Revolta de Torres Novas e Cerco de Almeida (1844).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Revolta de Torres Novas e Cerco de Almeida (1844).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/1/26

Título

Revolta de Torres Novas e Cerco de Almeida (1844).

Título paralelo

106478

Datas descritivas

1840 - 1850

Dimensão e suporte

6 caixas com 85 processos manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

Com a restauração da Carta, em 10 de Fevereiro de 1842, o duque da Terceira, chefe do governo cartista, nomeou Costa Cabral como ministro do Reino. Inicia-se então um período de ditadura cabralista, o que levou os partidos da oposição a apelar à intervenção do Exército, provocando uma nova guerra civil que se iniciou a 4 de Fevereiro de 1844 em Torres Novas com a sedição do Regimento de Cavalaria 4, sob o comando do coronel César de Vasconcelos Correia. Com os reforços do Regimento de Infantaria 12 e do Batalhão de Caçadores 1, o conde do Bonfim juntou-se ao coronel Vasconcelos Correia, dirigindo-se para Castelo Branco. As tropas revoltosas foram perseguidas pelas tropas governamentais do barão de Leiria, acabando aquelas por entrar em Almeida. A tropa de linha foi mobilizada contra esta praça, que acabou por capitular a 28 de Abril de 1844, sem condições. Esta revolta de Torres Novas e o cerco de Almeida são considerados os acontecimentos que põem fim à oposição do Cabralismo e o prenúncio das revoltas da Maria da Fonte e Patuleia.

Âmbito e conteúdo

Esta secção é composta por correspondência entre os comandantes das Divisões Militares e o duque da Terceira sobre providências a tomar durante a revolta de Torres Novas e o cerco de Almeida; correspondência do visconde de Fonte Nova, comandante do Corpo do Exército de Operações contra os revoltosos, para o duque da Terceira informando sobre as acções de combate, itinerários e transmissões; movimento de tropas; fornecimento de armas; liquidação de contas pela Repartição Central de Contabilidade do Ministério da Guerra; correspondência do Ministério da Guerra sobre a capitulação pedida pelo conde do Bonfim e a rendição da praça de Almeida; extinção do Batalhão de Caçadores 1 e do Regimento de Infantaria 12; relações de militares prisioneiros, suspeitos e demitidos; promoções de pessoal; degredo dos revoltosos para a ilha da Madeira.

Sistema de organização

Esta colecção não se encontra organizada. Os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931.

Condições de acesso

Os documentos originais são "reservados" pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Idioma e escrita

Contém 4 documentos em espanhol.

Características físicas e requisitos técnicos

Contém 3 documentos em amu estado de conservação, afectando a leitura.

Existência e localização de cópias

Secção digitalizada.

Unidades de descrição relacionadas

Ver Arquivo Particular do Marquês Sá da Bandeira (AHM/DIV/3/18).