Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
34
Caixa nº 34
35
Caixa nº 35
36
Caixa nº 36
37
Caixa nº 37
38
Caixa nº 38
39
Caixa nº 39
1
Mapas com relação de objectos de artilharia existentes no Arsenal do Exército no período de Janeiro e Novembro de 1832.
2
Relação de pessoal da contadoria e almoxarifado do Arsenal Real do Exército, sua antiguidade e préstimo com vista a prover o lugar de escriturário.
3
Ofício de remessa do capitão António José da Silva Leão, inspector do Arsenal Real da Cidade de Angra, para Joaquim de Sousa de Quevedo Piçarro sobre a substituição de dois ferreiros.
4
Parecer da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre a compra de correame ao negociante inglês João Sugrui.
5
Relações (cópias) dos objectos de fardamento e equipamento, bem como dos medicamentos e instrumentos de cirurgia de que a divisão do Arsenal Real da Cidade de Angra necessita.
6
Ofício do capitão António José da Silva Leão, inspector do Arsenal Real da Cidade de Angra, para o brigadeiro Joaquim de Sousa de Quevedo Piçarro, nomeado governador militar da província de Trás-os-Montes, remetendo o orçamento das despesas para o mês de Março de 1832.
7
Relação dos objectos e fardamento distribuídos aos corpos do Arsenal Real da Cidade de Angra.
8
Ofício de remessa do capitão António José da Silva Leão, inspector do Arsenal Real da Cidade de Angra, para Agostinho José Freire, sobre o fornecimento de artigos ao Batalhão de Caçadores nº 2.
9
Ofício do capitão António José da Silva Leão, inspector do Arsenal Real da Cidade de Angra, para Agostinho José Freire, sobre a falta de título de recepção de objectos por parte do comandante do Batalhão de Marinha.
10
Ofício do capitão Sérgio de Morais Alão, do quartel do Porto, para Agostinho José Freire, sobre o fabrico de cartuchame.
11
Ofício do capitão António José da Silva Leão, inspector do Arsenal Real da Cidade de Angra, para Joaquim de Sousa de Quevedo Piçarro, sobre a entrega de uma verba destinada ao referido arsenal.
12
Parecer de Manuel Ribeiro de Araújo, Joaquim José Dias e Joaquim Zeferino Teixeira, entre outros, do Arsenal Real do Exército, sobre as inconveniências da casa de venda de pólvora dentro do pátio da Fábrica de Refino de Alcântara.
13
Parecer de Manuel Ribeiro de Araújo, Joaquim José Dias e Joaquim Zeferino Teixeira, entre outros, do Arsenal Real do Exárcito, sobre as causas apresentadas pelo director do Trem do Porto acerca do pouco progresso no concerto de espingardas.
14
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo, Joaquim José Dias e Joaquim Zeferino Teixeira, entre outros, do Arsenal Real do Exército, sobre a localização das 80 bombas destinadas ao canhão-morteiro de S. Julião da Barra e sua respectiva condução.
15
"Relação dos artigos mandados fornecer ao Regimento de Milícias de Lagos, com designação dos que recebera o dito corpo, e por onde", assinada por José Francisco Leitão de Magalhães, secretário interino.
16
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo, Inácio Pedro da Costa Quintela, Joaquim Zeferino Teixeira e Joaquim José Dias, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o fornecimento de correias para frascos no Trem do Porto requisitadas pelo comandante do Batalhão de Realistas de Mirandela.
17
Ofício de Francisco Henriques Teixeira, comandante do Novo Regimento de Infantaria de Lisboa, para a Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, solicitando a cobrança do dinheiro devido por aquela repartição.
18
Ofício de Joaquim José Dias, Manuel Ribeiro de Araújo e Inácio Pedro da Costa Quintela, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a chegada de 4000 balas de calibre 24, removidas da Praça de Valença.
19
Ofícios de Manuel Ribeiro de Araújo, Joaquim José Dias e Joaquim Zeferino Teixeira, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o fornecimento de 400 espingardas destinadas aos recrutas do Regimento de Infantaria de Bragança, provenientes do depósito de Leiria.
20
Consulta de Manuel Ribeiro de Aráujo, Joaquim José Dias e Joaquim Zeferino Teixeira, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativa à compra de 34 peles de vaca para correame do exército por parte do luveiro Francisco José Pinto.
21
Relação (cópia) das dimensões, em medida portuguesa, dos projécteis a encomendar para fornecimento do Arsenal Real do Exército.
22
Ofício do conde de S. Lourenço, dirigido ao conde de Barbacena, sobre a necessidade de detectar os depósitos de munições de guerra do exército de operações.
23
Ofício de Manuel Ribeiro de Arújo, Joaquim Zeferino Teixeira e Joaquim José Dias, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o envio de armamento e munições do Trem do Ouro por ordem do general visconde de Stª Maria.
24
Ofício de Manuel Ribeiro de Arújo, Inácio Pedro da Costa Quintela e Joaquim José Dias, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a necessidade de averiguar os motivos que levaram a empacotar de novo os cartuchos embalados para espingardas mencionados no inventário do Trem provisório de Coimbra.
25
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo e Inácio Pedro da Costa Quintela, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para o envio de cartuxame e pedreneiras para a Praça de Cascais e para o Forte da sua dependência.
26
"Relação das munições e mais artigos mandados fornecer pelo Trem do Ouro, por efeito de avisos régios expedidos pela Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra; cujas ordens não foram cumpridas nem recebidas pelo respectivo director, por ter ocorrido no intervalo das mesmas invasão dos rebeldes na cidade do Porto", assinada por José Francisco Leitão de Magalhães, secretário interino.
27
Parecer de Manuel Ribeiro de Araújo e Inácio Pedro da Vosta Quintela, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a venda de salitre proposta pelo comerciante Cláudio Adriano da Costa.
28
Ofício do conde de S. Lourenço autorizando a oficina da Praça de Setúbal, do Arsenal Real do Exército, a satisfazer as requisições de consertos no brigue de guerra "Treze de Maio" sito no Porto de Setúbal.
29
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo e Luís José de Morais Carvalho, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a remessa de armamento pra a Praça de Peniche.
30
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo e Luís José de Morais Carvalho, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a solicitação do tenente-coronel [João Crisóstomo do Couto e Melo], director da Real Fábrica de Pólvora, em Barbacena, com vista a aumentar o destacamento de seguranças externos da dita fábrica.
31
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo e Luís José de Morais Carvalho, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, dando conta do dinheiro recebido do real erário em Abril de 1832.
32
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo e Luís José de Morais Carvalho, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre as providências pedidas de novo aos fornecedores Larcher e Cunhados, de Portalegre, para poderem comprar tecido de lã para fardamento das tropas.
33
Ofício de Joaquim José Dias e Jacinto Pimentel Moreira Freire, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a prontificação de ferragens douradas de novo padrão para barretinas pretendidas pelo coronel graduado, comandante interino do Regimento de Infantaria de Valença.
34
Consulta de Manuel Ribeiro de Araújo e Inácio Pedro da Costa Quintela, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o vencimento a atribuir aos artífices e operários do referido arsenal, destacados na Brigada de Artilharia, aquando do seu tratamento em hospitais do exército.
35
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo e Joaquim José Dias, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a remessa de algum cartuxame e bombas para Coimbra em cavalgaduras de carga oferecidas por João Paulo Cordeiro, primeiro administrador e caixa do contrato de tabaco.
36
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo e Joaquim José Dias, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a necessidade de comprar chumbo para balas.
37
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo e Jacinto Pimentel Moreira Freire, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o roubo de pólvora no laboratório fulminante, anteriormente anunciado, e da entidade dos seus perpretadores.
38
Consulta de Manuel Ribeiro de Araújo e Inácio Pedro da Costa Quintela, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o pagamento de forragem fornecida pelo Trem de Faro para muares de uma brigada de artilharia.
39
Consulta de Manuel Ribeiro de Araújo e Inácio Pedro da Costa Quintela, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a concessão de abono com ração e de complemento ao vencimento aos operários com salário inferior a 360 reis.
40
Ofícios de Manuel Ribeiro de Araújo e Inácio Pedro da Costa Quintela, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, pedindo esclarecimentos sobre o fornecimento de 28 cobertores ao Regimento de Artilharia da Corte.
41
Consulta de Manuel Ribeiro de Araújo e Jacinto Pimentel Moreira Freire, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o extravio de águas do rio de Barcarena pertencentes às caldeiras dos engenhos da Real Fábrica da Pólvora.
42
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Jacinto Pimentel Moreira Freire, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a viabilidade de prontificar artigos novos de correame e equipagem pedidos ao director do Trem provisório de Penafiel.
43
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo e Inácio Pedro da Costa Quintela, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a participação do director da Real Fábrica da Pólvora informando ter armado de piques os seus empregados, para maior segurança e despesa.
44
Consulta de Manuel Ribeiro de Araújo, Inácio Pedro da Costa Quintela e Joaquim Zeferino Teixeira, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o mau estado do correame e outro armamento do Batalhão de Voluntários Realistas de Castro d'Aire, impedindo o seu conserto.
45
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Inácio Pedro da Costa Quintela e Joaquim Zeferino Teixeira, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o envio de reparos e munições para os depósitos volantes de Coimbra e Leiria.
46
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Joaquim Zeferino Teixeira, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a publicação gratuita na "Gazeta" de anúncios, em especial os de execução obrigatória.
47
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Inácio Pedro da Costa Quintela, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, perguntando se deve enviar para o Trem de Leiria munições de artilharia para repor as que dali sairão, pela segunda vez, para o Trem provisório de Coimbra.
48
Consulta assinada por Lúis José de Morais Carvalho e Joaquim José Dias, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o auxílio gratuito prestado ao Trem provisório de Penafiel pela Companhia do Alto Douro, na prontificação de 600 cantis.
49
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, Joaquim Zeferino Teixeira e Joaquim José Dias, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a solicitação do 2º tenente Vicente Pires da Gama, do Real Corpo de Engenheiros, relativa ao pagamento dos operários a seu cargo no Real Palácio de Queluz.
50
Consulta assinada por Joaquim José Dias e Joaquim Zeferino Teixeira, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a desigualdade de ração de pão abonada a 4 alunos da Real Casa Pia por terem praça de voluntários realistas.
51
Requisição de artigos de artilharia, proveniente do Forte de Paço de Arcos, assinada pelo major Joaquim de Melo Sousa e Menezes, governador do Forte, dirigida à Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
52
Correspondência entre o coronel Martinho José Dias Azedo, director do Arsenal do Exército, Agostinho José Freire, ministro e secretário dos Negócios da Guerra, major João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, coronel de engenharia António José da Silva Paulet, director do Trem do Ouro, sobre o fornecimento de artigos de armamento, de uso pessoal e demais material necessário ao funcionamento do exército.
53
"Mapas numéricos dos indivíduos que formam o estado efectivo das oficinas do Arsenal Real do exército e da importância que lhe foi abonada nas folhas de jornais das mesmas oficinas nos meses de Setembro a Novembro de 1832", assinados por Manuel Ribeiro de Araújo, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
40
Caixa nº 40
41
Caixa nº 41
42
Caixa nº 42
43
Caixa nº 43
44
Caixa nº 44
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 39
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 39
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/39
Título
Caixa nº 39