Junta da Administração dos Provimentos de Munições de Boca.
Nível de descrição
Subfundo
Código de referência
PT/AHM/FG/5/D4
Título
Junta da Administração dos Provimentos de Munições de Boca.
Datas descritivas
1762 - 1801
Dimensão e suporte
169 livros manuscritos.
História administrativa/biográfica/familiar
A Junta da Administração dos Provimentos das Munições de Boca foi instituída por Alvará de 1 de Julho de 1762 ficando sob a dependência do Erário Régio e sendo estruturada em 4 administrações: Corte e Província da Estremadura; Alentejo e Algarve; Beira e Partido do Porto; e Minho e Trás-os-Montes. Esta Junta era composta pelo inspector geral do Erário Régio, tesoureiro-mor e contadores gerais que mandavam fornecer e administrar todos os víveres (provimentos de munições de boca). A esta Junta cabia a eleição dos feitores, obreiros e mais pessoas necessárias à administração e entrega dos mantimentos, determinando qual a quantidade e qualidade dos mesmos e os locais onde se estabeleciam os armazéns gerais e particulares. As quantias a pagar eram aprovadas pelo tesoureiro-mor de acordo com os recibos dos vendedores, os quais eram rubricados pelos contadores gerais e autorizadas por despacho do inspector geral do Real Erário. Aos vedores gerais cabia mensalmente elaborar a relação das contas apresentadas pelos feitores e enviadas ao Erário. Por Alvará de 29 de Agosto de 1801 esta administração foi extinta sendo criada em sua substituição uma Junta da Direcção-Geral dos Provimentos de Boca.
Âmbito e conteúdo
Este sub-fundo é constituído por livros de registo de provimentos dos empregados da Administração, ordens expedidas, livros diários e mestres das diferentes administrações provinciais, correspondência expedida e contratos sobre fornecimentos.
Sistema de organização
Sub-fundo organizado em 4 secções e 45 séries ordenadas cronologicamente. Classificador: D) ÓRGÃOS GERAIS DE LOGÍSTICA(SF) D4. Junta da Administração dos Provimentos de Munições de Boca (1762 - 1801)(SC) CE - Administração das Munições de Boca da Corte e Estremadura(SC) AA - Administração das Munições de Boca do Alentejo e Algarve(SC) BP - Administração das Munições de Boca da Beira e Partido do Porto(SC) MT - Administração das Munições de Boca do Minho e Trás-os-Montes
Unidades de descrição relacionadas
Ver Junta da Direcção-Geral dos Provimentos de Boca (D5).
Notas de publicação
Referência bibliográficaColecção de Legislação Portuguesa (1750 - 1802). Lisboa, Imprensa Nacional.