Plano de classificação

Junta da Administração dos Provimentos de Munições de Boca.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Junta da Administração dos Provimentos de Munições de Boca.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHM/FG/5/D4

Título

Junta da Administração dos Provimentos de Munições de Boca.

Datas descritivas

1762 - 1801

Dimensão e suporte

169 livros manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

A Junta da Administração dos Provimentos das Munições de Boca foi instituída por Alvará de 1 de Julho de 1762 ficando sob a dependência do Erário Régio e sendo estruturada em 4 administrações: Corte e Província da Estremadura; Alentejo e Algarve; Beira e Partido do Porto; e Minho e Trás-os-Montes. Esta Junta era composta pelo inspector geral do Erário Régio, tesoureiro-mor e contadores gerais que mandavam fornecer e administrar todos os víveres (provimentos de munições de boca). A esta Junta cabia a eleição dos feitores, obreiros e mais pessoas necessárias à administração e entrega dos mantimentos, determinando qual a quantidade e qualidade dos mesmos e os locais onde se estabeleciam os armazéns gerais e particulares. As quantias a pagar eram aprovadas pelo tesoureiro-mor de acordo com os recibos dos vendedores, os quais eram rubricados pelos contadores gerais e autorizadas por despacho do inspector geral do Real Erário. Aos vedores gerais cabia mensalmente elaborar a relação das contas apresentadas pelos feitores e enviadas ao Erário. Por Alvará de 29 de Agosto de 1801 esta administração foi extinta sendo criada em sua substituição uma Junta da Direcção-Geral dos Provimentos de Boca.

Âmbito e conteúdo

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de provimentos dos empregados da Administração, ordens expedidas, livros diários e mestres das diferentes administrações provinciais, correspondência expedida e contratos sobre fornecimentos.

Sistema de organização

Sub-fundo organizado em 4 secções e 45 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: D) ÓRGÃOS GERAIS DE LOGÍSTICA(SF) D4. Junta da Administração dos Provimentos de Munições de Boca (1762 - 1801)(SC) CE - Administração das Munições de Boca da Corte e Estremadura(SC) AA - Administração das Munições de Boca do Alentejo e Algarve(SC) BP - Administração das Munições de Boca da Beira e Partido do Porto(SC) MT - Administração das Munições de Boca do Minho e Trás-os-Montes

Unidades de descrição relacionadas

Ver Junta da Direcção-Geral dos Provimentos de Boca (D5).

Notas de publicação

Referência bibliográficaColecção de Legislação Portuguesa (1750 - 1802). Lisboa, Imprensa Nacional.