Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
20
Propriedades e Instalações Militares. Obras em Geral.
01
Caixa nº 1
(...)
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
1
"Orçamento e memória (cópias) da construção de um telégrafo entre Abrantes e Estremoz, pelo Corpo de Engenheiros, em Elvas.
2
"Mapa dos prédios que por conta da Fazenda Naional se acham arrendadas nas praças do Algarve, para alojamentos militares, cujas rendas são pagas pelo Arsenal das Obras Militares", assinados por Joaquim Lourenço Aregões, seu pagador em Faro.
3
Ofício do coronel José Feliciano da Silva Costa, inspector-geral e fiscal do Arsenal das Obras Militares, para o conde de Bonfim, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo a "Relação nominal de todos os empregados não combatentes da Repartição do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, inclusa, assinado por Pedro Inácio Ribeiro Soares, 1º escriturário, servindo de contador.
4
Auto de assentamento (cópia) da horta regimental do extinto convento de Santo António, na cidade de Castelo Branco, assinado por Diogo Alexandrino de Figueiredo, encarregado interino do pagamento das Obras Militares desta cidade.
5
Ofício de José António Sardinha, caserneiro da cidade de Évora, para João Inácio Penaguião, 1º escriturário, servindo de contador, do Arsenal das Obras Militares, sobre o atestado, incluso, de que pertence a Bernardo Teles de Matos, a casa que serve de Corpo da Guarda Principal da cidade.
6
Relações e mapa dos prédios pertencentes à Fazenda Nacional, que por estarem administrados pela Repartição das Obras Militares e da Inspecção Geral dos Quarteis, na cidade de Faro, estão isentos de décima, assinado por Custódio Moreira da Silva, da casernaria da cidade.
7
Relações dos prédios pertencentes à Fazenda Nacional, que por estarem administrados pela repartição a meu cargo, são isentos de décima", assinado pelo major caserneiro Bento José Tavares, da cidade de Lagos..
8
Ofício de José Cardoso Vila Nova, da Pagadoria das Obras Militares do Porto, para João Inácio Penaguião, 1º escriturário, servindo de contador, do Arsenal das Obras Militares, sobre envio de documentação indicando a quem foram arrendados os cinco armazens pertencentes a esta repartição, sito no Porto, no edifício do Hospital de São João Novo.
9
Processos do Hospital Regimental de Artilharia 3, estabelecido no convento de São João Novo, no Porto, para a Repartição do Conselho de Saúde do Ministério da Guerra, sobre a venda de exedentes e do cemitério novo, na freguesia de São Pedro de Miragaia.
10
"Mapa dos prédios que por conta da Fazenda Naional se acham arrendadas nas praças do Algarve, abaixo declarados, para alojamento de militares, relativo ao semestre que principia no 1º de Julho de 1839, cujas rendas são pagas pelo Arsenal das Obras Militares", assinados por Joaquim Lourenço Aregões, seu pagador em Faro.
11
Auto de arrendamento, em hasta pública, de casas térreas situadas à porta de Santa Catarina, pertencentes à Fazenda Nacional, entregues à Repartição das Obras Públicas e Militares, a favor de Manuel Pascoal, pela Administração do Concelho de Estremoz.
12
"Mapa dos edifícios a cargo da Inspecção Geral dos Quarteis, em Faro", com designação de emprego que tiveram, assinado por Joaquim Lourenço Aregões, pagador do Arsenal das Obras Militares, em Faro.
13
Ofício do tenente-coronel Gregório António Pereira de Sousa, chefe interino da 2ª direcção da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para o comandante da 3ª Divisão Militar, sobre obras no edifício do extinto convento de São Francisco, na cidade da Guarda, destinado a quartel do Regimento de Infantaria 6.
14
Autos de arrematação (cópias) das hortas e chão do reduto limite de Penamacor, pertencentes ao batalhão desta vila, assinado por Diogo José Figueiredo, secretário da administração do concelho da cidade.
15
"Carta (cópia) da parte do rio de Coina, adjacentes aos Fornos de Vale de Zebro, levantada por ordem da direcção da Companhia de Navegação do Tejo e Sado, por barcos movidos a vapor.
16
Termo de arrendamento do terreno do Oblisco, dentro da cerca do extinto convento da vila de Alcobaça, destinado para a horta do Regimento de Infantaria 10, na presença do alferes caserneiro José Tomás, por ordem do inspector-geral dos quarteis, aferido por Bernardino dos Santos.
17
"Mapa dos prédios que por conta da Fazenda Naional se acha arrendados nas praças do Algarve, abaixo declarados, para alojamento de militares", cujas rendas são pagas pelo Arsenal das Obras Militares", assinados por Joaquim Lourenço Aregões, pagador da Pagadoria das Obras Militares, em Faro.
18
"Mapa dos prédios que por conta da Fazenda Naional se acha arrendados nas praças do Algarve, abaixo declarados, para alojamento de militares", cujas rendas são pagas pelo Arsenal das Obras Militares", assinados por Joaquim Lourenço Aregões, pagador da Pagadoria das Obras Militares, em Faro.
19
Termo de arrendamento (cópia) da renda da cerca denominada de El-Rei, na praça de Lagos, a Joaquim Ferreira, confirmado por Joaquim Lourenço Aregões, pagador da Pagadoria das Obras Militares, em Faro.
20
Instrumento de partilha do casal pertencente a António José da Cunha, da cidade de Lisboa, como prova de que a viuva Ana Rosa Nobreda Cunha é a legítima herdeira a receber a renda de uma casa no castelo de São Jorge, pela Fazenda Nacional, através do Arsenal das Obras Militares.
21
Esboço do quartel de veteranos, no Desterro, em Lisboa.
22
Minuta de ofício da 1ª Divisão Militar, para o coronel José Feliciano da Silva Costa, da 2ª repartição da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o alojamento do Regimento de Artilharia 1, vindo de Santarém, para que seja aquartelado nos quarteis da Cruz dos Quatros Caminhos e Cais dos Soldados, em Lisboa.
23
Ofício do tenente-coronel graduado Miguel de Seabra Beltrão, da 1ª Divisão Militar, para o coronel José Feliciano da Silva Costa, da 2ª repartição da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o estabelecimento, no quartel do Batalhão Académico, no Desterro, de luz competente afim de vigiar o armamento.
24
Ofício do coronel José Pedro de Melo, da 1ª Divisão Militar, para o coronel José Feliciano da Silva Costa, da 2ª repartição da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a desocupação do quartel do Beco do Carrasco, em Lisboa, afim de receber o Batalhão [de Caçadores] 26, vindo de Cascais.
25
Ofício do coronel José Pedro de Melo, da 1ª Divisão Militar, para o coronel José Feliciano da Silva Costa, da 2ª repartição da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a instalação no quartel da Guarda do Corpo, em Belém, do Batalhão de Infantaria 6.
26
Autos de arrematação (cópias) das hortas do batalhão da vila de Penamacor, denominadas de - Batalhão de trás-dos-quarteis, dos Arcos, do Monteiro e do Reduto - pelo prazo de um ano, certificados por Diogo José Figueiredo, secretário da administração do concelho da cidade.
27
Relação das propriedades que possui o Batalhão de Infantaria 6. no sítio da Torre da Marca, na cidade do Porto, assinada pelos seua oficiais.
28
Ofícios do tenente-coronel Manuel Augusto de Sousa, comandante do Batalhão de Infantaria 6. para o brigadeiro José Pedro Celestino Soares [depois visconde de Leceia], comandante interino da 6ª Divisão Militar e para José de Figueiredo Frazão, sobre as propriedades que o batalhão possui no sítio da Torre da Marca, na cidade do Porto.
29
Recibos (cópia) passados a Francisco Vanzeler e a Fortunato Chamico e Companhia, por José Cardoso Vila Nova, pagador da Pagadoria das Obras Militares do Porto, sobre o arrendamento de armazens pertencentes ao Estado, sitos nos baixos do extinto convento de São João Novo, na cidade do Porto.
30
Ofício do barão de Bonfim, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as representações dos habitantes de Santarém, solicitando que o Regimento de Artilharia 1 não seja deslocado para Lisboa.
31
Ofício de Manuel Francisco de Paula Barreto, administrador do Concelho de Setúbal, para o coronel José Feliciano da Silva, inspector e fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecçãp Geral dos Quarteis, sobre a instalação dos oficiais do Batalhão de Infantaria 12, nesta vila.
32
Auto de arrendamento (cópia), a favor de José Lopes Nunes e assinado pelo capitão caserneiro Domingos Martins da Cunha, encarregado pelo inspector-geral do Arsenal das Obras Militares e Inspecção dos Quarteis, sobre a cerca e quartel pertencente ao extinto convento de São Francisco, na vila de Tomar.
33
Escritura de doação e acto de posse de José Carneiro da Silva Magalhães a sua filha Maria Tomásia da Veiga, de uma casa no sítio da Feira Franca, na vila de Viseu.
34
Auto de arrendamento a António Pereira Gomes, em hasta pública, da horta denominada de Oblisco, sito na cerca do extinto mosteiro, na vila de Alcobaça.
35
"Mapa dos prédios que por conta da Fazenda Naional se acham arrendadas nas praças do Algarve, abaixo declarados, para alojamento de militares, cujas rendas são pagas pelo Arsenal das Obras Militares", assinados por Joaquim Lourenço Aregões, pagador em Faro.
36
Ofício do capitão caserneiro José Maria da Fonseca, para Vasco Vitorino da Fonseca, administrador do Concelho de Estremoz, sobre o arrendamento, em hasta pública, de uma casa situada à Porta de Santa Cartarina, na dita vila.
37
Ofício do barão de Alcobaça, comandante da 3ª Divisão Militar, para o conde de Bonfim, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre obras no aquartelamento do Batalhão de Caçadores 28, no convento de São Domingos, em Aveiro.
38
Ofício do tenente-coronel Gregório António Pereira de Sousa, chefe interino da 2ª direcção da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para o comandante da 3ª Divisão Militar, sobre as obras a efectuar no edifício de São Bento da Vitória, na cidade do Porto, para nele alojar o Batalhão de Caçadores 28.
39
"Mapa dos edifícios a cargo da Inspecção Geral dos Quarteis, designando o emprego que tiveram, ruinas mais notáveis que neles se observaram e a quantia proximamente necesssárias para as repara", assinado por Joaquim Lourenço Aregões, pagador do Arsenal das Obras Militares, em Faro.
40
Ofício de Joaquim Lourenço Aregões, pagador do Arsenal das Obras Militares, em Faro, para o coronel engenheiro José Feliciano da Silva Costa, intendente fiscal e inspector-geral dos quarteis, sobre o arrendamento da casa que serve de guarda do registo, na vila de Olhão.
41
Ofício de José Cardoso Vila Nova, pagador no Porto, para Pedro Inácio Ribeiro Soares, 1º escriturário, servindo de contador, em Lisboa, ambos do Arsenal das Obras Militares, sobre o arrendamento dos armazens, sitos nos baixos do extinto convento de São João Novo, na cidade do Porto.
42
Auto de arrematação (cópia) da cerca do extinto convento de São Francisco, pertencente ao quartel militar na vila de Tomar, a José Lopes Nunes Sério, assinado por Manuel da Silva Magalhães, escrivão da administração da dita vila.
43
"Relação dos prédios militares existentes nos diversos pontos da província do Algarve, onde não há caserneiro e que , por conseguinte, estão a cargo dos respectivos governadores militares, rubricado por Joaquim Lourenço Aregões, pagador do Arsenal das Obras Militares, em Faro.
44
"Mapa dos prédios que por conta da Fazenda Naional se acham arrendadas nas praças do Algarve, para alojamentos militares, cujas rendas são pagas pelo Arsenal das Obras Militares", assinados por Joaquim Lourenço Aregões, seu pagador em Faro.
45
"Extinção do Arsenal das Obras Militares - Relação nominal de todas as pessoas empregadas no Arsenal das Obras Militares que existiam na data do decreto de 4 de Novembro de 1842, com declaração do seu respectivo emprego, exercício e vencimento".
46
"Mapa dos edifícios a cargo da Inspecção Geral dos Quarteis, designando o emprego que tiveram, ruínas mais notáveis que neles se observaram e a quantia proximamente necesssária para as repara", assinado por Joaquim Lourenço Aregões, pagador do Arsenal das Obras Militares, em Faro.
47
Ofício do major José Ricardo Peixoto, comandante interino do Batalhão de Infantaria 6, para o tenente-coronel Francisco Infante de Lacerda, adido ao chefe do estado-maior da 3ª Divisão Militar, sobre o embargo, pela Câmara Municipal do Porto, da obra mandada executar no seu quartel da Torre da Marca, na cidade do Porto.
48
Ofício do coronel Ricardo José Coelho, comandante interino do Comando Militar da Hilha de São Jorge, na Vila das Velhas, nos Açores, para o coronel Joaquim Zeferino de Sequeira, da sub-divisão de Angra do Heroísmo, governador do castelo de São João Batista, sobre o a devolução das casas alugadas a civis.
49
"Assentamento das casas alugadas por conta do Estado que se acham ocupadas em serviço militar na província do Algarve e relação dos prédios em Faro, à disposição da Inspecção dos Quarteis", na 8ª Divisão Militar, assinado por Joaquim Lourenço Aregões, pagador do Arsenal das Obras Militares, em Faro.
50
"Mapa dos prédios que por conta da Fazenda Naional se acham arrendadas nas praças do Algarve, abaixo declarados, para alojamento de militares, cujas rendas são pagas pelo extinto Arsenal das Obras Militares", assinados por Joaquim Lourenço Aregões, pagador da Pagadoria das Obras Militares, em Faro.
51
"Extinto Arsenal das ObrasMilitares - Relação nominal das pessoas empregadas na contadoria e nas diferentes obras e oficinas que ficaram existindo", assinado por Manuel Coelho Torrezão.
52
Ofícios do brigadeiro graduado Pedro António Rebocho, governador interino do Governo Militar de Aveiro, para o tenente-coronel Francisco Infante de Lacerda, adido ao chefe do estado-maior da 3ª Divisão Militar, sobre obras, motivadas pelo incêndio, no extinto convento de São Domingos, em Aveiro.
53
Ofícios do capitão Jerónimo Alves Guedes, comandante do destacamento do Regimento de Infantaria 6, para o brigadeiro graduado Pedro António Rebocho, governador interino do Governo Militar de Aveiro, sobre o incêndio, no extinto convento de São Domingos, nesta cidade.
54
Ofício do marechal duque da Terceira, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o comandante da 3ª Divisão Militar, sobre a horta do extinto Batalhão de Caçadores 28 a ser entregue, provisoriamente, à Companhia de Veteranos de Aveiro.
55
"Mapa dos edifícios nacionais, na cidade de Faro, a cargo da Inspecção Geral dos Quarteis, referido ao mês de Janeiro de 1843, designando o emprego que tiveram no mesmo mês, as ruínas mais notáveis que neles se observaram e a quantia proximamente necesssárias para as reparar", assinado por Joaquim Lourenço Aregões, pagador do Arsenal das Obras Militares, em Faro.
56
Ofício do brigadeiro de engenheiros José Bento de Sousa Fava, intendente da Repartição das Obras Públicas, no distrito de Lisboa, para os directores comissionados dos outros distritos, sobre as instruções a observar no reconhecimento das estradas do país.
57
Ofício do marechal barão de Cacilhas, comandante interino da 1ª Divisão Militar, para o duque da Terceira, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a mudança de Quartel do Regimento de Granadeiros da Rainha para o convento de São de Deus, em Lisboa.
58
Ofício do marechal de campo Pedro Folque, comandante interino do Comissariado Geral de Engenharia, para João Amâncio, contador da extinta Repartição das Obras Militares, sobre a apresentação do tenente Meira, director das obras nas arrecadações do quartel do Regimento de Infantaria 7, em Vale do Pereiro, na cidade de Lisboa.
59
Ofício de José Joaquim Lobo, da contadoria do Tribunal do Tesouro Público, para João Anastácio da Cunha, contador da extinta Repartição das Obras Militares, sobre a representação da baronesa de Lebseltern, Maria Francisca do Ó, a respeito de obras, sem consentimento do seu procurador, na sua casa na estrada de Picoas, em Lisboa , na cidade de Lisboa.
60
Ofícios do tenente-coronel Gregório António Pereira de Sousa, chefe interino da 2ª direcção da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para Francisco Infante de Lacerda, comandante da 3ª Divisão Militar, sobre a utilização do extinto convento de São Bento da Vitória, na cidade do Porto.
61
Ofício do barão de Fornos de Algodres, para Francisco Infante de Lacerda, comandante da 3ª Divisão Militar, sobre obras de beneficiação do quartel da Torre da Marca, onde se encontra o Batalhão de Infantaria 6, na cidade do Porto.
62
Ofício do coronel Manuel Eleutério Malheiro, comandante do Regimento de Infantaria 2, para Francisco Infante de Lacerda, comandante da 3ª Divisão Militar, sobre a demolição, mandada executar pela Câmara do Porto, do muro que circundava o jardim, próximo à capela da Lapa, no aquartelamento do seu rregimento, na cidade do Porto.
63
Ofício do major Francisco António Garcês, do Corpo de Engenheiros, para Francisco Infante de Lacerda, comandante da 3ª Divisão Militar, sobre as obras no quartel de Santo Ovídio, na cidade do Porto.
64
Ofício do brigadeiro graduado José de Sousa e Faria, governador da praça de Valença, para o capitão Carlos Brandão de Castro Ferreri, da 4^Divisão Militar, sobre a horta para o Batalhão de Caçadores 7, em Valença.
65
Ofício do tenente-coronel Gregório António Pereira de Sousa, chefe interino da 2ª direcção da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para o comandante, comandante da 4ª Divisão Militar, sobre a horta para o Regimento de Infantaria 3, na cerca do extinto convento dos Cruziosna, em Viana do Castelo.
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
(...)
41
Caixa nº 41
Caixa nº 21
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 21
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/20/21
Título
Caixa nº 21