Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
38
Caixa nº 38
39
Caixa nº 39
40
Caixa nº 40
41
Caixa nº 41
42
Caixa nº 42
43
Caixa nº 43
1
Ofício do visconde de Vila Nova de Gaia para conde do Bonfim sobre destacamento de um cabo e três soldados do batalhão de caçadores nº. 30 que se encontram na foz do Alge.
2
Ofício do coronel graduado Joaquim Guilherme da Costa, sub-inspector do Arsenal do Exército, para Adriano Maurício Guilherme Ferreri, sobre criação de uma comissão para formalizar a ordenança para o fabrico do material de artilharia.
3
Ofício do coronel graduado Joaquim Guilherme da Costa, sub-inspector da Arsenal do Exército, para conde do Bonfim, sobre promoção de oficiais do corpo militar do Arsenal.
4
Ofício de Joaquim Bernardo da Fonseca, contador da Contadoria da Fazenda em Angra do Heroísmo, para coronel comandante Militar, solicitando transferências de fundos.
5
Processo relativo à necessidade de regularização do serviço do corpo militar do Arsenal Real do Exército.
6
"Considerações sobre o estado da actual organização do Arsenal do Exército, sua administração, escrituração e contabilidade, bem como sobre a possibilidade de redução das avultadas despesas que se fazem com o material de guerra", elaborado pela Inspecção Geral do Arsenal do Exército.
7
Relatórios do barão de Monte Pedral sobre as actividades do Arsenal Real do Exército.
8
Relações nominais de antiguidade de oficiais e oficiais inferiores do corpo militar do Arsenal do Exército, referentes aos meses de Janeiro a Dezembro de 1841, assinadas pelo tenente coronel Manuel Joaquim de Matos, comandante interino e pelo coronel Joaquim Guilherme da Costa, sub-inspector do corpo militar do Arsenal do Exército.
9
Ofício de Joaquim António de Aguiar para conde de Vila Real sobre informação do tenente coronel Sousa relativamente aos sintomas de desobediência ultimamente manifestados por alguns operários do Arsenal do Exército.
10
Processo relativo à restituição ao Arsenal Real do Exército das armas e efeitos de guerra, saídos em 8 de Fevereiro de 1841 e distribuídos a algumas entidades.
11
Processo relativo ao armamento e mais artigos entregues no Arsenal Real do Exército.
12
Relações de efectividade de serviço do corpo militar do Arsenal do Exército, referentes aos meses de Janeiro a Dezembro de 1842.
13
"Memória dos trabalhos práticos do nosso Arsenal do Exército, em Lisboa, relativos a fundições" elaborada por António Ladislau da Costa Camarate.
14
Relações de antiguidades dos oficiais e oficiais inferiores do corpo militar do Arsenal do Exército referidas aos meses de Janeiro a Dezembro de 1843, assinadas pelo sub-inspector do Arsenal.
15
Ofício do tenente coronel Pereira de Sousa, chefe interino da 2ª. direcção, 2ª. repartição do Ministério da Guerra para comandante de 3ª. divisão militar, sobre proposta apresentada por Custódio Luís de Miranda, proprietário de armazém da Furada no Porto que há muito serve de depósito de pólvora, para que o mesmo seja comprado pelo governo.
16
Ofício do barão de Monte Pedral, inspector do Arsenal do Exército, para Governador da praça de Peniche, dando esclarecimentos, considerados necessários, para a adopção de medidas relativas à economia nos fornecimentos, anteriormente efectuados pela extinta inspecção dos quartéis e que passaram a ser efectuados pelo Arsenal.
17
Ofício de José Maria de Barcelos para comandante da 3ª, Divisão militar do Ministério da Guerra, relativo às dificuldades encontradas no desembarque da pólvora na cidade do Porto, solicitando sugestões para resolução do problema.
18
Processo relativo ao fornecimento de artigos de armamento, equipamento e fardamento ao exército espanhol.
19
Relações de antiguidade dos oficiais e oficiais inferiores do corpo militar do Arsenal do Exército, referentes ao ano de 1844; relações de antiguidade dos oficiais dos trens do Reino, referentes aos meses de Janeiro e Julho do mesmo ano.
20
Processo relativo a informações sobre armamento dos artilheiros, enviado pelo ministro de sua magestade, na corte de Paris, ao duque da Terceira.
21
Ofício do conde de Santa Maria para duque da Terceira sobre exposição do director da Fábrica da Pólvora de Barcarena, dando nota da diminuta força que o comandante da companhia de veteranos dispõe para a guarda da fábrica.
22
Guia de Remessa de material enviado pelo 2º depósito do Arsenal do Exército para o trem da cidade do Porto, assinada por Januário António de Macedo, encarregado do depósito.
23
24
Ofício do barão de Monte Pedral para duque da Terceira, sobre pedido do Administrador das Ferrarias da Foz do Alge para reforço do destacamento da guarda do referido estabelecimento, dado o aparecimento de quadrilha de ladrões nas zonas de Figueiró e Pedrógão.
25
Relações nominais dos oficiais existentes no corpo militar do Arsenal do Exército, referentes aos meses de Janeiro a Dezembro de 1845 e dos oficiais e oficiais inferiores existentes nos trens do reino, referido a 1 de Janeiro de 1843.
26
Relações dos artigos existentes e dos fornecidos pelo trem do Porto aos corpos e estações pertencentes ao trem, não compreendendo os distribuídos para as linhas de defesa.
27
Relações de antiguidade dos oficiais e oficiais inferiores do corpo militar do Arsenal do Exército, referentes aos meses de Janeiro a Dezembro de 1846, e dos oficiais dos trens do reino referida a 1 de Janeiro de 1845, assinadas sub inspector do Arsenal.
28
.
29
"Mapa do cartuchame de infantaria embalado e pólvora solta existente nos armazéns do trem do Porto, até 11 do corrente mês de Agosto", assinado pelo major António Fernandes Camacho.
30
"Relação das bocas de fogo, projecteis e objectos, que se remetem para o Arsenal do Exército, a bordo do iate "Beijinho de Setúbal" de que é mestre José Bernardo da Silva, por ordem do exmo. comandante desta 3ª. divisão militar de dez de Julho de 1847", assinada pelo major António Fernandes Camacho, director do trem do Porto.
31
Ofício do tenente coronel António Caetano de Sousa, director do trem do Porto, para Carlos Ribeiro, sobre artigos existentes no trem.
32
"Relação dos sapateiros que se apresentam no trem do Porto, no dia 3 de Janeiro de 1847, pertencentes ao 1º. batalhão da legião auxiliar", assinada pelo tenente coronel António Caetano de Sousa, director do trem.
33
Relações dos artigos fornecidos pelo trem do Porto aos corpos e estações, assinadas pelo tenente coronel António Caetano de Sousa, director do trem.
34
Relações de antiguiidade dos oficiais e oficiais inferiores do corpo militar do Arsenal do Exército referentes aos meses de Janeiro a Dezembro de 1847, assinadas pelo sub-inspector do Arsenal.
35
Decreto régio assinado pela rainha D. Maria II e rubricado pelo barão de Almofalha, pelo qual foram promovidos empregados civis do Arsenal do Exército.
36
Circular (cópia) dirigida ao inspector geral do Arsenal do Exército, e conferida pelo adido Francisco de Paulo Isidoro Alves, relativa às ordens transmitidas à Inspcção Fiscal do Exército para, em conformidade com o Decreto de 3 de Março de 1847, os vencimentos posteriores a Janeiro desse ano sejam processados com novas deduções.
37
Relações nominais, semestrais, das antiguidades dos oficiais, oficiais inferiores e primeiros sargentos do corpo militar do Arsenal do Exército, assinadas pelo brigadeiro graduado Joaquim Guilherme da Costa, sub-inspector do Arsenal.
38
Aviso régio relativo a despesas com a condução de uma caixa, vinda de Madrid, com amostras de armas brancas e de fogo usadas pelo exército espanhol, assinado pelo barão de Francos.
39
Relações nominais de antiguidade dos oficiais do corpo militar do Arsenal do Exército referentes aos meses de Janeiro a Dezembro de 1848, assinadas pelo brigadeito graduado Joaquim Guilherme da Costa, sub-inspector do Arsenal.
40
Relações de antiguidades dos oficiais dos trens do reino, referente a Agosto de 1847 e Julho de 1848, assinadas por, respectivamente, barão do Monte Pedral, inspector do Arsenal do Exército e pelo brigadeiro graduado Joaquim Guilherme da Costa, sub-inspector.
41
Ofício (confidencial) do Ministério da Guerra para inspector geral do Arsenal do Exército sobre medidas de segurança a tomar relativamente às portas do Arsenal, nomeadamente à que fica em frente à casa onde reside o visconde de Veiros.
42
Comunicado (minuta) referente à anexação da fábrica da pólvora no Arsenal do Exército.
43
Relações nominais de efectividade dos oficiais do corpo militar do Arsenal do Exército referentes aos meses de Janeiro a Dezembro de 1849, assinadas pelo brigadeiro graduado Joaquim Guilherme da Costa, sub-inspector do Arsenal.
44
Relações da alteração ocorrida no corpo militar do Arsenal do Exército, depois de 1 de Julho de 1849, e das antiguidades dos oficiais e primeiros sargentos do corpo, referidas à mesma data, assinadas pelo brigadeiro graduado Joaquim Guilherme da Costa, sub-inspector do Arsenal.
45
Relação da alteração ocorrida em 1 de Julho de 1849 no corpo militar do Arsenal do Exército, assinada pelo brigadeiro graduado Joaquim Guilherme da Costa, sub-inspector do Arsenal.
46
Mapas semanais, de Janeiro a Novembro de 1850, do estado do corpo militar do Arsenal do Exército, assinados pelo brigadeiro graduado Joaquim Guilherme da Costa, sub-inspector do Arsenal.
47
Relações de antiguidades dos oficiais do trens do reino e dos oficiais e primeiros sargentos do extinto corpo militar do Arsenal do Exército, referentes aos meses de Janeiro a Julho de 1850, assinados pelo brigadeiro graduado Joaquim Guilherme da Costa, sub-inspector do Arsenal.
48
Relações dos artigos recebidos do extinto trem do Porto para serem entregues no Arsenal do Exército, assinadas pelo major de artilharia António Fernandes Camacho.
44
Caixa nº 44
45
Caixa nº 45
46
Caixa nº 46
47
Caixa nº 47
48
Caixa nº 48
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 43
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 43
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/43
Título
Caixa nº 43