Operações contra os guerrilheiros miguelistas (1834 - 1844).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Operações contra os guerrilheiros miguelistas (1834 - 1844).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/1/21

Título

Operações contra os guerrilheiros miguelistas (1834 - 1844).

Título paralelo

105049

Datas descritivas

1826 - 1851

Dimensão e suporte

20 cx. com processos manuscritos e alguns impressos.

História administrativa/biográfica/familiar

Após a convenção de Évoramonte, em 1834, D. Miguel, no exílio, proclamou nula a sua capitulação, fomentando a luta das facções miguelistas através de um clima de violência e perturbações da ordem pública em várias províncias. No Algarve, a acção violenta das guerrilhas miguelistas, leva o governo a tomar diversas medidas para por cobro a esta situação. Em 1838, constituiu-se o Comando da Força Armada e Operações de Algarve, integrado na 8ª Divisão Militar com a missão de aniquilar as guerrilhas miguelistas com especial destaque para as acções do Remexido nos distritos de Faro, Beja e Évora. Esta força foi comandada inicialmente pelo coronel Gomes Fontoura que assumiu também o comando da 8ª Divisão Militar durante a ausência do brigadeiro Moscoso. Apartir de Maio de 1838, esta Divisão Militar foi comandada pelo barão da Ponte de Santa Maria que presidiu em Faro, em Agosto, ao julgamento do Remexido.

Âmbito e conteúdo

Esta secção é constituída por correspondência dos comandantes das secções militares, destacamentos e colunas de operações contra as guerrilhas miguelistas, no âmbito das operações, segurança e ordem pública; correspondência e ordens da 4ª e 8º Divisões Militares sobre as acções contra as guerrilhas, no Minho e Algarve, vencimentos, comunicações, abastecimentos e mapas da força; correspondência de Sá da Bandeira sobre as operações militares, o auxilio espanhol para combater os miguelistas e emigração de refugiados portugueses em Espanha; copiadores de correspondência do Governo das Armas do Minho, Quartel General de Estremoz e Elvas, do Ajudante General do Exército e do Comando de Operações em Loulé; diários de operações e relatos sobre as operações contra o rebelde Baiôa; documentos apreendidos a José Joaquim de Sousa Reis "O Remexido", comandante das guerrilhas miguelistas no Algarve, e remetidos pela 8ª Divisão Militar ao Ministério da Guerra, incluindo correspondência deste para diversas entidades sobre as suas acções; relações do Depósito de Prisioneiros da Torre de São Julião da Barra e do castelo de São Jorge; processos sobre a captura e fuzilamento do Remexido; actas dos conselhos militares e conselhos de guerra a desertores; concessão de indultos aos seguidores do Remexido; e recenseamento da população do Reino em 1836.

Sistema de organização

Esta colecção não se encontra organizada. Os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931.

Condições de acesso

Os documentos originais são "reservados" pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Características físicas e requisitos técnicos

Contém documentos em mau estado de conservação.

Existência e localização de cópias

Secção digitalizada.

Unidades de descrição relacionadas

Ver "Livros de Registo Antigos" (FG/5/H10).