Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
37
Caixa nº 37
38
Caixa nº 38
39
Caixa nº 39
40
Caixa nº 40
41
Caixa nº 41
42
Caixa nº 42
1
" Regulamento provisório para a direcção e administração do Arsenal do Exército".
2
Correspondência da Fábrica dos Cobertores para o inspector-geral dos Arsenais, entre outros, sobre os trabalhos da fábrica.
3
Relações das companhias nacionais de artífices de pólvora.
4
Correspondência de António José Guião para o Erário Régio Provisório e para João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas sobre o pagamento de 176.510 reis por enxofre e salitre ao negociante de Aveiro Joaquim António d'Almeida.
5
Ofício de J. F. Brancamp de Almeida Castelo Branco, dos Fornos da Cal de Rio Seco, para Luís José Dionísio da Serra para a devolução de um carrinho-de-mão.
6
Ofícios de Carlos Morato Roma, do Tribunal do Tesouro Público, para Luís José Dionísio da Serra acerca da isenção de direitos sobre as matérias-primas para diversas fábricas.
7
Ofício de António José Guião para João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas sobre o envio de 300 mil reis para a Fábrica de Salitre da Vila de Moura.
8
"Relatório da Comissão de Reforma do Arsenal do Exército".
9
Ofício de José António do Nascimento Morais, encarregado da administração da Fábrica dos Cobertores, sobre a produção da fábrica e matérias-primas necessárias.
10
Ofício de António José Guião para João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas sobre a atribuição de 300 mil reis para o pagamento de vencimentos atrasados aos operários das Reais Ferrarias da Foz do Alge.
11
Ofício de José Maria de Barcelos, do Ministério do Reino, para José Dionísio da Serra, do Ministério da Guerra, para a requisição duma pequena casa em Casa Branca para serviço da Fábrica das Sedas e Obras das Águas Livres.
12
Ofício de José António do Nascimento Morais para João Inácio Penaguião sobre o estado de ruína das ferragens da Fábrica dos Cobertores.
13
Ofício de José António do Nascimento Morais para João Inácio Penaguião sobre a inventariação de objectos e bens da Fábrica dos Cobertores.
14
Ofício da Fábrica da Marinha Grande para Duarte Alecrim informando da suspensão dos fornecimentos à Repartição das Obras Militares devido aos atrasos nos pagamentos.
15
Ofício de José António do Nascimento Morais para João Inácio Penaguião sobre a compra de lã para a Fábrica dos Cobertores.
16
"Folha dos jornais das pessoas empregadas nos arranjos do lavadouro das lãs da Fábrica dos Cobertores".
17
Ofícioo de António José da Silva Leão para Bento da França Pinto d'Oliveira solicitando o envio da relação dos depósitos e mapas dos armamentos da província a seu cargo.
18
Ofício de José António do Nascimento Morais para João Inácio Penaguião dando conhecimento do pedido de protecção, formulado por uma fiadeira da Fábrica dos Cobertores, do seu vencimento por estar ausente do trabalho devido a doença.
19
Aviso de José Jorge Loureiro, do Ministério da Guerra, sobre a manutenção da designação fábrica para o local onde se fazem mantas e cobertores.
20
Relação da despesa da Fábrica dos Cobertores com a lavagem das mantas e cobertores usados, enxergas e roupas das hospedarias, entre 10 de Maio de 1834 e 31 de Dezembro de 1835.
21
Relações dos artigos produzidos na casa da costura do Arsenal do Exército.
22
Portaria do marquês de Saldanha nomeando Guilherme de Meireles Pinto para o lugar de fiel do Cofre do Arsenal.
23
Requerimento de José António do Nascimento Morais para que lhe sejam pagos os vencimentos de Junho e Julho de 1833.
24
Relação dos empregados das fábricas nacionais e reais de pólvora.
25
Relações dos artigos produzidos na casa da costura do Arsenal Real do Exército.
26
Relações dos empregados do Arsenal do Exército e dos Trens do Reino.
27
Decreto, assinado por Dona Maria II e José Jorge Loureiro, nomeando empregados civis para o Arsenal do Exército.
28
"Desenho das partes que se compõe o padrão de arreios para cavalaria, mandado seguir por portaria de 14 de Abril de 1836, distribuído em 11 estampas, cuja escalas se achará na última".
1836/1836
0028
Informação não disponível
29
"Relação dos indivíduos da Fábrica dos Cobertores e Mantas do Arsenal das Obras Militares que não estão alistados na guarda do Arsenal".
30
Ofício de José António do Nascimento Morais para João Inácio Penaguião sobre o estado em que se encontra o pisão da Fábrica dos Cobertores.
31
Ofício de José António do Nascimento Morais para João Inácio Penaguião sobre a elaboração de inventário da Fábrica dos Cobertores.
32
Ofício de José António do Nascimento Morais para João Inácio Penaguião alertando para a necessidade de reitegração de carpinteiro, devido ao mau estado dos utensílios da Fábrica dos Cobertores.
33
Requerimento de António Bandier para estabelecer fábrica de tinturaria e estampagem na Arrentela.
34
Requerimento de António Vieira para gozar licença de três meses.
35
Aviso para se conceder licença aos particulares para lavarem lãs no lavadouro da Fábrica das Mantas, desde que não empobrecendo os trabalhos da fábrica e pagando 160 reis por arroba.
36
"Conta demonstrativa da receita e despesa da lavoura do lavadouro e pisão da Fábrica dos Cobertores".
37
"Inventário do existente para laboração da Fábrica de Cobertores e Mantas do Arsenal das Obras Militares".
38
"Balanço geral da laboração da Fábrica de Cobertores, compreendido do 1º de Agosto de 1833 a 10 de Maio de 1834".
39
Relação dos operários da Fábrica dos Cobertores da Arrentela.
40
Ofícios sobre o provimento do lugar de administrador da Fábrica das Mantas.
41
Correspondência de José António do Nascimento Morais para João Inácio Penaguião, entre outros, sobre o fornecimento de matéria-prima e sobre a manufactura de produtos da Fábrica dos Cobertores.
42
Atestado sobre o estado das Ferrarias da Foz do Alge.
43
"Relação dos oficiais que têm o curso dos estudos da Academia da Marinha, Fortificação e Artilharia e Desenho com declaração dos anos que frequentaram".
44
Relação dos empregados militares e civis do Trem da Praça de Elvas "que conservaram obediência ao Governo".
45
Correspondência entre D. Caetano de Gand para o Arsenal do Exército sobre o fornecimento de armamento e de equipamento ao Exército espanhol.
46
"Relação de antiguidades dos oficiais que têm servido e servem no Corpo Militar do Arsenal do Exército desde 24 de Agosto de 1836 até à data desta".
47
"Relação de antiguidades dos oficiais que têm servido e servem no Corpo Militar do Arsenal do Exército desde 24 de Agosto de 1836 até à data desta".
48
"Relação d'antiguidade dos oficiais em serviço dos Trens do reino, abaixo mencionados".
49
Recibo de João Quirino d'Almeida relativo aos 187 volumes da Enciclopédia Metódica.
50
"Relação nominal dos oficiais e oficiais inferiores do Corpo Militar do Arsenal".
51
Ofício para João António Machado e José Elias dos Santos Miranda relativo à "entrega da Fábrica das Mantas e seus pertences pelo tempo e condições que pactuarem".
52
Ofício do conde de Ávila para o conde de Bonfim sobre o aumento da guarda das Ferrarias da Foz de Alge.
53
Ofícios do major Francisco Januário de Mariz para José Luís de Sá Osório sobre a transferência de pólvora do Cemitério de São Francisco para o paiol do Prado do Bispo.
54
Ofício de remessa do major Francisco Januário de Mariz para Luís de Sá Osório do auto do juramento à Constituição Política da Monarquia Portuguesa.
55
Ofício do major Francisco Januário de Mariz para Luís de Sá Osório sobre o recebimento no Trem do Porto de artigos pertencentes ao Batalhão de Infantaria nº 14.
56
Ofício do major Francisco Januário de Mariz, director do Trem do Porto, para José Pedro Cardoso e Silva sobre o envio duma chave que não serve na porta da Casa da Guarda da Afurada.
57
Ofício do major Francisco Januário de Mariz, director do Trem do Porto, para José Luís de Sá Osório sobre o cumprimento de requisições.
58
Ofício do major Francisco Januário de Mariz, director do Trem do Porto, para Luís de Sá Osório informando que os jornais dos operários do Trem empregados na construção do novo paiol da pólvora devem ser pagos pelas Obras Militares.
59
"Balanço dos oficiais e oficiais inferiores existentes neste Corpo [Militar do Arsenal do Exército] e que tiveram outro destino durante seis meses findos no 1º de Julho do corrente ano".
60
Ofício do major Francisco Januário de Mariz, director do Trem do Porto, para Luís de Sá Osório informando de que há quase dois meses não há carros ao serviço e que até foi necessário pedi-los ao administrador do concelho.
61
Relação dos prédios pertencentes à Fazenda nacional e que se encontram administrados pela direcção do Trem do Porto, assinada pelo major Francisco Januário de Mariz, director.
62
Relação dos objectos que existem no Trem do Porto e que estão precisados de conserto.
63
Ofício do major Francisco Januário de Mariz, director do Trem do Porto, para Luís de Sá Osório informando sobre objectos do Trem do Ouro.
64
Ofícios de remessa do major Francisco Januário de Mariz, director do Trem do Porto, para Luís de Sá Osório dos balanços da divisão da repartição.
65
"Relação dos oficiais que actualmente pertencem ao Corpo Militar do Arsenal do Exército e que se acham empregados no mesmo Arsenal e Trens antes do regulamento de 1834".
66
Ofício de remessa do major Francisco Januário de Mariz, director do Trem do Porto, para José Pedro Cardoso e Silva do recibo dos géneros entregues no depósito do Trem.
67
Ofícios do major Francisco Januário de Mariz, director do Trem do Porto, para Luís de Sá Osório sobre a actividade da repartição.
68
Ofícios do major Francisco Januário de Mariz, entre outros, para Luís de Sá Osório sobre o envio da relação de dívida do Trem e dos oficiais.
69
Ofícios do major Francisco Januário de Mariz, entre outros, para Luís de Sá Osório, entre outros, sobre a satisfação de requisições.
70
"Mapa das munições de guerra existentes no Trem do Porto prontos a distribuir", assinado pelo major João Justiniano de Sá, director.
71
Ofício do major João Justiniano de Sá para Luís de Sá Osório sobre as obras no paiol do Prado do Bispo.
72
Ofícios do major João Justiniano de Sá, director do Trem do Porto, para Luís de Sá Osório sobre o conserto de armamento.
73
Relação (cópia) das antiguidades dos oficiais e oficiais inferiores co Corpo Militar do Arsenal do Exército.
74
Ofício do major Francisco Januário de Mariz para José Pedro Cardoso e Silva pedindo isenção do serviço de armas para um artífice.
75
Ofício de remessa do major Francisco Januário de Mariz da relação dos oficiais inferiores ao serviço do Trem.
76
Ofício de remessa do major Francisco Januário de Mariz para Luís de Sá Osório da relação dos artigos de fardamento existentes no depósito do Trem.
77
Ofício do major Francisco Januário de mariz para Luís de Sá Osório comunicando a morte de um eclesiástico no Trem.
78
Relação dos armamentos e mais objectos existentes no Trem do Porto e que pertenceram à divisão revoltosa derrotada em Ruivães.
79
Ofício do major Francisco Januário de Mariz para Luís de Sá Osório sobre a quantidade de cartuxos de espingardas para exercício ou salva.
80
Relações das antiguidades dos oficiais do Corpo Militar do Arsenal do Exército.
81
Ofício (cópia) de R. M. Baião para o conde de Bonfim sobre os pedidos dum operário para ser pago durante o tempo em que esteve doente.
82
Decreto assinado pela rainha e pelo conde de Bonfim sobre a promoção dos empregados civis da secretaria da inspecção geral do Arsenal.
83
Ofício do conde de Lumiares para o conde de Bonfim sobre o destacamento da guarda do edifício nacional da fábrica do ferro.
84
Relatório de informações dos querimentos dos oficiais e praças do Corpo Militar do Arsenal do Exército.
43
Caixa nº 43
44
Caixa nº 44
45
Caixa nº 45
46
Caixa nº 46
47
Caixa nº 47
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 42
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 42
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/42
Título
Caixa nº 42