Serviço de Mobilização Industrial (1945 - 1946).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Serviço de Mobilização Industrial (1945 - 1946).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/FO/006/F

Título

Serviço de Mobilização Industrial (1945 - 1946).

Datas descritivas

1943 - 1946

Dimensão e suporte

250 processos (cxs. 132 - 161).

História administrativa/biográfica/familiar

De acordo com o despacho do secretário de Estado da Guerra, Santos Costa, de 20 de Agosto de 1945 a Repartição do Gabinete foi reorganizada passando a ser constituída por 3 secções e 6 serviços, dos quais fazia parte o Serviço de Mobilização Industrial, com competências em matéria de mobilização da mão-de-obra e acção social. O seu chefe, major Jorge Botelho Moniz, despachava com o chefe do Gabinete em todos os assuntos de caracter corrente e podia eventualmente despachar directamente com o ministro em todos os assuntos em que não houvesse orientação estabelecida e fosse julgada conveniente a sua intervenção. Este serviço, juntamente com os serviços de mobilização militar e industrial deviam actuar em estreita ligação nos assuntos de acção comum e que entre si interferissem. Este serviço foi extinto em Dezembro de 1946, passando todos os seus assuntos a serem tratados pela 2ª Secção - Mobilização Militar, Estudos e Projectos, criada a partir de 1 de Janeiro de 1947.

Âmbito e conteúdo

Série constituída por processos das greves ocorridas entre 1944 e 1946 em diversas unidades fabris e industriais incluindo relatórios dos acontecimentos e listas de pessoal envolvido nas greves, correspondência entre o Ministério da Guerra e as empresas no âmbito da mobilização industrial, nomeadamente com empresas mineiras, de cortiça, agrícolas, de construção civil, petrolíferas e de transportes, relações de pessoal e boletins de inscrição com identificação e fotografias de trabalhadores com destaque para as fábricas da Mundet, no Seixal e Amora.

Termos de indexação / palavras-chave

Abastecimentos

Assunto

Sistema de organização

Secção organizada em 4 séries ordenadas alfabeticamente ou por nº original de processo.SR. 1 - Processos sobre grevesSR. 2 - Processos de correspondência com IndústriasSR. 3 - Relações de pessoal de diversas fábricas SR. 4 - Fichas de Inscrição