Plano de classificação

Revolução Setembrista (1834 - 1837).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Revolução Setembrista (1834 - 1837).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/1/22

Título

Revolução Setembrista (1834 - 1837).

Título paralelo

105071

Datas descritivas

1761 - 1858

Dimensão e suporte

54 cx. com processos manuscritos e impressos.

História administrativa/biográfica/familiar

A Revolução de Setembro de 1836, surgiu com a revolta de parte da população de Lisboa e o pronunciamento da Guarda Nacional a favor da reposição da constituição de 1822. O novo governo, presidido pelo conde de Lumiares, era dirigido politicamente por Passos Manuel e Sá da Bandeira. Este período ficou caracterizado por um clima de desordem pública e insegurança o que levou à reorganização dos batalhões da Guarda Nacional, criação dos batalhões de voluntários e à reorganização do Exército em 30 batalhões de Infantaria, 8 regimentos de Cavalaria e 4 de Artilharia e 10 divisões militares territoriais.

Âmbito e conteúdo

Secção composta por correspondência das administrações dos concelhos civis sobre ordem pública; organização dos batalhões de voluntários e pessoal dos batalhões nacionais e companhias de veteranos; avisos régios e decretos sobre os batalhões nacionais; correspondência do visconde de Sá da Bandeira, com destaque para o intendente militar, chefe da Repartição Provisional de Liquidações sobre vencimentos; avisos do Ministério da Guerra e pareceres sobre pretensões de pessoal; conselhos de investigação e disciplina; correspondência do Ajudante General sobre pessoal; da Repartição de Saúde do Ministério da Guerra sobre juntas de saúde; de vários regimentos de Infantaria e Caçadores, batalhões nacionais, Trem do Ouro e Arsenal das Obras Militares; requerimentos de militares; correspondência para António Inácio Caiola, governador das Armas do Minho; relações de pessoal sobre promoções e amnistias e mapas da força; e correspondência do Comando Geral de Artilharia.

Sistema de organização

Esta colecção não se encontra organizada. Os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931.

Condições de acesso

Os documentos originais são "reservados" pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Características físicas e requisitos técnicos

Contém documentos em mau estado de conservação.

Existência e localização de cópias

Secção digitalizada.

Unidades de descrição relacionadas

Ver os seguintes fundos e colecções: "Governo de D. Miguel (1828 - 1834)" (DIV/1/20; "Operações contra a Guerrilha Miguelista (1834 - 1844)" (DIV/1/21); "Expedição Auxiliar a Espanha (1835 - 1837)" (DIV/1/23); "Revolta dos Marechais (1837)" (DIV/1/24); "Restauração da Carta. Cabralismo (1834 - 1844)" (DIV/1/25); "Arquivo Particular Sá da Bandeira" (DIV/3/18); e "Livros de Registo Antigos" (FG/5).