Maria da Fonte e Patuleia (1846 - 1847).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Maria da Fonte e Patuleia (1846 - 1847).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/1/27

Título

Maria da Fonte e Patuleia (1846 - 1847).

Título paralelo

133399

Datas descritivas

1840 - 1882

Dimensão e suporte

23 cx. com processos manuscritos e alguns impressos.

História administrativa/biográfica/familiar

O movimento popular liberal da Maria da Fonte contra Costa Cabral, provocou a sua demissão devido à falta de apoio do Exército e do duque da Terceira, também Ministro da Guerra. A proibição dos enterros nas igrejas e política fiscal e os amus anos agrícolas provocaram uma agitação social nas províncias do Norte, fortemente influenciada pela revolução na Galiza. É neste contexto que o duque da Terceira foi nomeado Lugar Tenente da Rainha nas Províncias do Norte devido às circunstâncias em que essas províncias se encontravam e à necessidade de se tomarem providências imediatas ao nível da acção governativa. Em Outubro, o duque da Terceira partiu para o Porto onde rebentou a revolta popular da Patuleia, sendo preso pelos revoltosos. A guerra civil só terminou com a intervenção estrangeira e a convenção do Gramido

Âmbito e conteúdo

Secção composta por correspondência dos vários ministros da Guerra, nomeadamente duque da Terceira, José Jorge Loureiro, marquês de Saldanha e visconde Sá da Bandeira; e do Ministério do Reino sobre tumultos e sublevações em diferentes localidades e ordem pública; correspondência das Divisões Militares sobre as acções de combate nas diferentes províncias; dos governadores militares e civis, administradores de concelho e dos comandos dos destacamentos militares; processos sobre a cooperação das autoridades espanholas e operações navais no Minho e nos rios Douro e Tejo; copiadores de correspondência do conde das Antas para os comandantes das Divisões Militares e Comando das Forças do Norte durante a guerra civil; correspondência da Secretaria do Lugar Tenente da Rainha nas Províncias do Norte; processo sobre o armistício e amnistia de 28 de Abril de 1847 e intervenção de potências estrangeiras na guerra civil; correspondência da Inspecção Fiscal do Exército e do Estado Maior General; sobre baixas, desertores, vencimentos e operações militares; processos sobre a entrada de forças espanholas em território português e o apoio do Exército Auxiliar Espanhol sobre operações, contabilidade e liquidação de contas e condecorações; conselhos de guerra; correspondência sobre prisioneiros em São Julião da Barra; copiadores de correspondência das Divisões Militares e processos do Batalhão Nacional Móvel de Caçadores de D. Maria II nomeadamente ordens de serviço, conselhos de averiguação, registo de pessoal, armamento e víveres, copiadores de correspondência, vencimentos e actas do conselho de oficiais.

Sistema de organização

Esta colecção não se encontra organizada. Os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931.

Condições de acesso

Os documentos originais são "reservados" pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Idioma e escrita

Contém documentos em espanhol, inglês e francês.

Características físicas e requisitos técnicos

Contém documentos em mau estado de conservação.

Existência e localização de cópias

Secção digitalizada.

Unidades de descrição relacionadas

Ver os seguintes fundos e colecções: "Restauração da Carta. Cabralismo (1834 - 1844)" (DIV/1/25); "Revolta de Torres Novas (1844)" (DIV/1/26); "Da Guerra Civil à Regeneração (1844 - 1851)" (DIV/1/28); "Livros de Registo Antigos" (FG/5) e "Arquivo Particular Sá da Bandeira" (DIV/3/18).