Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
14
Campanhas da Guerra Peninsular (1807 - 1814).
001
Caixa n. º 01
(...)
163
Caixa n. º 163
164
Caixa n. º 164
165
Caixa n. º 165
166
Caixa n. º 166
167
Caixa n. º 167
168
Caixa n. º 168
01
Correspondência de Antero José da Maia e Silva, corregedor da comarca de Setúbal, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma queixa do juíz de fora da Aldeia Galega contra Joaquim Inácio da Silva, tenente da Brigada Real da Marinha.
02
Ofícios de Antero José da Maia e Silva, corregedor da comarca de Setúbal, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os barcos do rio Sado e munições.
03
Ofícios de Antero José da Maia e Silva, corregedor da comarca de Setúbal, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre abastecimentos, embarcações, pontes e carretas.
04
Correspondência de Antero José da Maia e Silva, corregedor da comarca de Setúbal, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre embarcações, desentendimentos entre o comandante da praça de Sezimbra e o vice-cônsul da Suécia, e obras no cais do porto da Barrosinha.
05
Correspondência de João Bernardo Pereira Coutinho de Vilhena Nápoles, corregedor da comarca de Coimbra, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre requerimentos e víveres.
06
Ofícios de João Bernardo Pereira Coutinho de Vilhena Nápoles, corregedor da comarca de Coimbra, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o seu requerimento.
07
Correspondência de João Bernardo Pereira Coutinho de Vilhena Nápoles, corregedor da comarca de Coimbra, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre vencimentos e delitos passados no Colégio Novo de Coimbra.
08
Cartas de João Bernardo Pereira Coutinho de Vilhena Nápoles, corregedor da comarca de Coimbra, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre alguns dos seus requerimentos.
09
Correspondência de Francisco Tavares de Almeida, desembargador de Belém, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre delitos, casos para Conselho de Guerra, aquartelamento de oficiais ingleses, saúde, presos e recrutamento militar.
10
Ofícios de Francisco Tavares de Almeida, desembargador de Belém, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a conduta do barão de Ostend.
11
Ofícios de Francisco Tavares de Almeida, desembargador de Belém, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre acções de disciplina dos franceses em Belém.
12
Correspondência de Francisco Tavares de Almeida, desembargador de Belém, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o recrutamento militar segundo o Regulamento de 22 de Agosto de 1812.
13
Ofícios de João de Sampaio Freire de Andrade, desembargador do Senado da Câmara de Lisboa, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre transportes.
14
Ofício de João Carlos Pereira Soares de Azevedo, juíz do crime e desembargador de Braga, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre disciplina.
15
Ofício de António de Melo da Gama Araújo, provedor de Lamego, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma queixa do juíz ordinário Manuel Gomes de Lemos e do vereador José António Pereira, da vila da Lapa, contra a conduta do carteiro desta vila.
16
Ofício de António Roberto de Araújo, juíz de fora de Vila Real, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre justiça.
17
Ofício do frei José da Rainha dos Anjos para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a elaboração de uma lista das famílias e corporações do reino.
18
Ofício de João Manuel do Rego Abranches, juíz de fora de Aveiro, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um requerimento de Miguel de Magalhães Coutinho.
19
Correspondência de Joaquim António de Araújo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a má conduta e prisão de Eduardo Keating, oficial do Exército Britânico.
20
Ofício de Joaquim Vicente Pereira de Araújo, juíz de Valença para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os depósitos de pólvora existentes em Valença.
21
Ofício de Joaquim José Araújo, juíz de Vila Franca de Xira, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os estragos causados pelos franceses em Vila Franca de Xira e uma queixa apresentada pelo comissário inglês residente nessa vila contra o juíz de fora.
22
Ofício de Fernando José António Alvares para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma relação de presos.
23
Ofício de José António de Novais da Costa e Sá, provedor da comarca de Miranda, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma certidão relativa à justiça exercida nesta cidade.
24
Correspondência de João Manuel Guerreiro de Amorim, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uniformes, administração e a sentença dada a Francisco Xavier, meirinho da Provedoria de Leiria.
25
Correspondência de João Manuel Guerreiro de Amorim para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a apreensão de um navio com géneros, no Cais do Sodré, pertencentes ao conde de Trancoso e outras embarcações.
26
Ofício de José Cupertino da Fonseca Brito, juíz de fora de Tabuaço, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a desobediência de alguns soldados.
27
Ofício de D. António, bispo de Aveiro, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a sua nomeação para bispo de Aveiro.
28
Ofício de Inácio José de Morais e Brito, ajudante do auditor geral do Exército para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre presos.
29
Correspondência de Inácio José de Morais e Brito, ajudante do auditor geral do Exército para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre sentenças e multas pagas por presos e entregues ao Cofre dos Donativos (inclui relações).
30
Correspondência de João Dias Benevides, juíz de fora de Gouveia, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o extravio de roupas no Hospital Militar de Gouveia.
31
Ofício de António de Matos Castelo Branco, juíz vereador de Estremoz, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre instalações em Estremoz.
32
Ofício de Alexandre José Francisco Castelo, juíz relator do Conselho da Justiça, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o despacho de dois processos.
33
Ofícios de Alexandre José Francisco Castelo, juíz relator do Conselho da Justiça, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre administração.
34
Correspondência de Alexandre José Francisco Castelo, juíz relator do Conselho da Justiça, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um processo de Manuel Luís, soldado da Guarda Real da Polícia, tomadas de posse, chegada de António de Almeida, cópia da portaria de 9 de Junho, relativa aos almoxarifados da Coroa e altos donatários.
35
Correspondência de Alexandre José Francisco Castelo, juíz relator do Conselho da Justiça, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os ataques de salteadores a mercadores, aquartelamento, saúde, extracto do diário de Lazaretto, situado na ilha de Culatra e tentativa de assassinato.
36
Correspondência de Alexandre José Francisco Castelo, juíz relator do Conselho da Justiça, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre despachos de processos e requerimentos.
37
Ofício de João da Cunha Neves e Carvalho, juíz de fora da Figueira, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre algumas providências tomadas pelo inspector geral dos hospitais militares.
38
Ofício de Feliciano de Carvalho para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um requerimento do mesmo.
39
Ofício de Amaro José Velasco Camisão, juíz de fora de Monchique, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a necessidade de estabelecer um correio em Monchique.
40
Ofício de João Sanches de Caso, cónego de Cidade Rodrigo, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre solípedes.
41
Ofício de José Rodrigues Ribeiro César, desembargador e corregedor do bairro do Rossio, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a prisão de dois tambores do Batalhão de Artilheiros Nacionais de Lisboa Oriental.
42
Correspondência de José Joaquim Carneiro de Carvalho, juíz de fora de Campo Maior, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre informações relativas aos movimentos dos franceses em Espanha e ao Hospital Militar de Campo Maior.
43
Correspondência de José Francisco Fernandes Correia, desembargador e juíz de fora de Évora, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o alojamento dado ao comandante do Depósito Geral de Cavalaria.
44
Correspondência do bispo primaz eleito para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a queda da praça de Cidade Rodrigo nas mãos dos aliados.
45
Correspondência de D. José, bispo de Elvas, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o colégio e igreja de Elvas, licenças de casamento para os soldados desta cidade e relação dos estudantes matriculados em Elvas.
46
Correspondência de José Inácio de Mendonça Furtado, juíz do crime do bairro da Mouraria, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre presos e uma queixa relativa a solípedes.
47
Ofício de José da Cunha Fialho, desembargador e corregedor da comarca de Torres Vedras, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os comissários da nação britânica que se encontram em Torres Vedras.
48
Correspondência de António Cesário de S. Guerra, corregedor da comarca de Leiria, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre solípedes.
49
Correspondência de Joaquim José Santiago de Figueiredo Gonçalves, corregedor da comarca de Ribatejo, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre transportes para o fornecimento do Exército em Leiria.
50
Ofícios de Fernando Afonso Geraldes, desembargador de Aveiro, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o hiate Maria Diligente.
51
Ofícios de João José de Faria da Costa Abreu Gião para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre abastecimentos de lenha e uma relação das pratas das igrejas existentes no Depósito Público.
52
Ofícios de D. José, bispo da Guarda, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, comunicando que se encontra na vila de Seia há doze dias.
53
Ofícios de Bernardo Gorjão Henriques para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a prisão de Manuel Lourenço, arrais da lancha 412.
54
Ofícios de D. José, arcebispo primaz de Braga, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as suas regalias e o provimento dos postos das Ordenanças.
55
Correspondência de Joaquim Manuel da Silva Júdice para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre embarcações e fortificações de Setúbal.
56
Correspondência de D. João, bispo de Lamego, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre desordens em Lamego e forragens.
57
Correspondência de Francisco Pereira de Lacerda, corregedor da comarca de Aveiro, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a demolição de um tapume no caminho da Fonte Nova, em Aveiro.
58
Ofício de Francisco Pereira Peixoto Ferraz, coronel de Milícias, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma queixa feita pelo reverendo José Barreto de Abreu, ministro da Ordem Terceira da Penitência, contra o mesmo coronel.
59
Ofício de José Bentes de Sousa, juíz de fora de Alenquer, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, concordando com a nova administração dos transportes.
60
Ofício de Alexandre Tomás de Morais Sarmento, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um requerimento de Miguel Pais de Meneses, comendador de Santa Maria Madalena, da vila de Freixiel.
61
Ofício de António Pedro Simões, juíz de fora da Guarda, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, acusando a recepção de um aviso.
62
Correspondência de José Carlos Xavier da Silva, juíz de fora da Ribeira de Lisboa, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um incêndio ocorrido na Ribeira, em Lisboa, e embarcações para o cais do Arsenal Real do Exército e para a ponte de Vila Velha.
63
Ofício de João José da Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a entrega de carretas ao lavrador Jerónimo Luís de Brito.
64
Correspondência de José Teixeira de Sousa, desembargador da Casa da Suplicação e corregedor da Câmara do Porto, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre munições, agricultura e metais.
65
Atestado de José de Almeida e Sousa, prior da vila de Alhandra, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre Francico Martinho, morador dessa vila.
66
Ofício de António Delgado da Silva, juíz de fora de Bragança, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma representação não inclusa.
67
Ofício de António José da Maia e Silva, corregedor da comarca de Setúbal, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o atraso do juíz pela Ordenação de Sesimbra no envio de cavalgaduras para Setúbal.
68
Correspondência de Francico Venâncio da Veiga, juíz de fora de Santarém, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre apreensão de gado numa quinta do conde de Linhares, roubo de farinha e prisão de João Nepomeceno Bertrand.
69
Ofícios do desembargador António Maurício Mascarenhas Vasconcelos para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a chegada ao porto de Lisboa dos transportes ingleses carregados de trigo.
70
Ofícios de João Roy das Neves, vigário de São Paulo, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um soldado preso injustamente.
71
Ofícios de António Joaquim de Gouveia Pinto, juíz de fora de Coruche, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre despesas.
72
Ofício de Francisco António Ribeiro de Paio, provedor da comarca de Moncorvo, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a barca do Pocinho no Douro.
73
Correspondência de José de Matos Pereira, juíz de fora da comarca de Montemor-o-Velho, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a repressão e estragos provocados pelas tropas inglesas de Cavalaria em Alfarelos.
74
Ofícios de Francisco Franco Pereira, corregedor da comarca de Évora, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre transportes.
75
Ofício do bispo de Portalegre para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, agradecendo a recomendação de Francisco Maria Riesco, membro das cortes de Espanha.
76
Ofício do corregedor Joaquim Manuel Miranda Mesquita Pimentel para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre finanças.
77
Correspondência de José Diogo da Fonseca Pereira, juíz de fora de Peniche, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um prédio arruinado de José Leal Moreira, sargento mor das Ordenanças de Peniche, ocupado por doentes do Hospital Militar de Peniche.
78
Correspondência de Joaquim de Sousa de Quevedo Pizarro para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre justiça.
79
Ofícios de frei José de São Romão para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um ofício do capitão mor Jorge Coelho de Vasconcelos para António Soares de Noronha contra o guardião do convento de Pombal.
80
Ofícios de António Maria Carneiro de Sá, provedor de Torres Vedras, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o barão d' Osten.
81
Correspondência de Francisco de Oliveira e Silva, corregedor da comarca de Viana, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os abusos cometidos por José Joaquim de Araújo Machado, comandante da 1ª Brigada das Ordenanças do Minho, e o sargento-mor José de Castro e Azevedo.
82
Ofício de Bernardino Manuel da Costa Lima, juíz de fora de Redondo, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o fabrico de saragoças.
83
Ofícios do bispo de Leiria para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o armamento dos clérigos do bispado de Leiria.
84
Carta do cónego Joaquim José Pereira Machado para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, desejando boas festas.
85
Ofício de João Matos Vasconcelos Barbosa Magalhães, desembargador da Casa da Suplicação, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o julgamento de alguns militares.
86
Ofício de João José da Cunha Sampaio Maia, juíz vereador da vila de Oeiras, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre tabaco.
87
Ofício de José Mourão, juíz de fora de Malpica, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a chegada dos Franceses a Castelo Branco.
88
Ofícios de José Leite Pereira de Melo, juíz de fora de Celorico, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a situação do Cartaxo.
89
Correspondência de frei José de Santo António Moura, ministro geral da Congregação da Terceira Ordem, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os incómodos causados pelo Regimento de Moura, que se encontra aquartelado no Colégio do Espírito Santo de Évora.
90
Correspondência de António José Pereira Coelho de Melo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a tentativa de prisão de marinheiros fugidos de uma embarcação, no porto de Aveiro.
91
Correspondência de José Vieira de Campos Monteiro, juíz de fora de Penela, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre requisição de bois e carros.
92
Ofício de António Gomes Henriques Gayo para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um requerimento dos lavradores de Monforte e Portalegre.
93
Ofícios de António Gerardo Curado de Meneses para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre transportes e salteadores na Aldeia Galega.
169
Caixa n. º 169
170
Caixa n. º 170
171
Caixa n. º 171
172
Caixa n. º 172
173
Caixa n. º 173
(...)
512
Caixa n. º 512
Caixa n. º 168
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 168
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/14/168
Título
Caixa n. º 168
Título paralelo
131258
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
93 documentos.