Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
20
Propriedades e Instalações Militares. Obras em Geral.
01
Caixa nº 1
(...)
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
1
Uma (cópia) de aviso do conde de São Lourenço, para Francisco António Raposo, a informar que por ordem Real, e sobre forma de lei, se deve proceder ao pagamento da construção das barracas onde se encontram os telégrafos em Odemira.
2
Duas minutas, para o marechal José da Fonseca Pinto, governador da Praça de Abrantes, sobre a legalidade da horta atribuída ao Regimento de Infantaria, 20 nesta cidade e um auto elaborado por, Francisco Freire Barbosa Peixoto, sobre o arrendamento da respectiva horta denominada de quinta da Nora
3
Dois mapas elaborados por Amâncio Francisco Cobeiro de Azevedo Gentil, com as casas que por conta do estado se encontram arrendadas para alojamentos militares nas praças do Algarve e cujas rendas são pagas pelo Arsenal Real das Obras Militares.
4
Um mapa elaborado por Amâncio Francisco Cobeiro de Azevedo Gentil, com as casas que por conta do estado se encontram arrendadas para alojamentos militares nas praças do Algarve e cujas rendas são pagas pelo Arsenal Real das Obras Militares.
5
Dois avisos do conde da Lousã, D. Diogo, para, Francisco António Raposo, sobre a pretensão de Gaspar José Marques, sobre a retirada de pau do Brasil que se encontra no edificío que era ocupado por Matias António, e uma cópia de ofício do requerente.
6
Um processo elaborado por João Inácio Penaguião, com as folhas de pagamento das pessoas que através do Arsenal Real das Obras Militares se empregaram nos diversos departamentos.
7
Um ofício do Arsenal das Obras Militares sobre a quantidade de bois e carros existentes no Arsenal, e os serviços em que se encontram.
8
Um ofício para Agostinho José Freire e uma cópia de ofício para o duque da Terceira, sobre os empregados do Arsenal Real das Obras Militares e os da Contadoria a oferecerem-se como voluntários para a criação de um corpo militar.
9
Cinco relações do Arsenal Real das Obras Militares, com o resumo semanal das obras, de 2 a 23 de Junho de 1832.
10
Três mapas referentes aos meses, de Janeiro, Fevereiro e Setembro, elaborados por João Inácio Penaguião, para Francisco António Raposo, sobre os trabalhos em que se encontram empregues os presos militares sentenciados, existentes nos presídios do reino e três ofícios de Francisco António Raposo, para o marquês de Tancos sobre o assunto.
11
Sete ofícios do conde de São Lourenço e de Manuel de Sousa Ramos do Real Corpo de Engenheiros para o conde de Barbacena, e uma (cópia) de oficío de Gregório Gomes da Silva, sobre a compra do quintal contíguo ao paiol de Santa Barbara em Elvas.
12
Três ofícios, do conde de São Lourenço, para o conde de Barbacena, uma (cópia) de ofício, de Gil Inocêncio Xavier de Brito, na ausência do oficial Maior, para o conde de Basto, José Francisco Bramcamp de Almeida e uma minuta, sobre a pedra de cantaria e alvenaria, tirada das escavações do Terreiro do Paço, onde se está a construir uma bateria, para a construção de um quartel no campo de Santa Clara.
13
Um ofício de Filipe Neri Gorjão, do quartel mestre general, para Francisco António Raposo,onde é solicitada pelo duque de Lafões, brigadeiro comandante da 2ª brigada de Voluntários Realistas, sobre a reparação do quartel que ocupa o 3º Batalhão, no convento de São Caetano.
14
Um ofício do brigadeiro, Joaquim José Maria de Sousa Tavares, comandante da Guarda Real da Policia de Lisboa, para Filipe Neri Gorjão, sobre as condições em que se encontram aquarteladas, algumas companhias de voluntários Realistas.
15
Um ofício do solicitador do real fisco, José de Sousa Pereira, para o marechal de campo e inspector dos quartéis, Francisco António Raposo, onde por ordem judicial se deve proceder á venda dos bens existentes, no palácio do marquês de Palmela.
16
Um oficío, de Francisco António Raposo, para o marquês de Tancos a remeter um mapa, demonstrativo dos trabalhos executados, pelos militares sentenciados e presos, nos presídios do Reino, a trabalhos públicos, durante o mês de Março de 1832, assim como as respectivas despesas.
17
Mapas elaborados por Manuel de Sousa Ramos e Manuel Lane, do Real Corpo de Engenheiros, sobre o andamento das obras dirigidas por oficiais , deste Corpo, referentes aos meses de Janeiro a Dezembro, de 1832.
18
Mapas elaborados por Manuel de Sousa Ramos e Manuel Lane, do Real Corpo de Engenheiros, sobre as obras de fortificação, mandadas executar e outras que ainda não começaram, referentes aos meses de Janeiro, Novembro e Dezembro de 1832.
19
Dois cadernos com os balanços do cofre do Arsenal Real das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quartéis, referentes aos meses de Janeiro e Fevereiro de 1832.
20
Um ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, para o conde de São Lourenço, e dois orçamentos elaborados por Tomás de Aquino Leal, sobre as quantias que se julgam necessárias para as despesas da repartição das obras militares e inspeção geral dos quartéis, no mês de Janeiro de 1832.
21
Duas portarias e duas minutas, de Francisco António Raposo, para o conde de São Lourenço, sobre a horta destinada ao Regimento de Infantaria de Tavira, onde a Priora e religiosas do convento do Coração de Jesus, através de um requerimento solicitam o pagamento da horta das casas no sitio da Atalaia.
22
Um ofício de Joaquim António de Aguiar, para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, Agostinho José Freire, a informar que já deu as ordens para que se possa instalar a secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, no palácio da extinta Inquisição, no Rossio
23
Sete ofícios e quatro minutas sobre a transferência do Arquivo Militar para a casa do duque do Cadaval.
24
Duas minutas do Arsenal Geral das Obras Militares, para Agostinho José Freire, sobre a solicitação que António Francisco Candil, fez para que lhe fosse entrega a horta que serviu o Regimento de Cavalaria 7.
25
Um ofício do major engenheiro, do Arsenal das Obras Militares, Lourenço Justiniano Lima, para Carlos Frederico de Paula, sobre a necessidade de requesitar, operários para trabalharem nas fortificações de Lisboa.
26
Um oficío do brigadeiro, Francisco Joaquim Corretti, comandante do Depósito Geral Militar, para Carlos Frederico de Paula, a solicitar que lhe seja entrega a hospedaria militar da calçada da Estrela, para dar guarida aos oficias do Exército Libertador que estão a chegar ao Depósito.
27
Dois ofícios de José da Silva Carvalho, da secretaria de Estado dos Negócios Eclisiásticos e da Justiça, para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, Agostinho José Freire, sobre a necessidade de ocupar o palácio denominado de Páteo das Vacas, para aí estabelecer o tribunal correcional de policía do distrito da Estrela.
28
Dois oficíos do brigadeiro Inspector, Pedro Folque e do Inspector dos Telégrafos, Fernando José de Santa Rita, a fim de serem reparados com a maior urgência as linhas dos telégrafos de Santarém e o estabelecimento do central do castelo de S. Jorge.
29
Quatro ofícios, uma (cópia) de ofício e duas minutas sobre a instalação da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra no palácio do Rossio.
30
Uma relação (cópia) das casas que pertencendo a alguns dos conventos extintos , que foram postos á disposição da Inspeção Geral dos Quartéis, para aquartelamento das tropas.
31
Um ofício do governador de Abrantes, coronel, Manuel de Sousa Raivoso, para Carlos Frederico de Caula, sobre o requerimento de Joaquim Soares Mendes, negociante dessa praça, sobre uma horta denominada quinta da Horta, que arrendou ao Regimento de Infantaria 20.
32
Oito ofícios do tenente coronel, Simão Infante de Lacerda, comandante do Regimento de Lanceiros da Raínha, para Baltazar de Almeida Pimentel, sobre os utensílios da horta do seu regimento
33
Dois mapas elaborados por Amancio Francisco Cobeiro de Azevedo Gentil, pagador do Arsenal Real das Obras Militares em Faro, sobre os prédios que se encontram alugados por conta do estado, na praça do Algarve, para alojamento de militares.
34
Um oficío do major, José Maria da Fonseca Moniz, comandante do Batalhão de Caçadores 28, em Aveiro, para Grancisco Infante de Lacerda, sobre as obras que estão a decorrer no quartel e a necessidade de haver um subsídio para o fardamento dos soldados.
35
Um ofício do tenente coronel, José Joaquim Gomes Fontoura, comandante do Regimento de Cavalaria 4, para Baltazar de Almeida Pimentel, sobre a pretensão em ocupar, a cerca do convento de Pópulo em Braga, para a horta do seu Regimento.
36
Uma minuta do tenente coronel, comandante do Regimento de Infantaria 3, em Chaves, para Agostinho José Freire, para que lhe fosse entregue, um terreno que havia sido destinado, para a horta do Regimento de Infantaria 12.
37
Uma minuta de Manuel José de Bivar Gomes da Costa, onde este reclama o pagamento de seis medidas de cal, que utilizou nas linhas de defesa da cidade de Faro.
38
Quatro ofícios de, Luis Gomes de Abreu, José Joaquim Alvares de Sousa Amado e Luis António Leirós, para Miguel José Martins Dantas, oficial maior da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a instalação do tribunal da Policia Correcional do distrito da Estrela, no palácio do páteo das Vacas.
39
Relação dos oficiais existentes na hospedaria Militar, na calçada da Estrela elaborada por João Gomes Nobres, guarda da hospedaria.
40
Um processo, sobre a restituição ao marquês de Santa Iria, do seu palácio em São Pedro de Alcântara, que serviu de quartel das bandeiras da Guarda Real da Policia.
41
Um processo com os salários diários pagos com as obras, no quartel do ajudante general Valdez, á Boa Morte.
42
Obtenção de água, na cerca do extinto convento de Jesus.
43
Um ofício do major, Lourenço Justiniano Lima, do Arsenal Real das Obras Militares, para Carlos Frederico de Caula, sobre se nas hospedarias militares, que além de oficiais também poderão ser alojados soldados.
44
Um oficío do director da 3ª repartição do ministério da Guerra, João Ferreira Sarmento, para Marcelino Máximo de Azevedo e Melo, sobre a horta do Regimento de Cavalaria 1
45
Um aviso do director da 3ª repartição do ministério da Guerra, João Ferreira Sarmento, para João Carlos Frederico de Caula, sobre a horta do 3º Batalhão de Artilharia, na casa do mosteiro Secularizados das Comendeiras de Santos.
46
Um processo do mestre carpinteiro Caetano Vieira, com a avaliação que este fez dos três armazéns que serviram de quartéis da marinha.
47
Um requerimento e uma certidão de António Marques Gouveia e sua filha, onde estes pedem o recebimento das rendas da casa junto ao castelo de São Jorge, ocupadas por militares.
48
Um relatório da comissão encarregada de examinar os edifícios e escolha dos quartéis, para a Guarda Nacional de Lisboa e corpos militares, para o perfeito da provincia da Estremadura, Lourenço Justiniano Lima.
49
Um ofício do perfeito, Bento Pereira do Carmo, para o tenente general, Carlos Frederico da Caula, inspector Geral dos Quartéis Militares, sobre o quartel denominado dos Loios, onde estava alojada uma das companhias do extinto Corpo da Policia, e agora posto á disposição da perfeitura.
50
Um a cópia de ofício de João Inácio Penaguião, escriturário do Arsenal das Obras Militares, para o tenente general, Carlos Frederico de Caula, inspector Geral dos Quartéis Militares, requerimento de Dorothea Moller, proprietária da casa azul, na praça da Alegria onde se encontra instalada, a sala dos Conselhos de Guerra, a qual pede a entrega do mesma.
51
Um cópia de um relatório elaborado por Miguel José Martins Dantas, da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, onde o ajudante de campo de Sua Magestade, Baltazar de Almeida Pimentel, dirigiu ao ministério da Guerra, sobre o estado em que se encontram alguns quartéis da capital e os melhoramentos que estes necessitam.
52
Um oficío do capitão, Vitor Jorge, comandante do depósito do Regimento de Cavalaria 4, para José Lucio Travassos Valdez, sobre a horta do depósito
53
Um requerimento de António Francisco Landino, solicitando o pagamento das rendas que estão em atraso,de uma quinta que alugou para a instalação da horta do Regimento de Cavalaria 7.
54
Três ofícios, duas cópias e uma minuta, sobre a Hospedaria Militar contígua, ao palácio das Cortes.
55
Um ofício de, Agostinho José Freire, para Carlos Frederico de Caula, acompanhado por um mapa dos artigos de equipamentos e mobilias de caserna que faltam nos quartéis da capital e na fortaleza de São Julião da Barra, e uma cópia de ofício a relatar o estado em que se encontram vários quartéis e dos melhoramentos de que alguns necessitam.
56
Um processo de auto de louvação da venda de uma casa de que é propriétaria, Maria Rita Fevrónia, que serve de arrecadação e depósito dos utensílios militares da Inspecção das Obras Militares em Penafiel.
57
Um ofício do tenente coronel, António Pinto da Mota, comandante do Batalhão de Caçadores 3, para João Honorato Rolim, a informar que nunca pediu a haste da bandeira do Batalhão de Caçadores 8, ausente na ilha da Madeira, mas sim as suas hortas para beneficío do seu corpo.
58
Um ofício de José Maria O' Neil, para Carlos Frederico de Caula, sobre um pedido de vigas feito pela repartição das Obras Militares.
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
(...)
41
Caixa nº 41
Caixa nº 19
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 19
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/20/19
Título
Caixa nº 19