Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
36
Caixa nº 36
37
Caixa nº 37
38
Caixa nº 38
39
Caixa nº 39
40
Caixa nº 40
41
Caixa nº 41
1
Correspondência dirigida pelo coronel António José da Silva Paulet, do Trem de Ouro, a Agostinho José Freire, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra e a João Ferreira Sarmento, director da Secretaria da Guerra, sobre aquisição de material diverso para o Trem.
2
"Folhas de operários e dos jornais das pessoas empregadas nos arranjos do lavadouro das lãs e pizão da Real Fábrica de Cobertores entre Janeiro e Abril de 1833", assinadas por José António do Nascimento Morais, José Anastácio Pereira Quilino e Isidoro Cipriano de Oliveira.
3
Correspondência dirigida pelo coronel António José da Silva Paulet a Agostinho José Freire, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra e a João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio das folhas de féria dos operários do Trem do Ouro e estado do respectivo pagamento.
4
Informação sobre o "Método de encravar uma peça de Artilharia, inutilizando-a para sempre", assinada pelo coronel António José da Silva Paulet, do Trem do Ouro.
5
Memória relativa ao "Projecto de uma nova Administração e Regimento para as Reais Ferrarias da Foz d'Alge", dirigida pelo major de Artilharia José Joaquim Januário Lapa ao conde de Barbacena.
6
Consulta assinada por Joaquim José Dias, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, propondo Francisco Pereira para o lugar de fiel dos Reais Armazéns da Pólvora em Beirolas, lugar que tem vindo a desempenhar interinamente.
7
Correspondência de José da Silva Carvalho, da Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, para Agostinho José Freire, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, e de Martinho José Dias Azedo, do Arsenal Real do Exército, para João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre conserto de material no Arsenal.
8
Ofício do coronel Martinho José Dias Azedo, do Arsenal Real do Exército, para João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre trabalhos em execução no laboratório do Convento de S. Bento.
9
"Relação dos empregados do Arsenal Real do Exército que têm praça em virtude do decreto de 17 de Janeiro de 1833, declarando-se a qual dos Corpos pertencem, se têm espingarda sua própria ou de caça", assinada pelo coronel Martinho José Dias Azedo, director.
10
"Relação dos empregados do Arsenal Real do Exército com praça nos batalhões provisórios e no de empregados públicos, que não podem em caso algum reunir àqueles batalhões sem detrimento do serviço do Arsenal", assinado pelo coronel Martinho José Dias Azedo, director.
11
Correspondência do coronel Martinho José Dias Azedo, do Arsenal Real do Exército, para Agostinho José Freire, da Secretaria da Guerra, solicitando instruções sobre o procedimento a tomar relativamente a anterior ofício recebido.
12
Ofícios (minutas) do Arsenal Real das Obras Militares sobre a aquisição de matérias primas para a Real Fábrica de Cobertores.
13
"Inventário dos apetrechos de guerra e mais artigos que no presente existem nos armazéns que se acham no Trem do Ouro", assinado pelo coronel António José da Silva Paulet.
14
Ofícios do coronel António José da Silva Paulet, do Trem do Ouro, e do coronel Martinho José Dias Azedo, director do Arsenal Real do Exército, para Agostinho José Freire, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio de material para o Arsenal.
15
Correspondência entre o coronel António José da Silva Paulet, do Trem do Ouro, e João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, relativa ao pedido de esclarecimentos sobre o cumprimento de requisições.
16
"Orçamento do custo da máquina para serviço dos lanceiros a pé", assinado pelo coronel António José da Silva Paulet, do Trem do Ouro.
17
"Relação dos trabalhos feitos nas oficinas do Arsenal Real do Exército entre 14 de Janeiro e 31 de Março de 1833", assinada por Martinho José Dias Azedo, director.
18
"Mapa geral e demonstrativo ou resumo muito aproximado de todas as obras novas e consertadas feitas no Trem do Ouro entre 9 de Julho de 1832 e 31 de Março de 1833", assinado por António José da Silva Paulet.
19
Correspondência de António José da Silva Paulet, do Trem do Ouro, para João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre requisição de material diverso para o Trem.
20
"Mapa dos voluntários alfaiates do 1º batalhão móvel que fizeram calças e jaquetas para os Corpos do Exército Libertador entre Dezembro de 1832 e Janeiro de 1833", assinado pelo capitão ajudante Sérgio de Morais Alão.
21
Ofício de Martinho José Dias Azedo, do Arsenal Real do Exército, para João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a requisição de dois soldados da guarda do Arsenal Real do Exército para acompanharem os prisioneiros empregados na condução de navios.
22
Ofícios de Martinho José Dias Azedo, do Arsenal Real do Exército, para Agostinho José Freire, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra e João Ferreira Sarmento, director da Secretaria da Guerra, sobre a participação de danos causados pelo rebentamento de bombas.
23
Requerimentos de Manuel de Almeida e Figueiredo, empregado na lavagem da lã da Real Fábrica dos Cobertores, Francisco José de Almeida, praticante da Contadoria do Arsenal Real das Obras Militares, João Xavier Teles de Sousa, praticante da Contadoria, António Maria Farinha, escriturário adido à Contadoria e José Anastácio Pereira Guilino, antigo fiel do lavadouro das lãs da Real Fábrica dos Cobertores, respeitantes às suas situações profissionais.
24
Requerimento de Pedro José Correia, trabalhador da Real Fábrica dos Cobertores do Arsenal Real do Exército, reclamando o pagamento de uma parte do seu vencimento que lhe é devido.
25
Ofícios do brigadeiro António José da Silva Paulet, director do Trem do Ouro, para Agostinho José Freire, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pedido de dispensa do serviço das armas a ser concedida a dois carpinteiros.
26
Ofício do Estado-Maior General para António Henriques de Carvalho Serrão, sobre dificuldades de funcionamento das Reais Ferrarias da Foz de Alge e pedido de apetrechos.
27
"Relação que faz o mestre das oficinas de espingardeiros do Arsenal Real do Exército a favor dos indivíduos que lhe são subordinados, na convicção íntima de que merecem lhes sejam aumentados os seus actuais jornais", assinada por Feliciano António da Cruz.
28
"Relação dos sapateiros que têm praça nos batalhões móvel e fixo e que são indispensáveis na respectiva oficina do Arsenal Real do Exército", assinada pelo coronel Martinho José Dias Azedo, director.
29
Ofício dirigido pelo Arsenal Real do Exército a João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a formação de uma Companhia constituída pelos operários do Arsenal.
30
Requerimentos de João da Cruz Coque, mestre correeiro e seleiro do Arsenal Real do Exército, Alexandre António de Carvalho e Benjamim Maurício de Araújo Pinto, solicitando, os dois primeiros, a oferta de espadas para desempenharem a função de oficiais da Companhia do Arsenal e oferecendo o último os seus serviços graciosos como escriturário do Arsenal.
31
Consulta assinada por Joaquim José Dias e Jacinto Pimentel Moreira Freire, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a dificuldade em pagar as despesas do Trem suprimido de Coimbra, cujo director e operários ali se encontram sem exercício.
32
Consulta assinada por Joaquim Zeferino Teixeira e Jacinto Pimentel Moreira Freire, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, propondo José Miguel Gomes Dias para o lugar de fiel dos Armazéns da Cruz de Pedra, onde tem servido interinamente.
33
Consulta assinada por Joaquim Zeferino Teixeira e Inácio Pedro da Costa Quintela, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativa às rações abonadas aos operários do Trem Provisório de Vila Nova de Gaia.
34
Consulta assinada por Joaquim José Dias e Jacinto Pimentel Moreira Freire, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o litígio havido entre Jerónimo José Batista Lopes Parente, juiz de fora da Figueira, e António Pedro Bombarda, comissário do Arsenal Real do Exército.
35
Correspondência do coronel António José da Silva Paulet, director do Trem do Ouro, para João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o desembarque de tropas e cavalos.
36
Ofício de António José da Silva Paulet, director do Trem do Ouro, para João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio de uma imprensa de selar papel para o Ministro da Guerra.
37
"Nota sobre a maneira de facilitar o desembarque dos efeitos do Governo e dos particulares à vista das dificuldades que são próprias da posição em que nos achamos", assinada pelo coronel António José da Silva Paulet, director do Trem do Ouro.
38
Ofício de António José da Silva Paulet, director do Trem do Ouro, para Agostinho José Freire, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre transferência de praças da Companhia de Artífices.
39
Ofício de António José da Silva Paulet, director do Trem do Ouro, para Agostinho José Freire, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo ao pedido de esclarecimento sobre o serviço da Companhia de Artífices.
40
Consulta assinada por Joaquim Zeferino Teixeira e Inácio Pedro da Costa Quintela, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, pedindo providências sobre a contabilidade dos Cofres do Exército para artigos entregues nos depósitos e trens do Exército em operações.
41
Consulta assinada por Joaquim Zeferino Teixeira e Jacinto Pimentel Moreira Freire, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, submetendo à resolução de Sua Majestade a dúvida apresentada pela Contadoria do Arsenal Real do Exército relativamente ao montante para confecção de fardamento mandado conferir ao comandante do 3º Regimento de Infantaria de Lisboa, por Aviso de 18 de Janeiro de 1833.
42
Ofício do major Lourenço Justiniano Lima, do Arsenal das Obras Militares, para Carlos Frederico de Caula sobre a boa qualidade da lã empregada na Real Fábrica dos Cobertores.
43
"Descrição dos uniformes da Companhia de Artífices e mais empregados do Trem do Ouro", assinada pelo coronel António José da Silva Paulet, director.
44
"Relação dos empregados e mais operários que se acham utilizados na Companhia do Trem do Ouro", assinada pelo coronel António José da Silva Paulet, director.
45
Ofício de Martinho José Dias Azedo, director do Arsenal Real do Exército, para João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a venda de 6.720 varas de ourelos a David José da Cunha, negociante de Viseu, pela quantia de 60$480 réis metal.
46
Ofício do Arsenal Real do Exército dirigido a João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, propondo que os operários do Arsenal vençam pão e etape individualmente.
47
Ofícios do coronel Martinho José Dias Azedo, director do Arsenal Real do Exército, para João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a prisão por crime de furto de José Martins, tanoeiro, Francisco Pereira, servente da oficina da fundição das balas de fusil e João Manuel, soldado da 5ª Companhia do 2º Batalhão Nacional Móvel e empregado na oficina de sapateiros do Arsenal Real do Exército.
48
Ofício do coronel Martinho José Dias Azedo, director do Arsenal Real do Exército, para Agostinho José Freire, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, propondo que os operários do Arsenal formem uma Companhia unida ao Batalhão de Santa Catarina.
49
Ofício do coronel Martinho José Dias Azedo, director do Arsenal Real do Exército, para Agostinho José Freire, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o provimento do lugar de almoxarife por José Teixeira da Silva e Sousa.
50
Ofícios do coronel Martinho José Dias Azedo, director do Arsenal Real do Exército, para João Ferreira Sarmento, director da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e deste para João Batista Palese, suspenso do exercício de almoxarife do Arsenal Real do Exército e preso no quartel por ordem do major Manuel dos Santos Ferreira, subdirector.
51
"Relação de três praças artífices que são requisitados para o serviço do Arsenal Real do Exército", assinada pelo coronel Martinho José Dias Azedo, director.
52
Consulta assinada por Joaquim Zeferino Teixeira e Luís José de Morais Carvalho, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o que ocorreu desde a libertação de João Dias Alves Branco, mestre polvarista da Real Fábrica da Pólvora de Barcarena, o qual havia sido acusado de extravio de pólvora.
53
Consulta assinada por Joaquim Zeferino Teixeira e Jacinto Pimentel Moreira Freire, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre as diferentes pessoas que têm feito gratuitamente camisas e calças para o Exército.
54
Consulta assinada por Joaquim Zeferino Teixeira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, pedindo que se mandem publicar pela Gazeta os donativos de madeiras que deram entrada no Trem de Penafiel em Janeiro de 1833.
55
Portaria (cópia) assinada por Agostinho José Freire, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, determinando o envio de 4.000 capotes para o "Exército de Operações".
56
"Relação dos objectos que do Arsenal Real do Exército se remeteram por mar numa fragata em 14 de Outubro de 1833 para o Exército Libertador" , assinada por António José da Silva Leão, inspector geral interino do Arsenal.
57
"Mapa no qual se demonstra o número de capotes e sapatos pedidos em diversas requisições ao Arsenal Real do Exército pelos diferentes Corpos do Exército, dos que têm recebido à conta dos pedidos e dos que faltam para completar as ditas requisições", assinado por José da Cruz Xavier.
58
Consultas assinadas por Joaquim Zeferino Teixeira, Luís José de Morais Carvalho e Jacinto Pimentel Moreira Freire, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o recebimento da dotação mensal enviada pelo Erário Público.
59
"Conta corrente mensal do cofre dos produtos da pólvora de Janeiro a Junho de 1833", assinada por Joaquim José Dias, da Contadoria dos Arsenais Reais do Exército.
60
"Conta corrente mensal do Cofre Geral da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército entre Janeiro e Abril de 1833", assinada por Joaquim Zeferino Teixeira, Duarte Clemente Barbosa Torres e José do Nascimento Porciuncula.
61
"Mapa do armamento e correame que ficou existindo nos armazéns do Arsenal Real do Exército em 2 de Fevereiro de 1833, dos que se receberam e distribuiram desde esse dia até 15 de Fevereiro e dos que ficam existindo em 16 do mesmo mês", assinado por Miguel Gomes Dias.
62
"Mapa dos objectos de fardamento, tanto em obra como em peça, que ficaram existindo nos armazéns do Arsenal Real do Exército em 9 de Fevereiro de 1833, dos que se receberam e distribuiram e dos que ficam existindo em 16 do mesmo mês, com destino para se distribuirem para o Exército", assinado por Miguel Gomes Dias.
63
"Nota dos artigos de armamento, correame, equipagem e outros objectos que tem recebido o 2º Regimento de Infantaria de Elvas pelo Arsenal Real do Exército e suas dependências, entre Outubro de 1831 e Outubro de 1832, depois da inspecção em Novembro de 1830, extraída do respectivo Livro de Conta Corrente", assinada por Joaquim José Dias.
64
Ofício de António Lobo de Barbosa Ferreira Teixeira Girão, administrador da Real Fábrica das Sedas e Obras das Águas Livres, para o tenente-general Carlos Frederico de Caula sobre recolha de pedra e outros objectos para as obras no barracão de São Pedro de Alcântara.
65
Consulta assinada por Joaquim José Dias e Jacinto Pimentel Moreira Freire, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a precária situação financeira em que se encontram Bernardo Maurício Xavier, mestre polvarista da Real Fábrica da Pólvora de Barcarena e Francisco Mateus do Sacramento, escriturário apontador, por falta de pagamento.
42
Caixa nº 42
43
Caixa nº 43
44
Caixa nº 44
45
Caixa nº 45
46
Caixa nº 46
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 41
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 41
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/41
Título
Caixa nº 41