Revolta dos Marechais (1837).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Revolta dos Marechais (1837).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/1/24

Título

Revolta dos Marechais (1837).

Título paralelo

105076

Datas descritivas

1833 - 1864

Dimensão e suporte

3 caixas com 92 documentos manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

A "Revolta dos Marechais" constitui um dos conflitos entre Cartistas e Setembristas. Liderado pelos marechais Saldanha e Terceira, visava a restauração da Carta e o derrube do governo Setembrista. O conflito teve início, a 12 de Julho de 1837 quando o Batalhão de Caçadores 4, aquartelado na Barca, no Minho, marchou sobre Braga pronunciando-se a favor da Carta. Liderados pelo barão de Leiria, tentaram entrar no Porto mas foram obrigados a retirar para Valença. O marechal Saldanha, à frente de alguns pelotões de Lançeiros, e o duque da Terceira, com um destacamento do Regimento de Infantaria 7 marcharam para Torres Novas, juntando-se a Luís Mousinho de Albuquerque, onde constituíram uma regência provisória, avançando depois sobre Lisboa. No entanto, as linhas defensivas da capital tinham sido reforçadas e uma coluna comandada pelo barão do Bonfim obrigou os marechais a retirarem para Norte. A 28 de Agosto de 1837 travou-se o combate do Chão da Feira, perto de Alcobaça e a 18 de Setembro deu-se o combate de Ruivães, onde as tropas lideradas pelo conde das Antas derrotaram as forças cartistas do barão de Leiria. Com esta derrota, os marechais assinaram um convénio em Chaves que lhes permitiu exilarem-se em Espanha. A 12 de Outubro, promulgou-se um decreto que eliminava do Exército os dois marechais e o barão de Fonte Nova entre outros oficiais.

Âmbito e conteúdo

Correspondência do conde do Bonfim, secretário de Estado dos Negócios da Guerra para o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros sobre a fuga dos revoltosos para Espanha e sobre condecorações e promoções; do visconde Sá de Bandeira enquanto Lugar-Tenente nas Províncias do Norte e sobre a situação dos refugiados em Espanha; do conde das Antas para o barão de Vilar Tropim; dos comandantes e governadores de praças sobre o movimento das tropas e situação dos soldados, deserções e resgate de material de guerra. Documentos da Repartição Provisional de Liquidações e Repartição Central de Contabilidade do Ministério da Guerra sobre a suspensão de vencimentos aos militares revoltosos. Relações de militares que aderiram à revolta e dos que se conservaram fiéis ao governo e requerimentos de militares. Documentos sobre os combates de Ruivães e do Chão da Feira, com destaque para a correspondência do barão de Almargem sobre o ataque a Valença. Processo sobre a convenção de Chaves e documentos do Depósito de Emigrados Portugueses em Leon.

Sistema de organização

Esta colecção não se encontra organizada. Os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931.

Idioma e escrita

Contém documentos em espanhol.

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos em mau estado de conservação.

Existência e localização de cópias

Secção digitalizada.

Unidades de descrição relacionadas

Ver "Livros de Registo Antigos" (FG/5) e "Arquivo Particular Sá da Bandeira" (DIV73/18).