Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
02
Caixa nº 2
1
Relação dos géneros que se acham nos Armazéns do Arsenal Real do Exército pertencentes ao fardamento e abarracamento das tropas.
2
"Relação das peças de artilharia que Sua Majestade manda remeter para o Arsenal de Tenência, não entregues ao comissário Laureano António de Sousa Pereira", assinada por Francisco Coelho da Silva.
3
Relação das armas e munições pertencentes ao armamento das tropas que se acham nos Armazéns do Arsenal Real do Exército.
4
Requerimentos de Estêvão da Gama de Vasconcelos e Silva referentes aos terrenos que a fábrica da pólvora arrendou no lugar de Alcântara.
5
Ofícios do conde de Resende para D. Luís da Cunha sobre importação, da Holanda, de galgas e pratos necessários aos engenhos das fábricas de pólvora.
6
Relações das dúvidas da repartição de artilharia relativas às fortificações do Alentejo, assinadas por António Jorge de Barros.
7
Relação do salitre entrado nas Fábricas da Pólvora entre 1753 e 1766.
8
"Mapa das munições de guerra, vindas ultimamente de Inglaterra que pelo Arsenal Real do Exército se embarcaram nas naus de guerra".
9
Relação das selas, arreios, munições e outros artigos que deverão ser entregues nos Armazéns do Arsenal Real do Exército.
10
Balanço das entradas e saídas da pólvora fabricada nas Reais Fábricas de Barcarena nos anos de 1764 a 1770.
11
Balanço das Reais Fábricas da Pólvora de 1764 a 1770.
12
Processo relativo ao foral da Quinta da Torre da Pólvora de Beirolas.
13
"Ordens que deve observar a guarda militar dos Armazéns da Pólvora em Beirolas".
14
Requerimento assinado por João da Costa Borges de Azevedo, referente a recrutamento de artífices e mestres da lã para a fábrica de lanifícios da Covilhã.
15
Exposição sobre a necessidade de criar um corpo militar no Arsenal Real do Exército e relação dos oficiais propostos.
16
Relação com os resultados de experiências feitas com pólvora de diversas composições.
17
Ofício para João Henrique de Sousa sobre pedido do soldado Luís Alves do Regimento de Infantaria de Chaves que, tendo desertado para França, se empregou em fábrica de breu, piche e alcatrão e deseja voltar a Portugal.
18
Escritura de venda da Quinta de Beirolas.
19
Ofício de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente geral da polícia, para Martinho de Melo e Castro, sobre a posse da Quinta de Beirolas.
20
Certidão passada pelo escrivão da mesa grande do Arsenal Real do Exército, relativa ao estado dos quartéis da guarda dos armazéns da pólvora de Beirolas.
21
Processo relativo ao esclarecimento sobre a posse da Quinta de Beirolas.
22
Requerimentos de operários da Fábrica da Pólvora de Barcarena de melhorias de vencimento em atenção aos serviços que prestaram na ocasião das explosões ocorridas em diversas datas.
23
"Demonstração da quantidade e importância das seguintes fazendas, tanto das fabricadas nas Reais Fábricas da Covilhã e Fundão, como de outras estrangeiras".
24
Exposição enviada a sua magestade D. Maria I, sobre abusos verificados no Arsenal Real do Exército, assinada pelo marquês de Valença, conde de Valadares, D. Antão de Almada e D. José de Noronha.
25
Informação do Mestre espingardeiro e seu contra-mestre, da Real Fundição de Artilharia, relativa a custos de fabrico de uma nova espingarda.
26
Directivas, determinadas por Sua Magestade, destinadas a João de Figueiredo, mestre da oficina de abridores do Arsenal Real do Exército.
27
Requerimento de José Luís, oficial espingardeiro do Arsenal Real do Exército, pedindo a sua readmissão.
28
Relações das receitas do Almoxarifado do Arsenal Real do Exército, obtidas com pano de linho destinado a camisas e calções e estopa para envoltas e capas.
29
Resultados de experiências feitas com ferro vindo com as dimensões próprias para as obras.
30
Relação dos géneros de fardamento existentes no Real Arsenal do Exército, destinados para às tropas da corte da província da Estremadura, reino do Algarve e domínios ultramarinos, assinada por José Joaquim da Costa.
31
Exposição da Junta dos Três Estados, assinada por conde de Val de Rei, conde de Valadares e D. Antão de Almada para sua Magestade a rainha D. Maria I, sobre géneros pedidos pelos mestres das oficinas do Arsenal Real do Exército.
32
Exposição da Junta dos Três Estados, assinada por marquês de Valença, conde de Valadares, D. Antão de Almada e D. José de Noronha para sua magestade a rainha D. Maria I, sobre parecer do Intendente Geral das Fundições de Artilharia e Laboratórios dos instrumentos bélicos relativamente à falta de géneros necessários à continuação dos trabalhos nas oficinas do Arsenal Real do Exército.
33
Exposição da Junta dos Três Estados, assinada por marquês de Valença, conde de Val de Rei, D. Antão de Almada e D. José de Noronha, para sua magestade a rainha D. Maria I, sobre queixas apresentadas pelo escrivão da mesa grande do Arsenal Real do Exército, desempenhando interinamente o cargo de tenente general de artilharia do Reino, respeitantes ao comportamento do mestre de oficina de ferreiros, de serralheiros do arsenal e do intendente geral das fundições que se recusavam a assinar as relações dos géneros necessários a laboração da oficina.
34
Exposições da Junta dos Três Estados, assinada por marquês de Valença, conde de Val de Rei, D. Antão de Almada, conde de Valadares, D. José de Noronha e marquês de Castelo Melhor, para sua magestade a rainha D. Maria I, sobre a falta de cumprimento das ordens dadas pela Junta ao Indentente Geral das Fundições e Laboratórios dos Instrumentos Bélicos.
35
Exposição da Junta dos Três Estados, assinada por conde de Val de Rei, conde de Valadares, D. Antão de Almada e D. José de Noronha, para sua magestade a rainha D. Maria I, das queixas do tenente general de artilharia do reino relativamente às desordens que imperam no Arsenal Real do Exército de onde resultam graves prejuízos para a fazenda real.
36
Ordens (cópias) dadas ao apontador do Arsenal Real do Exército, José Joaquim Cardoso Torres.
37
Relação das partidas de fazendas recebidas pelo almoxarife do Arsenal Real do Exército, assinada por José Joaquim da Costa e Joaquim José Mascarenhas Passanha.
38
Relação dos Oficiais de Fazenda da Tenência, hoje denominada Arsenal Real do Exército, assinada por Bartolomeu da Costa
39
Relação dos oficiais e aprendizes das oficinas do Arsenal Real do Exército.
40
Relação dos oficiais e mais pessoas empregadas no Arsenal Real do Exército, assinada por marechal de campo Bartolomeu da Costa.
41
Relação do ministro e oficiais da tenência, hoje denominada Arsenal Real do Exército, assinada pelo marechal de campo Bartolomeu da Costa.
42
Relação dos oficiais de artilharia e artífices de fogo que se encontram a trabalhar no Arsenal Real do Exército e de tropa nele destacado, assinado pelo marechal de campo Bartolomeu da Costa.
43
Ordem para que, no prazo de 24 horas, o Intendente Geral das Finanças e Laboratórios dos Instrumentos Bélicos, informe das razões porque foi despedido Domingos Francisco dos Reis, mestre da oficina de ferreiros e serralheiros do Arsenal Real do Exército.
44
Despacho (cópia) assinado por Luís Pinto de Sousa e Bartolomeu da Costa, pelo qual informam da vontade de sua magestade a rainha D. Maria I em obter esclarecimentos sobre o expediente do Arsenal Real do Exército.
45
Informações dos mestres das oficinas de espingardeiros e ferreiros, contra mestres e oficiais de forja sobre assuntos das oficinas respectivas.
46
Observações a consultas da Junta dos Três Estados referentes aos trabalhos das oficinas do Arsenal Real do Exército.
47
Relações das obras de artilharia e reparos, carros, petrechos e munições de guerra que se achavam no armazém incendiado no parque de Santa Clara em 16 de Junho de 1793.
48
Mapa da artilharia, petrechos e munições do Arsenal Real do Exército destinados às naus, fragatas e brigues da presente expedição.
49
Proposta do deputado da Junta dos Três Estados, Conde de Ega, respeitante a provimentos do Arsenal Real do Exército, assinado por marquês de Penalva, conde de Ega, D. Antão de Almada e marquês de Valença, dirigida a sua magestade a rainha D. Maria I.
50
Ofício do marechal de campo Bartolomeu da Costa, do Arsenal Real do Exército, para Luís Pinto de Sousa sobre fornecimento de material a diversas unidades.
51
"Relação dos géneros actualmente necessários para o Arsenal Real do Exército e do que custa".
52
Relações (cópias) das varas de linho e de estopa recebidas pelo almoxarife do Arsenal Real do Exército, assinadas por Miguel Pereira de Barros Passanha.
53
Relação do abarracamento, armamento e mais petrechos que se remetem para a cidade do Porto, no iate "Nossa Senhora da Encarnação", de que é mestre Luís José Duarte, assinada por José Joaquim da Costa.
54
Relações dos reais pinhais de Leiria e do Arsenal Real da Marinha, em conta corrente com o cofre da pólvora.
55
Relações (cópias) das varas de linho e estopa recebidas pelo almoxarife do Arsenal Real do Exército, assinadas por Miguel Pereira de Barros Passanha.
56
"Cálculo em que se mostra a despesa do Arsenal nos 10 anos que decorreram desde 1785 e 1794 e comparação dos primeiros 4 anos com os 6 últimos".
57
Relação dos abarracamentos, munições, petrechos e mais géneros que saíram do Arsenal Real do Exército no mês de Outubro de 1794, por ordens do marechal de campo Bartolomeu da Costa e por ele assinada.
58
Plano para o estabelecimento do trem de Lagos, assinado pelo conde de Val de Rei.
59
Relações do preço de venda da pólvora.
60
Conta corrente, balanço e inventário da pólvora da fábrica de Alcântara
61
Balanços gerais das reais fábricas da pólvora, em 30 de Setembro de 1794.
62
Balanço das Reais Fábricas da Pólvora de 1771 a 1794.
63
"Balanço geral do cofre do produto da pólvora feito em 30 de Setembro de 1794".
64
Mapa de recapitulação das contas correntes de receitas e despesas dos cofres das reais fábricas da pólvora.
65
Relação da Pólvora entrada e saída dos Armazéns.
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 2
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 2
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/02
Título
Caixa nº 2