Expedição Auxiliar a Espanha (1835 - 1837).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Expedição Auxiliar a Espanha (1835 - 1837).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/1/23

Título

Expedição Auxiliar a Espanha (1835 - 1837).

Título paralelo

105072

Datas descritivas

1822 - 1881

Dimensão e suporte

12 cxs. com 352 processos manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

Através da Ordem do Exército de 17 de Novembro de 1834, a fronteira de Trás-os-Montes foi reforçada devido ao levantamento dos partidários de D. Carlos de Espanha contra a rainha D. Isabel II. Estas tropas portuguesas, reunidas sob o titulo de Exército de Observação, concentraram-se em Bragança e Almeida, entre os anos de 1834 e inícios de 1835, altura em que passaram a Espanha com um exército composto por 6 mil efectivos. Emterras de Espanha prestaram relevantes serviços sob o comando do general visconde das Antas depois conde do mesmo título, com destaque para a batalha de Arminon. Regressaram a Portugal em Setembro de 1837.

Âmbito e conteúdo

Secção constituída por documentação relativa à acção da Divisão Portuguesa Auxiliar a Espanha, com destaque para a correspondência do conde das Antas, comandante da Divisão e do barão da Ponte de Santa Maria, comandante interino, para o Ministério da Guerra, sobre deslocamentos e operações contra os carlistas, vencimentos, pessoal, instrução, recrutamento militar, justiça e dsiciplina e uniformes; contratos de fornecimento à Divisão com avisos da Repartição Central de Contabilidade; relações de pessoal, mapas da força; diários da Divisão com itinerários; correspondência entre os ministérios da Guerra e dos Negócios Estrangeiros sobre os movimentos cartistas em Espanha, avisos da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra sobre nomeações e promoções de pessoal, requisições de transportes e inspecções; requerimentos de condecorações de oficiais; correspondência do barão de Leiria, chefe do Estado-Maior da Divisão; processos da Comissão Mista Luso-Espanhola, com correspondência do barão de Wiederhold sobre vencimentos, despesas, condecorações e pagamentos da Divisão, relações de armamento, juntas de saúde e copiadores de correspondência da comissão.

Sistema de organização

Esta colecção não se encontra organizada. Os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931.

Condições de acesso

Os documentos originais são "reservados" pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Idioma e escrita

Contém documentos em espanhol.

Características físicas e requisitos técnicos

Contém documentos em mau estado de conservação.

Existência e localização de cópias

Secção digitalizada.

Unidades de descrição relacionadas

Ver a colecção de "Livros de Registo Antigos" (FG/5/H9).