Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
20
Propriedades e Instalações Militares. Obras em Geral.
01
Caixa nº 1
(...)
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
1
Minuta de ofício do coronel João Vieira da Silva, comandante do Regimento de Artilharia 1, para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a construção de um muro na parada no quartel da Cruz dos Quatro Caminhos, seu aquartelamento, pela Repartição da Obras Militares.
2
Ofício do coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, sobre a horta para o Regimento de Infantaria 1, em Pedrouços.
3
Ofício do coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, sobre a horta para o Regimento de Infantaria 4, em Lisboa.
4
Minuta de uma representação do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as hospedarias militares, em Lisboa.
5
Certificado que prova que pertencem a Teodósio Nunes Rosendo, herdeiro da viuva de António Esteves Negrão, as casas arrendadas pela Repartição das Obras Militares, assinado por António de Almeida Santos, oficial do Tabelião Público de Notas, em Lisboa.
6
Ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o abastecimento de água para o Hospital Regimental do Castelo de São Jorge.
7
Ofício do coronel João Vieira da Silva, comandante do Regimento de Artilharia 1, para o brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, sobre a horta do seu regimento.
8
Minuta do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o ofício do major Francisco Manuel Coelho Borges, do Regimento de Artilharia de Angra, solicitando quartel nas hospedarias militares em Lisboa.
9
Ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a horta para o Regimento de Infantaria 4, em Lisboa.
10
Ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as representações das Câmaras das vilas de Peniche e Atouguia da Baleia, pedindo que se mande construir uma ponte sobre o rio Real, perto de Peniche.
11
Ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o major caserneiro Gabriel Pereira de Castro, da praça de Peniche, sobre o arrendamento da horta pertencente aos quarteis da vila e para Lourenço Justiniano Lima, remetendo o Auto de Arrematação, assinado por Francisco Melo da Silva, arrematente.
12
Ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a construção do alojamento para os oficiais de um regimento aquartelado na Torre da Marca, na cidade do Porto.
13
Ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pagamento de cobertores fornecidos ao Arsenal do Exército, pelo Arsenal das Obras Militares.
14
Ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a reparação da Ermida de São Cristóvão de Gojão, próximo de Santarém e a servir de depósito de cartuchame do Regimento de Milícias de Santarém.
15
Auto de entrega (cópia) do edifício no Campo da Atalaia, na cidade de Tavira, entregue ao alferes reformado Gaspar Nogueira, caserneiro da cidade, confirmado por Caetano Inácio Cardoso, encarregado da Pagadoria das Obras Militares do Algarve, em Faro.
16
Certidões de arrendamento da horta de São Francisco, para o Batalhão de Caçadores 2, na vila de Tomar, por António da Mota Sobrinho, ao major caserneiro António Félix de Almeida Salema, dos quarteis da vila.
17
Requerimento da câmara, clero, nobreza e povo da vila de Torres Novas, para Sua Majestade, sobre a instalação de um quartel permanente de um regimento de cavalaria, na dita vila.
18
Ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as condições que deve ter o terreno para a horta de um regimento de infantaria ou artilharia.
19
Ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o fornecimento de vários objectos para arranjo da casa dos Conselhos de Guerra, que tem lugar no Quartel-General da Corte e Estremadura.
20
Ofício do major José António de Abreu, comandante do Batalhão de Artífices Engenheiros, para o tenente-general reformado Manuel de Sousa Ramos, comandante interino do Corpo de Engenheiros, sobre o novo projecto e orçamento dos melhoramentos no seu aquartelamento, no Convento de Nossa Senhora de Jesus.
21
Ofício do major Romão José Soares, comandante do Batalhão de Caçadores 2 e do major José Maria de Sá, provedor do Comissariado Administrativo de Angra do Heroísmo, para José Batista da Silva Lopes, sobre a devolução da horta do batalhão, em Angra.
22
Auto de avaliação das hortas denominadas Carocha, Horta Nova e a do Padre Correia, no sítio da Foz, arredores desta cidade", no Algarve, assinado por Francisco de Paula Neves e Eanes.
23
"Mapa dos prédios que por conta do Estado se acham arrendados nas praças deste Algarve, abaixo designadas, para alojamento militar", referentes ao semestre de 1831, "cujas rendas são pagas pelo Arsenal das Obras Militares", assinadas por Amâncio Francisco Cobeiro de Azevedo Gentil.
24
Ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio de duzentas camas para o Regimento de Infantaria 11, de Almeida e das obras do aquartelamento do dito regimento.
25
"Mapa das obras militares, reedificação de quarteis e seus fornecimentos, assim como das pessoas que se empregaram nestes trabalhos e sua despesa, sendo tudo executado pelo Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis", assinados pelo brigadeiro Francisco António Raposo, seu intendente fiscal.
26
Ofícios mensais do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo o "Balanço do cofre do Arsenal das Obras Mlitares e Inspecção Geral dos Quarteis", acompanhado do mapa da demonstração do estado da dívida da mesma repartição.
27
Ofícios do Marechal de campo Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o marechal de campo marquês de Tancos, ajudante-general do Estado-Maior e para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo o "Mapa geral e demonstrativo dos trabalhos em que se empregaramos presos militares sentenciados, existentes nos diversos presídios do Reino, assim como da despesa que se fez com o rancho dos mesmos sentenciados e no curativo dos enfermos e da aplicação que tiveram as sobras do pré que venceram".
28
Auto de louvação (cópia) das casas de José Macedo, que servem de quartel do destacamento de cavalaria, sitas nas Carvalheiras de São Sebastião, na cidade de Braga, assinado por António José Gomes Chaves, escrivão do Cível.
29
Ofício do coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o marechal de campo conde de Barbacena Francisco, chefe do Estado-Maior do Exército, sobre obras no paiol de Santa Bárbara, na praça de Elvas.
30
Minuta de ofício do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a horta para o 2º Regimento de Infantaria da Praça de Elvas.
31
Ofício do coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, sobre o requerimento, incluso, do reitor e demais padres do Convento de São Paulo, em Elvas, para que seja retirado o Regimento de Artilharia 3, que ali está aquartelado.
32
Ofício do tenente-coronel Luís de Azeredo Pinto, comandante do Regimento de Infantaria 8, para o brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, sobre a horta para o seu regimento, aquartelado em Estremoz.
33
Ofício do coronel Filipe Neri Gorjão, quartel-mestre general do Estado-Maior do Exército, para o tenente-general Luís Inácio Xavier Palmeirim, encarregado do Governo das Armas do Alentejo, sobre a horta para o Regimento de Infantaria 8, em Estremoz.
34
Requerimento do prior e demais religiosas do Convento de São Domingos, em Guimarães, para o Arsenal das Obras Militares, sobre o pagamento da renda das casas que serviram de casa da guarda principal do Rgimento de Milícias.
35
Ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre obras no quartel do 4º Regimento de Infantaria de Lisboa, em Vale de Pereiro.
36
Minuta do major João António Rebocho, ajudante de ordens de El-Rei, do quartel-mestre general do Estado-Maior do Exército, sobre as obras no quartel do Regimento de Infantaria 16.
37
Minuta do coronel conde de Atalaia, comandante do 3º Batalhão de Voluntários Realistas, sobre a ampliação do seu quartel, instalado no Convento dos Caetanos, em Lisboa.
38
Minuta do coronel Manuel de Mendonça Figueira de Azevedo Pinto de Sousa, comandante do Regimento de Milícias do Termo de Lisboa Ocidental, solicitando melhores acomodações no Convento dos Jerónimos, onde se encontra aquartelado, em Lisboa.
39
Minuta de ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a ocupação violenta da Hospedaria Militar da Calçada da Estrela, pelo Regimento de Milícias de Lisboa Ocidental.
40
Ofícios do coronel Filipe Neri Gorjão, quartel-mestre general do Estado-Maior do Exército, para o marechal de campo Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho e Póvoas, encarregado do Governo das Armas da Beira Alta, sobre o arrendamento da herdade de São Brás, perto de Moura, para nela se criarem os potros destinados à remonta.
41
Ofício do coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o marechal de campo conde de Barbacena Francisco, chefe do Estado-Maior do Exército, sobre a perda de artigos durante o incêndio no quartel para onde foi destacado, na cidade do Porto, ao esquadrão do Regimento de Cavalaria de Chaves.
42
Ofícios mensais do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo o mapa de "Orçamento das quantias que se julgam necessárias para as despesas da Repartição das Obras Miltares e Inspecção Geral dos Quarteis".
43
Ofício do coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o marechal de campo conde de Barbacena Francisco, chefe do Estado-Maior do Exército, sobre a relação nominal (cópia), inclusa, dos militares empregados na Repartição da Obras Militares e Inspecção dos Quarteis, assinada por Gil Inocêncio Xavier de Brito, da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra
44
Ofício do coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, sobre a horta para o Regimento de Infantaria 14, em Tavira.
45
Ofício do coronel Filipe Neri Gorjão, quartel-mestre general do Estado-Maior do Exército, para o brigadeiro visconde de Molelos, encarregado do Governo das Armas do Alentejo, acerca das obras a executar no Conventos de São Paulo e São Francisco, onde está quartelado o Regimento de Infantaria 14, na cidade de Tavira.
46
Ofício de Gaspar Nogueira Casimiro, caserneiro da praça de Tavira, para o brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, sobre as dimensões e rendas das hortas em escolha para o Regimento de Infantaria 14, na cidade de Tavira.
47
Ofício do brigadeiro Francisco António Raposo, intendente fiscal do Arsenal das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quarteis, para o coronel conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o estado dos quarteis do extinto Regimento de Infantaria 9, em Viana do Castelo.
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
(...)
41
Caixa nº 41
Caixa nº 18
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 18
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/20/18
Título
Caixa nº 18