Plano de classificação

Governo das Armas do Algarve.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Governo das Armas do Algarve.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/E07

Título

Governo das Armas do Algarve.

Datas descritivas

1625 - 1834

Dimensão e suporte

48 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

Com a Restauração do Reino, D. João IV nomeou Governadores das Armas para cada uma das províncias, ficando sob sua alçada tudo o que dizia respeito ao serviço militar. O Governo das Armas do Algarve ficou com sede em Castro Marim passando apartir de 1668 para Lagos. Em 1645 foi publicado o Regimento de Fronteiras, mas só a 1 de Junho de 1678 surge o 1º Regimento relativo aos Governadores das Armas, logo actualizado pelo Regimento de 19 de Abril de 1679. Em 1807, através do Alvará de 21 de Outubro foram fixados os novos limites dos 7 governos militares, cabendo ao Governo do Algarve os seguintes: a Norte, os termos da vila de Alcoutim da cidade de Tavira, da vila de Loulé, da cidade de Silves, da vila de Monchique e a parte do termo de Odemira que fica a sul do rio Odemira; a Oeste e a Sul, o Oceano desde a foz do rio Odemira até ao termo de Alcoutim; a Este, o rio Guadiana desde a sua foz até ao fim do termo de Alcoutim. Este Governo das Armas ficou com jurisdição sobre as praças militares do Algarve de acordo com o Decreto de 29 de Outubro desse ano. Com a extinção dos governos das Armas substituídos por Divisões Militares, de acordo como o Decreto de 26 de Novembro de 1836, o Governo das Armas do Algarve deu origem à 8ª Divisão Militar.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de correspondência expedida para as secretarias de Estado, governos das praças, comandantes dos corpos de 1ª e 2ª linhas, capitães-mores e oficiais de Ordenanças, provisões régias para a Câmara de Castro Marim, patentes, avisos da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, informações do Conselho de Guerra e Junta dos Três Estados.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 16 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: E) ÓRGÃOS INTERMÉDIOS DE COMANDO(SF) E7. Governo das Armas do Algarve (1625 - 1834)

Unidades de descrição relacionadas

Ver 8ª Divisão Militar apartir de 1836 (H15) e 4ª Divisão Militar (E12) após 1869.

Notas de publicação

Referência bibliográficaAlmanaque Militar de 1855. Lisboa, 1855.Colecção de Legislação Portuguesa (1640 - 1840). Lisboa, Imprensa Nacional.Anica, Arnaldo - A organização militar no Algarve desde 1668. Beja, 1981.