Regência da Ilha Terceira.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Regência da Ilha Terceira.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/H06

Título

Regência da Ilha Terceira.

Datas descritivas

1830 - 1832

Dimensão e suporte

8 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

No início de 1829 parte de Inglaterra um contingente de emigrados para reforçar as forças liberais em Angra, na ilha Terceira. Nesta ilha foi criado um Conselho de Regência nomeado, em 15 de Junho de 1829, por D. Pedro e presidido pelo marquês de Palmela e do qual faziam parte o conde de Vila Flor e José António Guerreiro. Com a viragem liberal da Europa em 1830 e a queda do governo de Wellington em Inglaterra, a situação tornou-se mais fácil para os resistentes em Angra. Novos recursos humanos e logísticos permitiram às forças insulares, comandadas pelo conde de Vila Flor, mais tarde duque da Terceira, a ocupação de todo o arquipélago açoreano. O conde de Vila Flor organizou então um exército que viria a fazer parte do Exército Libertador, impondo um recrutamento de cerca de 3.000 homens. Em Março de 1832, ao chegar à Terceira, D. Pedro proclamou-se regente, nomeando o primeiro governo liberal composto pelo marquês de Palmela na pasta dos Estrangeiros e do Reino, Mousinho da Silveira na da Fazenda e Justiça e Agostinho José Freire na pasta da Guerra e Marinha.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de decretos e correspondência expedida para diversas autoridades militares e comando das Forças nos Açores.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 2 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: H) COMANDOS EVENTUAIS(SF) H6. Regência da Ilha Terceira (1830 - 1832)

Unidades de descrição relacionadas

Ver Comando das Forças dos Açores (AHM/FG/F5/H5).

Notas de publicação

Referência bibliográficaColecção de decretos e regulamentos publicados durante o Governo da Regência do Reino e ilha Terceira desde 1830 a 1833. Lisboa, Imprensa Nacional, 1833.FERRÃO, António - O Cerco do Porto (1832 - 1833). Lisboa, Comissão de História Militar, 1940.LUZ SORIANO - História do Cerco do Porto. Porto, Leite Guimarães, 1889.MARTINS, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.