Quartel General das Forças Operacionais (QGFO).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Quartel General das Forças Operacionais (QGFO).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/FO/006/C

Título

Quartel General das Forças Operacionais (QGFO).

Datas descritivas

1931 - 1932

Dimensão e suporte

87 processos (cxs. nº 18 - 21).

História administrativa/biográfica/familiar

A revolta de 26 de Agosto de 1931, dirigida pelo tenente-coronel Utra Machado e o major Sarmento Beires, centrou-se em Lisboa com o bombardeamento aéreo do castelo de São Jorge , Almada e o quartel-general de Lisboa. O Regimento de Metralhadoras 1 e o Regimento de Artilharia 3, com o apoio de centenas de civis armados, combateram violentamente na Rotunda, Amoreiras, Avenidas Novas e Laranjeiras. No entanto a falta de apoio por parte de militares de patente elevada e a pronta reacção das tropas governamentais apoiadas pelas tropas do quartel do Carmo sob comando de Farinha Beirão, provocou a derrota do movimento. O governo aproveitou a conjuntura para prender e deportar para Timor centenas de participantes, com destaque para os anarco-sindicalistas e o afastamento dos funcionários públicos opositores ao regime, provocando o enfraquecimento da oposição interna e reforçando a censura à imprensa.

Âmbito e conteúdo

Secção constituída pelo arquivo do Quartel General das Forças Operacionais, em 1931.

Termos de indexação / palavras-chave

Abastecimentos

Assunto

Sistema de organização

Secção organizada em 4 séries adaptadas de acordo com os planos do arquivo do Quartel General e ordenadas cronologicamente: SR. 1 - Expediente da 1ª Secção da 2ª Repartição do QGFO, 1931SR. 2 - Expediente da 2ª Secção da 2ª Repartição do QGFO (Destacamentos), 1931SR. 3 - Correspondência, 1931SR. 4 - Destacamentos, 1931 - 1932

Notas de publicação

Referência bibliográficaMarques, A H. Oliveira - O general Sousa Dias e as revoltas contra a Ditadura, 1926 - 1931. Lisboa, D. Quixote, 1975.Rosas, Fernando, coord. - O Estado Novo. In: “História de Portugal”, dir. José Matoso, vol. 7.