Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
20
Propriedades e Instalações Militares. Obras em Geral.
01
Caixa nº 1
(...)
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
1
Descrição narrativa da "Estrada Real", desde a caldeira do cais do Tojo até ao lugar do Poço do Bispo, na cidade de Lisboa, elaborada pelo capitão engenheiro Gregório António Pereira de Sousa, do Arsenal das Obras Militares.
2
"Tabela das localidades com quartéis permanentes, que devem ter os diferentes Corpos do Exército", assinada pelo marechal duque da Terceira, secretário de Estado dos Negócios do Reino e publicada na Ordem do Exército no. 15.
3
Ofício do capitão engenheiro Gregório António Pereira de Sousa, para o coronel José Dionísio da Serra, intendente geral do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quartéis, solicitando o envio de aparelhos, indispensáveis ao bom desempenho da comissão de que foi encarregue, (proceder ao levantamento da planta da estrada de Lisboa a Sacavém, seguindo o litoral do rio Tejo)..
4
"Mapas dos prédios que por conta do Estado se acham arrendados nas praças do Algarve, para alojamentos militares", assinados por Joaquim Lourenço Argoeiro, pagador do Arsenal das Obras Militares.
5
Ofício de José Maria de Barulhos para Francisco de Assis de Groot da Silva Pombo, solicitando o envio de uma relação de todos os oficiais reformados, servindo de caserneiros.
6
Ofício do marquês de Saldanha para o inspector geral do Arsenal das Obras Militares, solicitando correcções a um orçamento, semestral, apresentado à Rainha.
7
Declaração de arrendamento, (cópia), de uma casa, em Estremoz, propriedade da Inspecção Geral de Quartéis e que está assinada pelo capitão reformado Joaquim Feliciano da Gama, caserneiro interino.
8
Ofício da 2ª. repartição, 3ª. divisão, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para o marquês de Saldanha, solicitando a realização de obras nos quartéis de Gouveia e que estes permaneçam na posse das autoridades militares.
9
Requerimentos de Joaquim Ribeiro Pinto, sobre o averbamento da compra de umas barracas, situadas no Largo da Patriarcal Queimada, em Lisboa, onde funcionou um posto da Guarda Municipal, a fim de poder receber a renda dessas barracas.
10
Ofícios do brigadeiro Martinho José Dias Azedo, quartel mestre general, do Estado Maior do Exército, para o coronel José Dionísio da Serra, intendente geral do Arsenal das Obras Militares, sobre a entrega de uma horta ao Regimento de Infantaria 1
11
Termo de arrendamento do palácio e quinta da Luz, (destinados à ampliação do Colégio Militar), propriedade do conde de Mesquitela, assinado pelo coronel José Dionísio da Serra, intendente geral do Arsenal das Obras Militares.
12
Ofício de Francisco António Filipe Menlove, guarda da Hospedaria Militar, da rua dos Fanqueiros, para o inspector geral do Arsenal das Obras Militares, sobre uma relação dos oficiais estrangeiros, ali alojados.
13
Ofício do marquês de Saldanha para a Inspecção Geral dos Quartéis, ordenando a desocupação do edifício do extinto convento de Corpus Christi, entretanto arrematado..
14
Ofícios de Francisco António Filipe Menlove, guarda da Hospedaria Militar, no extinto convento dos Torneiros, para o tenente coronel Lourenço Justiniano Lima e para João Inácio Penaguião, ambos do Arsenal das Obras Militares, sobre o movimento de hóspedes.
15
Ofício do tenente engenheiro José Manços de Faria para o coronel José Dionísio da Serra, intendente geral do Arsenal das Obras Militares, sobre o exame que efectuou aos cómodos do extinto convento dos Paulistas, ocupado pelo Batalhão de Sapadores.
16
Ofícios de João Gomes Nobre, guarda da Hospedaria Militar, na Calçada da Estrela, para o tenente coronel Lourenço Justiniano Lima, do Arsenal das Obras Militares, sobre a actividade diária da hospedaria e com relações dos oficiais estrangeiros, ali alojados.
17
Certidão e declaração de Pedro de Sousa Holstein, duque de Palmela, relativas ao recebimento de rendas, provenientes do aluguer de dois andares do palácio do Calhariz, à Academia das Ciências Militares e à Academia de Fortificação.
18
Auto de arrendamento, (cópia), a Francisco Manuel da Silva, da horta que pertencera ao Batalhão de Caçadores 12, nos rossios de Ponte de Lima.
19
Correspondência entre o marquês de Saldanha e a Inspecção Geral dos Quartéis, sobre o abono de uma gratificação às praças do Batalhão de Sapadores, empregues nas obras de fortificação da linha de defesa da cidade do Porto.
20
Minuta de ofício do Arsenal das Obras Militares para o marquês de Saldanha, sobre a entrega do terreno que serviu de horta, ao Batalhão de Caçadores 2, em Tomar.
21
Ofício do tenente engenheiro António José Gonçalves Chaves, para o coronel José Dionísio da Serra, intendente geral do Arsenal das Obras Militares, sobre a falta de mobília e cavalariças para uma parte do Regimento de Cavalaria 6, que se está a instalar em Torres Novas.
22
Ofício do capitão barão de Wiederhold, chefe da 1ª. repartição, da 2ª. direcção, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para o marechal de campo barão de Almargem, comandante da 4ª. Divisão Militar, sobre a existência de terrenos apropriados para servirem de hortas às companhias de Veteranos.
23
Ofício de Venâncio Bernardino de Ochôa, governardor civil de Bragança, para o coronel José Dionísio da Serra, intendente geral do Arsenal das Obras Militares, sobre o estabelecimento de Hospedarias Militares no itenerário Lamego, Vila Real, Bragança.
24
Correspondência entre o tenente coronel António José Silveiro, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, o tenente coronel Lourenço Justiniano Lima, do Arsenal das Obras Militares e o visconde Sá da Bandeira, sobre a organização de uma relação dos conventos que servem de quartéis aos Corpos do Exército e que possuem "cercas" para hortas desses Corpos.
25
Ofício do major José António Tavares, chefe da 1ª. repartição da Direcção Militar, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para o tenente coronel Lourenço Justiniano Lima, do Arsenal das Obras Militares, remetendo uma cópia autenticada da Portaria que nomeia a comissão, encarregue da extinção e desmembramento da Intendência Fiscal.
26
Mapas dos edifícios do Estado, existentes na província do Algarve, que se destinam a alojamentos militares, assinados por Joaquim Lourenço Arejões, pagador do Arsenal das Obras Militares na Pagadoria de Faro.
27
Ofício do coronel José Feliciano da Silva Costa, chefe da 2ª. direcção da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para o coronel José Dionísio da Serra, intendente geral do Arsenal das Obras Militares, sobre o estabelecimento de um quartel ou hospedaria militar, no convento de São Gonçalo, em Amarante.
28
Ofícios do tenente coronel Lourenço Justiniano Lima, do Arsenal das Obras Militares, para o conde de Lumiares, remetendo uma relação e declarações, dos empregados do Arsenal das Obras Militares.
29
Inventário das ferramentas, utensílios e outros objectos, existentes na oficina de funileiros, do Arsenal das Obras Militares, assinado por Tomás de Aquino de Sousa, apontador geral.
30
Ofício do Arsenal das Obras Militares, para João Jorge Loureiro, a comunicar que ali existe o termo de avaliação de um prédio demolido, no lugar do Calvário, quando se formaram as linhas de defesa da capital.
31
Ofício do coronel José Feliciano da Silva Costa, chefe da 2ª. direcção da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para o coronel José Dionísio da Serra, intendente geral do Arsenal das Obras Militares, sobre uma horta no quartel militar de Castelo Branco.
32
Ofício, (cópia), do tenente coronel Gualter Mendes Ribeiro, comandante do 1º. Batalhão do Regimento de Infantaria 18, para a Repartição do Quartel Mestre General, sobre o estado e a capacidade do quartel, instalado no convento de São Francisco.
33
Memória sobre um terreno situado na zona de defesa da Praça de Elvas, assinada pelo capitão engenheiro José Maria da Silva Carvalho.
34
Ofícios do brigadeiro Martinho José Dias Azedo, da Repartição do Quartel Mestre General, para o coronel José Dionísio da Serra, intendente geral e para o tenente coronel Lourenço Justiniano Lima, ambos do Arsenal das Obras Militares, sobre a transferência do quartel do 1º. Batalhão do Regimento de Infantaria 7, do edifício dos Congregados para o convento de São Francisco, em Estremoz.
35
Termos de arrendamento da cerca do extinto convento da Boa Hora, em Belém, assinados pelo coronel José Feliciano da Silva Costa, inspector geral dos Quartéis e Obras Militares.
36
Processo relativo ao palácio do conde de Murça, situado na Rua de Santo António dos Capuchos, em Lisboa.
37
Requerimento de Ana Maria e sua filha Maria da Conceição, herdeiras de António Francisco Lundim, apresentando certidões comprovativas, solicitando o pagamento das rendas, das casas ocupadas pelo paiol da pólvora do castelo de São Jorge, em Lisboa.
38
Ofício, (cópia), de Simão Gomes Bastos, encarregado da Hospedaria Militar, para o tenente coronel Lourenço Justiniano Lima, do Arsenal das Obras Militares, sobre um arrombamento e roubo ocorridos na Hospedaria Militar do extinto convento do Carmo, em Lisboa.
39
Ofício do brigadeiro Martinho José Dias Azedo, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para o coronel José Dionísio da Serra, intendente geral do Arsenal das Obras Militares, sobre a entrega de um terreno, ao comandante do Regimento de Cavalaria 1, para horta do dito regimento.
40
Ofício do tenente engenheiro José Manços de Faria, para o tenente coronel Lourenço Justiniano Lima, do Arsenal das Obras Militares, sobre as despesas com as obras a efectuar nos quartéis do 2º. Batalhão do Regimento de Infantaria 1, alojado no castelo de São Jorge.
41
Ofício do visconde Sá da Bandeira, para o Inspector dos Quartéis e Obras Militares, solicitando os transportes necessários para se efectuar a mudança da Congregação dos Lentes da Academia de Fortificação, Artilharia e Desenho, para o Colégio dos Nobres.
42
"Relação do terreno, da horta que foi do extinto Presídio Militar do Porto Franco", assinada pelo tenente Pedro Maria de Sousa Castelo Branco, do 1º. Regimento de Lanceiros.
43
Ofício, (cópia), do tenente coronel António José Silveiro, chefe da 2ª. direcção da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para os membros da comissão administrativa da extinta Câmara dos Pares, informando que foram dadas ordens ao inspector interino do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quartéis, para que se efectuasse o despejo da Hospedaria Militar, estabelecida no Palácio das Cortes, a São Bento.
44
Ofício de João Gomes Nobre, guarda da Hospedaria Militar da Calçada da Estrela, para o coronel José Feliciano da Silva Costa, da 2ª. direcção, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e para o tenente coronel Lourenço Justiniano Lima, do Arsenal das Obras Militares, sobre o alojamento dos oficiais, naquela hospedaria.
45
Relação dos edifícios nacionais, existentes na vila de Mértola, para quartéis militares.
46
Ofício do duque da Terceira, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o inspector interino da Inspecção Geral dos Quartéis, ordenando a desocupação do extinto convento de São Bento, na cidade do Porto.
47
Auto de arrendamento a Maria Teresa, de uma casa, em Setúbal, pertencente à "Fazenda Nacional".
48
Ofício do major Leopoldo António Ferreira de Barros, comandante interino do Corpo de Veteranos da Província do Minho, para o barão de Almargem, sobre os terrenos, para hortas das Companhias do Corpo de Veteranos.
49
Ofício do brigadeiro Martinho José Dias Azedo, quartel mestre general do Estado Maior, para o coronel José Dionísio da Serra, intendente geral do Arsenal das Obras Militares, sobre o estado do edifício em que se acha aquartelado o 2º. Batalhão do Regimento de Infantaria 4, em Vila Viçosa.
50
Processo relativo ao reconhecimento das estradas do reino, para a organização de um "Itinerário Militar", a cargo do coronel Pedro Paulo Ferreira de Sousa, do Corpo do Estado Maior do Exército.
51
Auto de arrendamento da horta dos quartéis, denominada do laranjal, a João Pereira.
52
"Mapas dos prédios que por conta da Fazenda Nacional se acham arrendados nas praças do Algarve, para alojamentos militares", assinados por Joaquim Lourenço Arejões, pagador do Arsenal das Obras Militares, na Pagadoria de Faro.
53
Ofícios de Henrique Martins Pereira, inspector dos telégrafos, para o secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a organização do Corpo Telegráfico.
54
Autos de arrematação, em diferentes anos, da horta denominada "cerca de el-rei", na cidade de Lagos.
55
Minuta do Arsenal das Obras Militares, para o visconde do Reguengo, informando-o sobre quem pode utilizar a Hospedaria Militar.
56
Auto de arrematação, a António Rodrigues, dos terrenos denominados "hortas do batalhão", em Penamacor.
57
Auto de arrematação, a Manuel Tiago, do "chão do reduto", em Penamacor.
58
Ofício de José Manuel Serpa, administrador do concelho, para Joaquim Lourenço Arejões, pagador do Arsenal das Obras Militares, na Pagadoria de Faro, sobre a existência, na cidade de Silves, de edifícios do Estado, destinados a alojamento de tropas.
59
Ofício do major Jerónimo Martins Salgado, governador militar interino da praça de Sines, para Joaquim Lourenço Arejões, pagador do Arsenal das Obras Militares, na Pagadoria de Faro, sobre a existência, em Sines, de edifícios do Estado destinados a alojamento de tropas.
60
Ofício de José Albino de Mendonça, para Joaquim Lourenço Arejões, pagador do Arsenal das Obras Militares, na Pagadoria de Faro, sobre a existência, em Tavira, de edifícios do Estado destinados a alojamento de tropas.
61
Autos de arrendamento de diferentes anos, (cópias), da cerca do extinto convento de São Francisco, em Tomar.
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
(...)
41
Caixa nº 41
Caixa nº 20
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 20
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/20/20
Título
Caixa nº 20