em Salamanca.
61
Ofícios de Rodrigo José Ferreira Lobo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre embarcações.
62
Ofício do capitão-mor Serafim Pacheco de Andrade Vasconcelos para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre disciplina.
63
Ofício de Simão José de Azevedo e Silva Lobo, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre listas de oficiais e soldados insubordinados.
64
Ofícios de D. Tomás de Noronha para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre presos, obras, vencimentos e nomeações de pessoal.
65
Ofícios do visconde de Asseca para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um preso na cadeia do Castelo.
66
Requerimentos dos herdeiros de José dos Anjos Brandão pedindo o pagamento de lenha, milho e carne fornecidos em Almada para a Divisão do Exército Espanhol em 1807.
67
Atestados de Carlos José Maniol e José de Azevedo Moneada sobre pessoal.
68
Representação (extracto) de Manuel Ferreira Freire sobre o seu serviço na Repartição dos Hospitais Militares e ofício de Fernando de Alhendre sobre uma revista feita ao Hospital do Pátio do Saldanha.
69
Relação de ordens do Príncipe Regente.
70
Relação do material necessário ao Regimento de Milícias de Beja.
71
Ofício da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra para o desembargador Jerónimo Francisco Lobo pedindo a resposta ao aviso de 8 de Abril de 1811.
72
Ofício do Príncipe Regente para Nicolau Trant sobre os dinheiros que estavam com o correio-mor e que deveriam ser entregues ao tenente-coronel Raimundo José Pinheiro.
73
Ofícios de Manuel de Brito Mouzinho para Gregório Gomes da Silva pedindo para suspender um aviso dirigido ao general Leite; sobre a entrega pelo marechal Ricardo Blunt, de indivíduos do Depósito Geral de Recrutas de Infantaria presos para serem julgados em Conselho de Guerra.
74
Relações das rações de víveres e forragens recebidos pelo Regimento de Artilharia 4.
75
Ofício de Sebastião Pinto de Araújo Correia, dando ordem à fundição para se fazerem os fardamentos para o Batalhão de Caçadores 6.
76
Ofícios de Manuel Caldas para Silvério Augusto de Frias sobre o fornecimento de forragens.
77
Apontamento sobre a possibilidade de estabelecer doentes militares nos Hospitais da Misericórdia.
78
Apontamento sobre os vencimentos de um oficial da Secretaria de Estado.
79
Ofício dirigido aos generais das províncias para que só os indivíduos dos corpos de Cavalaria se sirvam dos cavalos do respectivo corpo e só em serviço.
80
Ofício dirigido a Francisco de Paula Leite, a fim de ordenar ao comandante de Infantaria 13 para que não envie um determinado soldado para a Cavalaria, em virtude de ter sido promovido a cabo de Esquadra.
81
Ofício dirigido a Francisco de Paula Leite, para que mande receber na Companhia de Veteranos de Belém um soldado.
82
Ofício ao visconde de Montalegre para ordenar ao comandante do Batalhão de Caçadores 5 que mande marchar soldados para a Guarda da Polícia da Corte do Porto.
83
Ofício de João Rolt para Manuel de Brito Mouzinho sobre a licença de um soldado da 2ª Companhia do Regimento de Infantaria 17.
84
Relatório de um processo de averiguações sobre a falta de cumprimento do serviço militar do mancebo Manuel Domingues Pereira.
85
Representação dos operários do Real Arsenal do Exército pedindo promoções e aumentos.
86
Representação de João Crisóstomo Pinto Sotto Maior, sobre a prisão de um espião ocorrida em Alhandra.
87
Requerimento de Quitéria Maria, pedindo a companhia do filho como amparo.
88
Ofício acusando a recepção das segundas vias de ofícios enviadas pela Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
89
Apontamento sobre o pedido de trigo para o corregedor do Ribatejo como recompensa pelo seu trabalho.
90
Ofício de Tomás Leal relativo ao comandante do Depósito de Cavalaria 7, que recusou a entrada no seu quartel a um capitão depositário.
91
Apontamento do almoxarife de Valença pedindo que lhe sejam pagos os soldos em atraso.
92
Apontamento relativo a solípedes.
93
Minuta sobre uma queixa apresentada pelo juíz de fora de Sintra contra o sargento-mor das Ordenanças por este assumir a autoridade civil e militar.
94
Minuta referente a um soldado desertor e situações pelas quais passou.
95
Carta para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um pedido de justiça relativo a um requerimento.
96
Registo de entrada do aviso datado de 31 de Julho de 1811, assinado pelo juíz de fora António José de Morais, referente à cobrança da contribuição sobre negociantes.
97
Ofício de Gregório Gomes da Silva para Tomé Barbosa de Figueiredo, sobre o atraso da tradução das memórias do marechal Beresford.
98
Certidão de Francisco de Sousa Loureiro sobre o estabelecimento de um hospital militar no Colégio da Senhora da Graça do Populo, em Braga.
167
Caixa n. º 167
168
Caixa n. º 168
169
Caixa n. º 169
170
Caixa n. º 170
171
Caixa n. º 171
(...)
512
Caixa n. º 512
Caixa n. º 166
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 166
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/14/166
Título
Caixa n. º 166
Título paralelo
130965
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
98 documentos.